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Como Fazer Pesquisa de Marketing

Autor: Walter Nique e Wagner Ladeira

ISBN: 9788597012583
Publicação: 31/08/2017
Edição: 2|2017
Formato: 16 X 23
Páginas: 264
Acabamento da capa: Brochura
Peso: 0,63kg
Selo Editorial: Atlas
R$89,00

Esta obra, premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing que visa auxiliar pro¬fissionais de mercado a entender seus consumidores e a desenvolver melhores estratégias.

Seu conteúdo traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório ¬ final. O livro apresenta, ainda, várias abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing. Além disso, enumera e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, preocupando-se com as de¬finições e o uso de técnicas de amostragem.

Por fim, a obra conta com material suplementar e videoaulas com acesso on-line como suporte aos estudantes.

Livro-texto para as disciplinas Pesquisa de Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião e Pesquisa Social dos cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda e Comunicação Social. Obra de consulta para profissionais das áreas de marketing, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião, publicidade e propaganda e relações públicas.


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Sinopse

Detalhes

Esta obra, premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing que visa auxiliar pro¬fissionais de mercado a entender seus consumidores e a desenvolver melhores estratégias.

Seu conteúdo traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório ¬ final. O livro apresenta, ainda, várias abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing. Além disso, enumera e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, preocupando-se com as de¬finições e o uso de técnicas de amostragem.

Por fim, a obra conta com material suplementar e videoaulas com acesso on-line como suporte aos estudantes.

Livro-texto para as disciplinas Pesquisa de Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião e Pesquisa Social dos cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda e Comunicação Social. Obra de consulta para profissionais das áreas de marketing, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião, publicidade e propaganda e relações públicas.


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Sumário

Parte I – Princípios Básicos da Pesquisa de Marketing, 1

1 Definição e Características da Pesquisa de Marketing, 3

2 A Informação e a Pesquisa de Marketing, 19

3 Esquema Geral de Pesquisa de Marketing, 33

 

Parte II – Planejando uma Pesquisa de Marketing, 47

4 Diagnóstico do Problema de Pesquisa, 49

5 Abordagens e Métodos de Pesquisa de Marketing, 61

6 Técnicas e Aplicações de Pesquisa de Marketing, 73

 

Parte III – Operacionalizando uma Pesquisa de Marketing, 87

7 Desenvolvimento de Instrumento de Coleta de Dados, 89

8 Técnicas de Escalonamento, 107

9 Técnicas e o Processo de Amostragem, 123

10 Técnicas Utilizadas para Coleta de Dados, 143

11 Técnicas de Interpretação de Dados, 163

12 Escrevendo e Apresentando Relatório de Pesquisa, 179

 

Parte IV – Tópicos Avançados em Pesquisa de Marketing, 189

13 Modelagem de Experimentos em Pesquisas de Marketing, 191

14 A Ativação de Priming em Pesquisas de Marketing, 197

15 O Uso de Rastreamento Ocular nas Pesquisas de Marketing, 207

16 O Uso do SPHINX para Análise de Dados, 229

 

Capítulos disponíveis no site <www.grupogen.com.br>

 

17 O contexto histórico da pesquisa de marketing 

18 A ética e a pesquisa de marketing

19 Tendências futuras de pesquisa de marketing


Clique aqui e consulte o sumário completo.

Autoria

Walter Nique possui graduação em Administração (1974), mestrado em Administração pela Universidad de Chile (1975) e doutorado de Estado em Ciências da Administração pela Université Pierre Mendès-France – Grenoble – França (1982). É Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1976 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (1986-1991), Secretário de Estado do Planejamento da Administração do Rio Grande do Sul e Secretário de Estado dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul (1991-1994). Professor convidado da Université de Rennes, Université Pierre Mendès-France, École Supérieure de Commerce de Troyes e Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento do Consumidor e Negócios Internacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Marketing, Satisfação, Consumidor, Valores e Comparação de Culturas.

Wagner Junior Ladeira possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPG) da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Consultor de pesquisa de mercado. Possui mais de cem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais na área de Marketing. Leciona cursos relacionados a técnicas de pesquisa, como Elaboração de Experimentos, Análise Fatorial, Análise de Cluster, Análise de Discriminante, Modelagem de Equações Estruturais, Regressão Múltipla, Escalonamento Multidimensional e Meta Análise. Recebeu em 2011 e 2017 o prêmio de excelência Highly Commended no Emerald Literati Awards, Emerald Group Publishing.  

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