• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

CURSO DE MERCADO FINANCEIRO: Tópicos Especiais

  • ISBN:

    9788522469260

  • Edição: 2|2012
  • Editora: Atlas

Iran Siqueira de Lima, Gerlando Augusto Sampaio de Lima e Renê Coppe Pimentel

De: R$  315,00 Por: R$  236,25
ou em até 10x de R$ 23,62
< >
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Prob...

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 440
  • Publicação: 30/03/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,85 kg
  • Dimensões: 21 X 28

O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).

Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.

Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.

Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.


Alexsandro Broedel Lopes 

André Moura Cintra Goulart 

Andrea F. Andrezo 

Antonio Carlos Dias Coelho 

Bruno Meirelles Salotti 

Celina Yumiko Ozawa 

Diego Carneiro Barreto 

Edilson Paulo 

Fernando Caio Galdi 

Flávio Donizete Batistella 

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima 

Giovani Antônio Silva Brito 

Iran Siqueira Lima 

Jaime Gregório 

Mara Jane Contrera Malacrida 

Marcelo Cambria 

Marcia Regina Calvano Machado 

Marcial Tadeu Borelli 

Marina Mitiyo Yamamoto 

Nelson Carvalho 

Renê Coppe Pimentel 

Rodrigo Lopes Da Luz 

Sergio Augusto Malacrida Júnior 

Silvia Maura Rodrigues Pereira