• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Cuidado e Afetividade - Projeto Brasil/Portugal 2016-2017

  • ISBN:

    9788597009170

  • Edição: 1|2017
  • Editora: Atlas

TÂNIA DA SILVA PEREIRA, GUILHERME DE OLIVEIRA E ANTONIO CARLOS MATHIAS COLTRO

R$  289,00
In stock
SKU
4200616
ou em até 10x de R$ 28,90
< >
Esta obra é fruto do prosseguimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, quando, de um encontro com o Professor Guilherme de Oliveira, da Universidade de Coimbra, nasceu a proposta de um debate sobre o cuidado no âmbito do Direito. Tantos
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 688
  • Publicação: 17/10/2016
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,92 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Esta obra é fruto do prosseguimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, quando, de um encontro com o Professor Guilherme de Oliveira, da Universidade de Coimbra, nasceu a proposta de um debate sobre o cuidado no âmbito do Direito. Tantos foram os pontos de reflexão, que os estudos seguiram com novos direcionamentos, resultando na publicação de mais quatro obras, com enfoques diversos: O Cuidado como valor jurídico, Cuidado e Vulnerabilidade, Cuidado e Responsabilidade e Cuidado e Sustentabilidade. Verificou-se, dessa forma, que a análise do cuidado se consubstancia em cenários que se renovam, sempre por meio de uma visão interdisciplinar, que agrega conhecimentos diversificados para a compreensão do ser humano em sua totalidade. Nesta obra, buscou-se analisar e desenvolver o espaço adquirido pela afetividade no ordenamento jurídico brasileiro, como decorrência do princípio da dignidade da pessoa humana, e seus impactos sobre as relações interpessoais, como fator gerador de direitos e deveres que promovem o princípio da solidariedade, sobretudo no âmbito da família, verificando, no sistema legal, onde seja tacitamente considerado, ou deflua dos termos em que encaminhe a legislação e o permita sua interpretação. O resultado foi o desenvolvimento de diversos temas sensíveis, sob a ótica do cuidado e da afetividade, como vida, morte, relações familiares, cuidados paliativos, autonomia, dignidade, tecnologia, infância, velhice, acolhimento, sustentabilidade, entre outros. Agora, por sua intrínseca ligação com o tema do cuidado, ingressa-se em seu exame com a afetividade, surpreendendo a coordenação da obra o quanto os autores que a integram foram capazes de demonstrar o comprometimento com a proposta, em nuances que indicam a importância que o assunto suscita e a visão que é possível ter ao aprofundar o estudo a seu respeito, esperando-se deste volume o interesse despertado pelos anteriores da coleção.

Tânia da Silva Pereira e Antônio Carlos Mathias Coltro


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

Tânia da Silva Pereira

Advogada especializada em Direito de Família, Infância e Juventude. Mestre em Direito Privado pela UFRJ, com equivalência em Mestrado em Ciências Civilísticas pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professora de Direito aposentada da PUC/Rio e da UERJ. Diretora Nacional da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Membro da Comissão de Família da OAB/RJ.

Guilherme de Oliveira

Licenciado em Direito em 1972, pós-graduado e mestre em Ciências Jurídicas em 1978, doutorado em Direito Civil em 1984, agregado em Ciências Jurídicas em 1996 – foi assistente desde 1973, professor auxiliar desde 1984, professor associado desde 1988, professor catedrático desde 1996, sempre na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Aposentou-se em 2010. Regeu várias disciplinas em Direito Civil, sobretudo Direito da Família e Direito das Sucessões, tanto na licenciatura em Direito e nos Cursos de Mestrado em Ciências Jurídico-civilísticas. Foi membro fundador e diretor científico do Centro de Direito Biomédico e do Centro de Direito da Família, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, cabendo-lhe, nessa qualidade, dirigir os cursos de pós-graduação em Direito da Medicina e em Proteção de Menores, entre outros. Autor de diversos trabalhos e conferencista no âmbito do Direito da Família e do Direito Biomédico.

Antônio Carlos Mathias Coltro 

Desembargador do TJSP. Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC-SP). Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Membro Efetivo da Academia Paulista de Direito – APD e da Academia Paulista de Magistrados – APM.