Livro Impresso
Noc - Classificação dos Resultados de Enfermagem
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ISBN:
9786561110006
- Edição: 7|2024
- Editora: GEN Guanabara Koogan
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42203336
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Indispensável para enfermeiros e estudantes de enfermagem, esta sétima edição da NOC traz muitas novidades: 612 resultados, com base em pesquisas, para padronizar a medição de resultados de saúde em indivíduos, famílias e comunidades; 82 novos resultados;
- Formato: Impresso
- Páginas: 752
- Publicação: 27/09/2024
- Capa: Brochura
- Peso: 1,17 kg
- Dimensões: 17 X 24
Melhore o cuidado de enfermagem com a mensuração dos resultados de suas intervenções!
A Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) padroniza a terminologia e os critérios necessários para avaliar e mensurar resultados em todos os cenários de cuidados de enfermagem e em diferentes populações. Apresenta resultados de enfermagem fundamentados em pesquisas e com linguagem clinicamente útil, para auxiliar estudantes e profissionais de enfermagem a estabelecer metas, medir e documentar os resultados obtidos pela implementação de intervenções. Escrita por uma equipe especializada de autores, liderada por Sue Moorhead, a NOC é uma ferramenta importante para quem atua em hospitais, clínicas, pesquisas, ensino e gestão.
Esta 7ª edição oferece conteúdo totalmente revisado e atualizado, bem como diversas novidades. Entre as principais, destacam-se:
• 612 títulos de resultados de enfermagem com linguagem padronizada, aplicáveis na avaliação de indivíduos, famílias e comunidades, que incluem código, definição, conjunto de indicadores codificados, escalas de mensuração Likert de cinco pontos e referências selecionadas
• 82 novos resultados, permitindo melhor avaliação de pacientes que respondem aos cuidados de enfermagem
• 402 resultados atualizados
• 2 novas classes, uma no Domínio IV, Saúde da família, e outra no Domínio V, Saúde e Qualidade de vida
• A importância do uso da NOC no processo de enfermagem e nas relações com outras classificações
• Resultados principais para diferentes especialidades de enfermagem
• Nova seção com relações entre os resultados de conhecimento e os resultados focados em comportamento ou desempenho acerca do conceito ou da condição examinada
• Nova seção focada em recursos para apoiar pesquisas, implementações e estratégias educacionais
Parte 1: Visão Geral e Utilização da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC)
Parte 2: Taxonomia da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC)
Parte 3: Resultados
Parte 4: Resultados de Desempenho da NOC Relacionados aos Resultados de Conhecimento da NOC
Parte 5: Resultados Essenciais para Áreas de Especialidades em Enfermagem
Parte 6: Apêndices
Índice Alfabético
A Dra. Sue Moorhead, PhD, RN, FAAN graduou-se pela University of Maryland, por meio do Walter Reed Army Institute of Nursing (WRAIN) no Walter Reed Army Medical Center, em Washington, DC, e recebeu sua patente como primeiro-tenente no Army Nurse Corps depois de obter seu BSN em 1972. Após a formatura, ela foi lotada no hospital comunitário em Fort Belvoir, Virgínia, trabalhando em uma unidade médico-cirúrgica. Serviu na ativa por 7 anos antes de retornar a Iowa. Como membro da Army Reserves, atuou como enfermeira-chefe no 73º Combat Support Hospital, em Cedar Rapids, Iowa, e como enfermeira-chefe do 830º Station Hospital, em Des Moines, Iowa. Ela se aposentou do Army Nurse Corps como Coronel em 1997, após 27 anos de serviço ativo e de reserva. Suas experiências clínicas foram principalmente em enfermagem médico-cirúrgica e diálise renal. Concluiu o mestrado em enfermagem com foco em saúde do adulto em 1982 e o doutorado em enfermagem com foco em administração de enfermagem em 1993 pela University of Iowa. Durante seu programa de doutorado, trabalhou por mais de 3 anos como assistente de pesquisa na equipe da Classificação das Intervenções de Enfermagem (do inglês Nursing Interventions Classification [NIC]) e, como novo membro do corpo docente, começou a trabalhar com Marion Johnson e Meridean Maas na classificação de resultados de pacientes sensíveis à enfermagem. Ela foi membro do corpo docente da University of Iowa por mais de 30 anos. O ensino da Dra. Moorhead concentrou-se principalmente em liderança, administração e processo de enfermagem, além do uso de terminologias padronizadas de enfermagem. Ela atuou por 5 anos como diretora do programa de doutorado e por 16 anos como diretora do Center for Nursing Classification and Clinical Effectiveness (CNC). Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento e na implementação de terminologias de enfermagem padronizadas e pesquisas sobre eficácia. A Dra. Moorhead é editora principal da Classificação dos Resultados de Enfermagem (do inglês Nursing Outcomes Classification [NOC]) desde a terceira edição. Publicou 11 livros e mais de 100 artigos e capítulos de livros. Em seus últimos anos como membro do corpo docente, orientou especialmente estudantes de doutorado de Iowa e de outras universidades internacionais. Ela é membro do Center for Nursing Classification and Clinical Effectiveness, da NANDA International e da American Academy of Nursing. Aposentou-se da University of Iowa em 2021, mas continua ativa em sua função na NOC e no CNC, além de orientar jovens acadêmicos interessados em usar terminologias de enfermagem.
