• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - EDUCAÇÃO CORPORATIVA

  • ISBN:

    9788522489862

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

Marisa Eboli

De: R$ 84,00 Por: R$ 75,60
In stock
SKU
4214408
ou em até 3x de R$ 25,20
< >
“A introdução do digital, a emergência de novas formas de trabalho e a mudança dos centros de gravidade da economia mundial têm reforçado o papel da educação corporativa na antecipação e no acompanhamento destas mudanças. Este livro dá-nos uma das ma
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 264
  • Publicação: 24/06/2014
“A introdução do digital, a emergência de novas formas de trabalho e a mudança dos centros de gravidade da economia mundial têm reforçado o papel da educação corporativa na antecipação e no acompanhamento destas mudanças. Este livro dá-nos uma das mais abrangentes visões sobre as respostas que a educação corporativa permite dar a estes grandes desafios.” Dominique Pépin

Vice-presidente de Educação Corporativa – Grupo Saint-Gobain “Quando ‘Universidades Corporativas: educação para as empresas do século XXI’ foi lançado em 1999, definiu esse campo e sua prática no Brasil. Para os fãs desse histórico trabalho, a publicação deste ‘Educação Corporativa: muitos olhares’ é como o sacolão de presentes do Papai Noel: ele traz algo de bom, de útil e de instigante para múltiplos públicos. Traz novos insights que pesquisadores usarão para aprofundar a investigação científica sobre o tema no Brasil. E traz também aprendizados de experiências brasileiras recentes, que praticantes irão apreciar para minimizar os riscos e maximizar a efetividade de universidades corporativas que pretendem implantar. Por isso é leitura mandatória para todos nós que militamos em educação corporativa no Brasil.” Miguel Caldas Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

“Desenvolver líderes é fazê-los reconhecer o seu papel de inspirar, conectar, motivar, desenvolver e reconhecer seus empregados, para que assim possam colocar tudo isto em prática, desempenhando papel ativo no crescimento das pessoas e identificando propósitos.” Pablo Vera Gerente de Treinamento e Desenvolvimento para Crotonville Rio – GE Sandra Rodrigues Diretora de Treinamento e Desenvolvimento para América Latina – GE

Este livro reflete a permanente interação de sua coordenadora com vários públicos, daí os “muitos olhares” sobre a Educação Corporativa, mas todos esperançosos num Brasil com uma força de trabalho mais qualificada, produtiva e competitiva.

A obra está estruturada em quatro partes. Na primeira parte constam capítulos que abordam as bases da Educação Corporativa: contextualização da educação no Brasil e fundamentos, princípios e práticas da Educação Corporativa propriamente dita. Na segunda parte, os capítulos apresentam os resultados da Pesquisa Nacional – Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2012. A terceira parte traz lições, achados e casos ilustrativos de Educação Corporativa no Brasil e no exterior. E, finalmente, a quarta
Nota sobre os autores, ix
Prefácio, xiii
Apresentação, xv
Nota da organizadora, xvii

Parte I – BASES DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA, 1

1     O feijão com arroz da educação (Claudio de Moura Castro), 3

2     Fundamentos, princípios e práticas da educação corporativa (Marisa Eboli), 14
2.1    Introdução ao tema, 14
2.2    Contexto de surgimento, conceitos e objetivos, 16
2.3    Os sete princípios de sucesso, 20
2.4    O escopo estratégico de um sistema de educação corporativa (SEC), 22
2.5    A atuação dos líderes no êxito de um sistema de educação corporativa, 24
2.6    Considerações finais, 26

3     Educação corporativa e os desafios para sua efetivação: processo de implantação e fatores críticos de sucesso (Marisa Eboli, Flávio Hourneaux Júnior e Wagner Toyama Cassimiro), 28
3.1    Modelagem de um SEC: do diagnóstico de competências à concepção dos programas educacionais, 28
3.2    Modelagem de um SEC: metodologia, 29
3.3    Oito fatores críticos de sucesso na implantação de um SEC, 31
3.3.1    Envolvimento da liderança, 31
3.3.2    Gestão geral do SEC, 32
3.3.3    Integração com modelo de gestão de pessoas, 32
3.3.4    Comunicação, 34
3.3.5    Estrutura organizacional e física, 34
3.3.6    Tecnologia, 35
3.3.7    Recursos pedagógicos, 35
3.3.8    Sistema de avaliação de resultados, 36

Parte II – A educação corporativa no Brasil: resultados da pesquisa 2012, 39

4     Apresentação da pesquisa – 2012 (Marisa Eboli), 41
4.1    Objetivos da pesquisa, 41
4.2    Aspectos metodológicos, 42

5     Relembrando resultados da pesquisa – 2009 (Marisa Eboli e Flávio Hourneaux Júnior), 45
Considerações finais, 51

6     Perfil das organizações e dos participantes e percepção sobre a educação corporativa (Marisa Eboli), 53
6.1    Perfil das organizações respondentes, 53
6.2    Perfil dos responsáveis pelos SECs nas organizações respondentes, 56
6.3    Percepção sobre a consolidação da EC na organização, 58

7     Alinhamento estratégico da educação corporativa (Marisa Eboli e Flávio Hourneaux Júnior), 60

8     Educação corporativa e integração com áreas e líderes (Marisa Eboli, Flávio Hourneaux Júnior e Wagner Toyama Cassimiro), 64
8.1    Integração entre as áreas, 64
8.2    Integração da educação corporativa com a gestão do conhecimento, 66
8.3    Comunicação, 70
8.4    Papéis dos líderes em EC, 72

9     Operação da educação corporativa nas organizações (Marisa Eboli, Carolina Freitas Dias e Carolina Santana Matiolli), 76
9.1    Tempo de existência do SEC, 76
9.2    Posição do SEC na estrutura da organização,


Marisa Eboli

Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/ FGV) (1978)

Mestre (1990) e doutora (1996) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Foi professora doutora na área de Recursos Humanos junto ao Departamento de Administração por 25 anos da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professora e coordenadora de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA)

Consultora e palestrante na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação corporativa, educação executiva, desenvolvimento de pessoas, gestão por competências, gestão da cultura organizacional e universidades corporativas

Autora do livro Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades

Coorganizadora de Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos, este último publicado pela Atlas

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.