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E-Book - ASSÉDIO MORAL

  • ISBN:

    9788522497898

  • Edição: 2|2015
  • Editora: Atlas

Marcos Julio Olivé Malhadas Junior, Maria Rosa Fiorelli e José Osmir Fiorelli

R$  105,00
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Indenizações por Assédio Moral têm sido fonte de crescentes e significativos prejuízos para as Organizações públicas ou privadas. Isso acontece porque as entidades de classe e os profissionais em geral tornam-se cada vez mais conscientes dos direitos
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 200
  • Publicação: 25/03/2015
Indenizações por Assédio Moral têm sido fonte de crescentes e significativos prejuízos para as Organizações públicas ou privadas.

Isso acontece porque as entidades de classe e os profissionais em geral tornam-se cada vez mais conscientes dos direitos dos trabalhadores em relação às ações assim classificáveis. Entretanto, na maior parte das ocorrências, as demandas por indenização poderiam ter sido evitadas por meio de medidas ao alcance dos profissionais de administração e gerência, com amplas vantagens para todos os envolvidos: colaboradores, supervisores e gerentes.

O conhecimento do conceito e das situações em que o Assédio Moral ocorre possibilita prevenir sua ocorrência, eliminar os custos decorrentes e aumentar a produtividade, em decorrência da redução de conflitos e do aproveitamento mais eficaz das competências dos profissionais.

Neste livro estas questões são amplamente discutidas, valendo-se da sólida experiência dos autores no tratamento deste importante tema, sob a ótica administrativa e sob a perspectiva do Direito.

A partir de uma visão sistêmica, os autores constroem uma estrutura teórica adequada para analisar o Assédio Moral em suas etapas constitutivas, identificar os diferentes tipos e agasalhar o conceito de gravidade sob várias óticas e perspectivas.

Dezenas de casos enriquecem o texto, todos eles recolhidos da realidade empresarial brasileira. Os autores aprofundam os comentários sobre o risco de banalização do instituto e apresentam recomendações a respeito da recuperação da vítima. Por fim, apresentam sugestões a respeito de ações destinadas a prevenir a ocorrência.

Obra de relevante interesse para gestores e administradores de empresa, consultores, advogados, juízes do trabalho e psicólogos. Leitura complementar para cursos de Administração de Empresas, de Direito e de Psicologia em disciplinas relacionadas com a gestão de conflitos e relações humanas.
Prefácio, xiii

Introdução, 1

1    Afinal, o que é “assédio moral”?, 9
1.1    Definição de assédio moral, 9
1.2    Situações em que não há assédio moral, 21
1.3    Assédio sexual, 27
1.4    Tipologia, 29
1.4.1    Quanto à intenção ou motivo, 29
1.4.2    Quanto ao local de origem, 33
1.4.3    Quanto à quantidade de envolvidos, 46

2    Assediador e assediado: quem são eles?, 48
2.1    O espírito da época, 50
2.2    O assediador, 53
2.2.1    Entre a perversidade e o narcisismo, 55
2.2.2    Do amor ao ódio pela ponte da emoção, 59
2.2.3    Entre a perversidade e a falta de princípios, 61
2.2.4    Tapas com luvas de pelica, 63
2.2.5    Assediando por obsessão, 66
2.2.6    Consolidando: o comportamento do assediador, 67
2.3    O assediado, 71
2.3.1    Vítimas potenciais, 72
2.3.2    O poder da autoestima, 76
2.3.3    Características de personalidade do assediado, 81
2.3.4    Princípios e valores do assediado, 83

3    As sete estações: o processo de assédio moral, 85
3.1    Etapas do assédio moral, 85
3.1.1    Despertar da motivação, 86
3.1.2    A constatação de oportunidade, 89
3.1.3    Identificação da vítima, 91
3.1.4    Desenvolvimento do assédio moral, 93
3.1.5    Preparação da exclusão da vítima, 94
3.1.6    O ponto culminante: a exclusão da vítima, 95
3.1.7    O day after, 97
3.2    Procedimentos de assédio moral, 98
3.2.1    Procedimentos de intimidação, 99
3.2.2    Procedimentos de ataque, 101
3.2.3    Procedimentos de relacionamento, 104
3.2.4    Procedimentos de punição, 106
3.2.5    Procedimentos de isolamento, 107
3.2.6    Procedimentos de estigmatização, 108
3.2.7    Procedimentos ofensivos à moral, 110
3.3    Situações especiais, 113
3.3.1    Serviço público, 114
3.3.2    Sistema de ensino, 115
3.3.3    Saúde pública, 117
3.4    Comportamentos de pseudoassédio, 120

4    Gravidade do assédio moral, 124
4.1    O processo de formação do dano por assédio moral (DAM), 125
4.2    Dano psíquico, 129
4.3    Desenvolvimento do dano psíquico, 131
4.4    Personalidade: conceito e características, 133
4.4.1    Conceito de personalidade, 133
4.4.2    Características de personalidade, 134
4.4.3    Alterações de características de personalidade, 135
4.5    Transtornos mentais, 136
4.5.1    Saúde mental e transtorno mental, 137
4.5.2    Noções sobre transtornos mentais, 137
4.6    Estabelecimento da gravidade do assédio moral, 150
4.6.1    Danos psíquicos e saúde mental, 151
4.6.2    Assédio moral e funcionamento do indivíduo: danos funcionais, 152
4.6.3    Gravidade do assédio moral, 156

5    A lanterna na proa, 158
5.1    O risco de banalização, 158
5.2    A recuperação d


José Osmir Fiorelli

É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

É graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná

Pós

graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV)

Professor em cursos de pós

graduação de diversas universidades, em disciplinas relacionadas com Administração e Psicologia Organizacional

Consultor de empresas nas áreas de qualidade, produtividade, gestão de recursos humanos e gestão empresarial

Autor e coautor de diversos livros na área de psicologia aplicada, destacando

se Psicologia para administradores e Medição e solução de conflitos, ambos publicados pela Atlas

Palestrante e conferecista em temas associados a Assédio Moral, Gestão de Conflitos e Relações Humanas no Trabalho


Marcos Julio Olivé Malhadas Junior

Advogado em Curitiba (PR)

Sócio do escritório Julio Assumpção Malhadas & Advogados Associados, com atuação preponderante no Direito do Trabalho empresarial

Professor universitário

Presidente da ARBITAC (Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná)


Maria Rosa Fiorelli

Psicóloga

Matemática

Pós

graduada em Educação

Conciliadora e mediadora nas Varas Cíveis do Direito de Família do Fórum da Comarca de Sorocaba

SP

Coautora do livro Psicologia aplicada ao direito (LTr)

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