Livro Impresso
CURSO DE MERCADO FINANCEIRO: Tópicos Especiais
-
ISBN:
9788522469260
- Edição: 2|2012
- Editora: Atlas
De:
R$ 338,00
Por:
R$ 287,30
In stock
SKU
4212100
ou em até 10x de R$ 28,73
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Prob...

- Formato: Impresso
- Páginas: 440
- Publicação: 30/03/2012
- Capa: Brochura
- Peso: 0,85 kg
- Dimensões: 21 X 28
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).
Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.
Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.
Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.
Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.
Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.
Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.
Alexsandro Broedel Lopes
André Moura Cintra Goulart
Andrea F. Andrezo
Antonio Carlos Dias Coelho
Bruno Meirelles Salotti
Celina Yumiko Ozawa
Diego Carneiro Barreto
Edilson Paulo
Fernando Caio Galdi
Flávio Donizete Batistella
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Giovani Antônio Silva Brito
Iran Siqueira Lima
Jaime Gregório
Mara Jane Contrera Malacrida
Marcelo Cambria
Marcia Regina Calvano Machado
Marcial Tadeu Borelli
Marina Mitiyo Yamamoto
Nelson Carvalho
Renê Coppe Pimentel
Rodrigo Lopes Da Luz
Sergio Augusto Malacrida Júnior
Silvia Maura Rodrigues Pereira
Alexsandro Broedel Lopes
André Moura Cintra Goulart
Andrea F. Andrezo
Antonio Carlos Dias Coelho
Bruno Meirelles Salotti
Celina Yumiko Ozawa
Diego Carneiro Barreto
Edilson Paulo
Fernando Caio Galdi
Flávio Donizete Batistella
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Giovani Antônio Silva Brito
Iran Siqueira Lima
Jaime Gregório
Mara Jane Contrera Malacrida
Marcelo Cambria
Marcia Regina Calvano Machado
Marcial Tadeu Borelli
Marina Mitiyo Yamamoto
Nelson Carvalho
Renê Coppe Pimentel
Rodrigo Lopes Da Luz
Sergio Augusto Malacrida Júnior
Silvia Maura Rodrigues Pereira