A Dra. Elizabeth (Liz) Swanson, PhD, RN concluiu seu bacharelado em enfermagem na University of Iowa College of Nursing, o mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na University of Iowa College of Nursing e o doutorado em desenvolvimento de alunos e pessoal na University of Iowa College of Education. Sua carreira na University of Iowa incluiu vários cargos: enfermeira da equipe, membro do corpo docente, pesquisadora, administradora colegiada e um período na administração central. A atuação inicial da Dra. Swanson na NOC foi como líder de um grupo com foco na área de interesse de cuidadores e cuidados. Esse trabalho produziu vários resultados de cuidadores que ainda são proeminentes nas edições. Em seus vários cargos na University of Iowa, ela sempre esteve envolvida na promoção da estabilidade financeira das unidades em que trabalhou. Seus esforços na arrecadação de fundos deram origem a inúmeras oportunidades para que estudantes de enfermagem e membros do corpo docente obtivessem apoio para iniciativas educacionais, de pesquisa e programáticas por meio da execução de uma grande campanha. A Dra. Swanson é autora de 78 artigos de periódicos e capítulos de livros. Além disso, ela editou, com outros colegas, 10 livros, incluindo três edições da NOC e três edições de linkage. Ela e seus colegas lançaram a 6ª edição da NOC em 2018 e, agora, a 7ª edição. Além disso, ela faz parte de um grupo de trabalho que determina o valor da disciplina de enfermagem. A Dra. Swanson é membro da NANDA International e associada à Association for Common European Nursing Diagnoses, Interventions and Outcomes (ACENDIO). Ela também teve a oportunidade de fornecer conteúdo sobre o processo de enfermagem e impactar a visão da educação em enfermagem na Rússia. Atua como revisora de manuscritos para Applied Nursing Research, Journal of Nursing Scholarship, Midwest Nursing Research Journal, Scandinavian Journal of Caring Sciences, Geriatric Nursing e American Journal of Nursing. Atualmente, é professora associada emérita da University of Iowa College of Nursing.
A Dra. Marion Johnson, PhD, RN estudou no College of St. Teresa em Winona, Minnesota (BSN), na Case-Western Reserve, Cleveland (MSN) e na University of Iowa (PhD). A ênfase de sua graduação e de seu mestrado foi a enfermagem. Em sua tese de doutorado, concentrou-se na administração e no desenvolvimento de habilidades de pesquisa. Imediatamente após receber seu BSN, a Dra. Johnson passou 1 ano trabalhando como enfermeira da equipe no St. Mary’s Hospital em Rochester, Minnesota, antes de cursar a pós-graduação. Ela também trabalhou como enfermeira da equipe em um hospital comunitário em Cleveland enquanto cursava a faculdade. Mudou-se para Iowa em 1968 para assumir um cargo nos University of Iowa Hospitals como especialista clínica na divisão de neurociência. Durante seus 6 anos nos University Hospitals, ela ocupou cargos de diretora clínica e assistente de pesquisa em um estudo sobre câncer de pulmão com um oncologista e um cirurgião pulmonar. Foi durante esse período que ela reconheceu a necessidade de identificar os resultados dos pacientes influenciados pela enfermagem para quantificar a contribuição da enfermagem para o atendimento ao paciente. Depois de receber seu MSN, a Dra. Johnson lecionou por 2 anos na escola de enfermagem Case-Western Reserve e por 13 anos na South Dakota State University como professora assistente e, posteriormente, como diretora interina do programa de enfermagem. Assumiu o cargo de professora assistente na College of Nursing na University of Iowa em 1980 e se aposentou como professora titular em 2001. Foi durante esses anos que ela recebeu uma série de pequenos subsídios para estudar os resultados dos cuidados de enfermagem e dois grandes subsídios do NIH, National Institute of Nursing Research, para continuar esse trabalho. Além disso, atuou como diretora de projetos em um subsídio para implementar um programa de enfermagem de família na faculdade e foi também diretora assistente em dois subsídios para expandir o programa de pós-graduação em administração de enfermagem. Durante sua carreira profissional, a Dra. Johnson foi membro ativo de seis organizações de enfermagem voltadas à prática, à educação e à pesquisa em enfermagem. Ela participou de vários comitês dessas organizações, da faculdade e da universidade, ministrou cursos clínicos no programa de graduação e cursos de pós-graduação no programa de administração de enfermagem em Iowa, além de atuar como diretora da área de administração de enfermagem e dos programas de pós-graduação. Mãe de três filhos, como muitas mulheres fazem, conciliou trabalho e cuidados com eles durante sua carreira. Ela considera sua maior contribuição para a enfermagem o trabalho refletido na série de livros Classificação de Resultados de Enfermagem NOC.
Coordenação da Revisão Técnica
Amália de Fátima Lucena
