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E-Book - Avaliação De Empresas
-
ISBN:
9788522488384
- Edição: 1|2006
- Editora: Atlas
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R$ 95,20
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4206108
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A principal característica da mundialização da Economia é a amplitude de possibilidades de articulação dos mercados, possibilitando a existência de um único mercado gigantesco. Essa condição somada à tecnologia da informação e das telecomunicações tr
A principal característica da mundialização da Economia é a amplitude de possibilidades de articulação dos mercados, possibilitando a existência de um único mercado gigantesco. Essa condição somada à tecnologia da informação e das telecomunicações trouxe à tona a necessidade de mensurar adequadamente os ativos. Isso porque a nova economia proporcionou aumento significativo das operações de fusões, cisões e incorporações, em que é necessário avaliar o valor das empresas envolvidas nessas operações a fim de verificar seus valores justos.
Um dos mais expressivos desafios dos profissionais da área, particularmente os da Contabilidade e de Finanças, decorre do fato de que, nesse novo ambiente, as empresas captam recursos por todo o mundo, isto é, onde eles são menos onerosos, e investem nos países que oferecem as melhores oportunidades ou perspectivas mais promissoras.
Nesse contexto é imprescindível avaliar corretamente o desempenho da empresa; para isso, é necessário identificar qual é o método mais eficiente e eficaz para a entidade. Essa visão panorâmica do assunto está retratada neste livro, que contém um conjunto de vários métodos de avaliação de desempenho empresarial, com ênfase na geração de indicadores não financeiros, além de determinar os principais aspectos relacionados à área de controladoria.
Além disso, a obra possui a característica de vincular conceitos econômicos com os utilizados em contabilidade e na administração financeira, tornando-a muito útil para consultas de profissionais do dia-a-dia, sem se descuidar de seu cunho didático.
1 Introdução à análise de desempenho
1.1 Objetivos de aprendizagem
1.2 Aspectos gerais
1.3 Contextualização
2 Gestão por indicadores de desempenho
2.1 Objetivos de aprendizagem
2.2 Considerações iniciais
2.3 Processo de gestão
2.4 Gestão orientada por indicadores de desempenho
3 Planejamento estratégico e modelos de avaliação de desempenho
3.1 Objetivos de aprendizado
3.2 Aspectos introdutórios
3.3 Conceitos básicos do planejamento
3.4 O processo de planejamento estratégico
3.5 Modelos de avaliação de desempenho
4 EVA - Economic Value Added
4.1 Objetivos de aprendizado
4.2 Aspectos gerais
4.3 Conceito de EVA
4.4 Conceito de MVA
4.5 Cálculo do EVA
4.6 Cálculo do MVA
4.7 Principais vantagens do EVA
4.8 Principais desvantagens do EVA
4.9 Determinação do custo médio do capital
4.10 Determinação do custo de capital de terceiros
4.11 Determinação do custo de capital próprio
4.12 Cálculo do custo médio ponderado de capital - WACC
4.13 Caso prático de cálculo do EVA
5 Modelo do Balanced Scorecard
5.1 Objetivos de aprendizado
5.2 Aspectos históricos
5.3 Perspectivas do balanced Scorecard
5.4 Métodos de elaboração do Balanced Scorecard
6 Modelo de melhoria da performance de Sink e Tuttle
6.1 Objetivos de aprendizado
6.2 Aspectos gerais
6.3 Principais considerações do modelo
6.4 Mensuração de desempenho
7 Modelo quantum de medição de desempenho de Hronec
7.1 Objetivos de aprendizado
7.2 Aspectos gerais
7.3 Desempenho quantum
7.4 Modelo quantum
8 Modelo dos três níveis do desempenho de Rummler e Brache
8.1 Objetivos de aprendizado
8.2 Aspectos gerais
8.3 Modelo de Rummler e Brache
8.4 Variáveis de desempenho
9 Capital intelectual
9.1 Objetivos de aprendizado
9.2 Aspectos gerais
9.3 Classificação do capital intelectual
9.4 Modelo de mensuração do capital intelectual Skandia
9.5 Conceito e composição do capital intelectual
9.6 Gestão de Capital intelectual
10 O modelo da teoria das restrições de Goldratt (TOC)
10.1 Objetivos de aprendizado
10.2 Aspectos gerais
10.3 Medições de resultados
10.4 Melhoria contínua
11 Modelo TQM (Gestão da Qualidade Total)
