e-Book
E-book Microbioma Intestinal:Princípios, Perspectivas Cientificas e Aplic.Clinicas
-
ISBN:
9788527740586
- Edição: 1|2025
- Editora: Guanabara Koogan
R$ 359,00
In stock
SKU
42202875
ou em até 10x de R$ 35,90
Indicada para nutricionistas, gastroenterologistas, endocrinologistas e interessados em compreender mais do microbioma intestinal, a obra aborda sua complexidade: desequilíbrios, interações com doenças e impacto que os hábitos de vida têm sobre ele.
O avanço científico proporcionado pelo Projeto Genoma Humano é inquestionável. Desde a publicação dos seus dados, há mais de 20 anos, entusiasmantes descobertas foram e continuam sendo feitas. De maneira similar, o Projeto Microbioma Humano também levantou informações preciosas sobre o microbioma de diversas regiões do corpo, o que possibilitou investigar a sua interação com o organismo humano. O microbioma, especialmente o intestinal, revelou-se um importante determinante da saúde humana, por participar diretamente do processo fisiopatológico de diversas doenças agudas e crônicas. Do nascimento até o envelhecimento, o microbioma intestinal desperta grande interesse da comunidade científica, especialmente no que se refere a entender como e quais intervenções focadas em sua mudança podem promover efeitos positivos à saúde.
Nesse contexto, Microbioma Intestinal oferece uma jornada profunda de conhecimento sobre a complexidade do ecossistema intestinal. Os desequilíbrios bacterianos, a permeabilidade intestinal e as associações entre o microbioma intestinal e as doenças agudas e crônicas são alguns dos temas abordados que lançam luz sobre a influência de diversas bactérias e os seus metabólitos. Além disso, o livro aborda temas promissores, como o efeito dos nutrientes e dos padrões alimentares sobre o microbioma intestinal e o papel da suplementação com prebióticos, probióticos e pós-bióticos. Finalmente, analisa o papel do exercício físico, do sono e do estresse sobre o microbioma intestinal, bem como explica a interação entre outros hábitos de vida e a comunidade microbiana.
Indicada para nutricionistas, gastroenterologistas, endocrinologistas e demais profissionais interessados em compreender o papel do microbioma intestinal na saúde, esta obra oferece uma visão abrangente e atualizada desse campo em constante evolução.
1 Microbiota Intestinal e as Células Epiteliais Intestinais
2 Microrganismos que Residem no Trato Gastrointestinal
3 Evolução dos Métodos Científicos para o Estudo da Microbiota Intestinal
4 Estatística Aplicada à Análise da Microbiota Intestinal
5 Teorias da Colonização da Microbiota Intestinal Humana e o Início da Vida
6 Diversidade e Resiliência da Composição da Microbiota Intestinal na Vida Adulta
7 Desequilíbrio Bacteriano Intestinal e Permeabilidade Intestinal
8 Eixo Microbiota Intestinal-Intestino e as Doenças Intestinais
9 Eixo Microbiota Intestinal e Sistema Imunológico
10 Eixo Microbiota Intestinal e Sistema Cardiovascular
11 Eixo Microbiota Intestinal, Pulmão e Doenças Associadas
12 Eixo Microbiota Intestinal-Tecido Adiposo e Doenças Associadas
13 Eixo Microbiota Intestinal e Cérebro
14 Eixo Microbiota Intestinal e Pâncreas
15 Eixo Microbiota Intestinal e Fígado
16 Eixo Microbiota Intestinal e Rins
17 Microbiota Intestinal e o Músculo Esquelético
18 Eixo Microbiota-Intestino-Osso: Atualidades e Perspectivas
19 Microbiota Intestinal e Envelhecimento
20 Microbiota Intestinal e Pessoas que Vivem com HIV
21 Microbiota Intestinal, Covid-19 e Potenciais Intervenções
22 Microbiota Intestinal e Cirurgia Bariátrica
23 Microbiota Intestinal e Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado
24 Interface entre Nutrição, Microbiota Oral e Microbiota Intestinal
25 Papel dos Nutrientes e dos Padrões Alimentares na Microbiota Intestinal Humana
26 Vitaminas e a Microbiota Intestinal
27 Efeitos da Suplementação com Probiótico na Saúde Humana
28 Efeitos da Suplementação com Prebiótico e Simbióticos na Saúde Humana
29 Efeitos da Suplementação com Pós-Bióticos na Saúde Humana
30 Papel do Exercício Físico na Microbiota Intestinal Humana
31 Relação entre o Sono, o Ritmo Circadiano e a Microbiota Intestinal Humana
32 Relação entre Estresse e Microbiota Intestinal
33 Relação entre Etilismo, Tabagismo e Microbiota Intestinal Humana
34 Interação entre Fármacos e Microbiota Intestinal
35 Transplante de Microbiota Intestinal Humana: da Teoria à Prática
36 Perspectivas para o Estudo da Microbiota Intestinal
Índice Alfabético
Marcus Vinicius Lucio dos Santos Quaresma
Nutricionista. Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Fisiologia do Exercício Físico Aplicada à Clínica pela UNIFESP. Título de Especialista em Nutrição Esportiva pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Docente e pesquisador do Centro Universitário São Camilo. Coordenador científico da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE). Organizador da obra Nutrição na Prática Clínica Baseada em Evidências e autor da Diretriz Brasileira de Nutrição Esportiva. Nutricionista esportivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL).
Juliana Tieko Kato
Nutricionista. Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Graduação em Cuidados Paliativos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Título de Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Título de Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Docente da Universidade Santo Amaro (UNISA). Coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Clínica da UNISA. Coordenadora Científica do Departamento de Nutrição da SOCESP. Coautora de Diretrizes, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Sócia proprietária da empresa Nutrir Mais.
Camila Guazzelli Marques
Profissional de Educação Física e Nutricionista. Graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo e em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Doutorado em Ciências – Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Graduação em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Aprimoramento em Pesquisa Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).