Enfermeira graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutora pela Universidade de Iowa. Professora titular da Escola de Enfermagem da UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Adjunct Associate Professor do College of Nursing da Universidade de Iowa. Pesquisadora em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq). Coordenadora da Comissão do Processo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013 a 2024). Membro fundadora da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul.
Miriam de Abreu Almeida
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutora pela Universidade de Iowa. Professora Titular da Escola de Enfermagem da UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Adjunct Associate Professor do College of Nursing da Universidade de Iowa. Fellow da NANDA International. Pesquisadora em Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq). Membro fundadora da RePPE. Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem (COMSISTE) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul.
Revisão Técnica
Carla Argenta
Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pela Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da UDESC. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Tecnologias e Práticas do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GETECS). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Santa Catarina. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE).
Cássia Teixeira dos Santos
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem da UFRGS. Enfermeira na Comissão do Processo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do HCPA. Vice-diretora de Práticas Profissionais e do Trabalho (2022 a 2025) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul. Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem (COMSISTE) – ABEn-RS. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq).
Elenice Valentim Carmona
Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutora pela Universidade do Texas. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher e do Recém-nascido (CNPq). Membro fundadora da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Fellow da NANDA International.
Karina de Oliveira Azzolin
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Ciências da Saúde (Cardiologia) pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – Adulto Crítico. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq).
Marta Avena
Enfermeira graduada pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre pelo Departamento de Pneumologia da Unifesp. Doutora pela Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Membro da NANDA International.
Marcos Barragan da Silva
Enfermeiro graduado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeiro Assistencial no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Coordenador da Comissão do Processo de Enfermagem (COPEnf) e membro da Comissão de Prontuários e Segurança do Paciente do HPSC. Coordenador da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro do Education and Clinical Innovation Committee da NANDA International. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq).
Murilo dos Santos Graeff
Enfermeiro graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Enfermagem em Cardiologia (IC-FUC) pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Doutor e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Enfermagem Clínica de Alta Complexidade e Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul. Coordenador de Ensino e Pesquisa da Rede de Saúde da Divina Providência.
Rafaella Pessoa Moreira
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Diabetes e Hipertensão pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFC. Pós-doutora pela Universidade de La Laguna-Espanha. Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – sede Redenção/Ceará. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro da Climate Change Task Force, da NANDA International.
Suellen Cristina Dias Emidio
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Saúde da Criança pela Secretaria de Saúde do Pernambuco. Mestre em Ciências pela UNIVASF. Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutoranda em Processo de Enfermagem pelo Marjory Gordon Program da Connell School of Nursing da Boston College. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFJF. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Minas Gerais.
Taline Bavaresco
Enfermeira graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre e Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – Núcleo de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI-CNPq). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Diretora de Práticas Profissionais e do Trabalho da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção Rio Grande do Sul. Vice-coordenadora da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem da ABEn – Seção Rio Grande do Sul.
Tradução
Claudia Gouvêa