11.1 Objetivos de aprendizado
11.2 Aspectos gerais
11.3 Processo no TQM
11.4 Abordagem TQM
12 Benchmarking
12.1 Objetivos de aprendizado
12.2 Aspectos gerais
12.3 Definição de benchmarking
12.4 Tipos de benchmarking
12.5 Planejando o benchmarking
12.6 Medição de desempen
1.1 Objetivos de aprendizagem
1.2 Aspectos gerais
1.3 Contextualização
2 Gestão por indicadores de desempenho
2.1 Objetivos de aprendizagem
2.2 Considerações iniciais
2.3 Processo de gestão
2.4 Gestão orientada por indicadores de desempenho
3 Planejamento estratégico e modelos de avaliação de desempenho
3.1 Objetivos de aprendizado
3.2 Aspectos introdutórios
3.3 Conceitos básicos do planejamento
3.4 O processo de planejamento estratégico
3.5 Modelos de avaliação de desempenho
4 EVA - Economic Value Added
4.1 Objetivos de aprendizado
4.2 Aspectos gerais
4.3 Conceito de EVA
4.4 Conceito de MVA
4.5 Cálculo do EVA
4.6 Cálculo do MVA
4.7 Principais vantagens do EVA
4.8 Principais desvantagens do EVA
4.9 Determinação do custo médio do capital
4.10 Determinação do custo de capital de terceiros
4.11 Determinação do custo de capital próprio
4.12 Cálculo do custo médio ponderado de capital - WACC
4.13 Caso prático de cálculo do EVA
5 Modelo do Balanced Scorecard
5.1 Objetivos de aprendizado
5.2 Aspectos históricos
5.3 Perspectivas do balanced Scorecard
5.4 Métodos de elaboração do Balanced Scorecard
6 Modelo de melhoria da performance de Sink e Tuttle
6.1 Objetivos de aprendizado
6.2 Aspectos gerais
6.3 Principais considerações do modelo
6.4 Mensuração de desempenho
7 Modelo quantum de medição de desempenho de Hronec
7.1 Objetivos de aprendizado
7.2 Aspectos gerais
7.3 Desempenho quantum
7.4 Modelo quantum
8 Modelo dos três níveis do desempenho de Rummler e Brache
8.1 Objetivos de aprendizado
8.2 Aspectos gerais
8.3 Modelo de Rummler e Brache
8.4 Variáveis de desempenho
9 Capital intelectual
9.1 Objetivos de aprendizado
9.2 Aspectos gerais
9.3 Classificação do capital intelectual
9.4 Modelo de mensuração do capital intelectual Skandia
9.5 Conceito e composição do capital intelectual
9.6 Gestão de Capital intelectual
10 O modelo da teoria das restrições de Goldratt (TOC)
10.1 Objetivos de aprendizado
10.2 Aspectos gerais
10.3 Medições de resultados
10.4 Melhoria contínua
11 Modelo TQM (Gestão da Qualidade Total)
11.1 Objetivos de aprendizado
11.2 Aspectos gerais
11.3 Processo no TQM
11.4 Abordagem TQM
12 Benchmarking
12.1 Objetivos de aprendizado
12.2 Aspectos gerais
12.3 Definição de benchmarking
12.4 Tipos de benchmarking
12.5 Planejando o benchmarking
12.6 Medição de desempen
José Luiz dos Santos
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Bacharel em Direito pela ULBRA Diretor, professor, pesquisador e orientador da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) Professor da pósgraduação da UFRGS e da UNIFIN Sócio da Integral Consultoria Empresarial Consultor empresarial da área de Planejamento Tributário, Controladoria e Contabilidade Internacional
Marco Antonio Martins
Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS) Contador, com especialização em Controladoria pela Fundação Getulio Vargas (FGVRJ) e em Auditoria pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu (RS) Professor nos cursos de graduação e pósgraduação nas áreas de Contabilidade e Mercado de Capitais Profissional do mercado de capitais desde 1985 e desde 1990 atua como analista de investimentos Gerente de Investimentos na Fundação CEEE de Seguridade Social (Eletroceee) Recebeu o Prêmio Walter Fredrich ABAMECSUL Analista de Valores Mobiliários/2000
Paulo Schmidt
Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEAUSP Professor do curso de Mestrado em Controladoria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Pesquisador do curso de Mestrado em Controladoria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Orientador do curso de Mestrado em Controladoria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Coordenador do curso de Mestrado em Controladoria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Membro da Academy of Accounting Historians Consultor da área de Contabilidade Gerencial, Controladoria e Contabilidade Internacional
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