Livro Impresso
Formação de Professores - No Desenho de Disciplinas e Cursos
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ISBN:
9788597025903
- Edição: 1|2021
- Editora: Atlas
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SKU
4219262
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O desenho das experiências de aprendizagem. O exercício da educação traz aos professores o desafio de vivenciar práticas de ensino que, muitas vezes, não foram preparados para enfrentar. Este livro aborda um método inovador fundamentado em quatro pilares.
- Formato: Impresso
- Páginas: 176
- Publicação: 11/12/2020
- Capa: Brochura
- Peso: 0,31 kg
- Dimensões: 16 X 23
O desenho das experiências de aprendizagem. O exercício da educação traz aos professores o desafio de vivenciar práticas de ensino que, muitas vezes, não foram preparados para enfrentar. Este livro aborda um método inovador fundamentado em quatro pilares.
Formação de Professores no Desenho de Disciplinas e Cursos tem como diferencial a organização dos pilares em um método de trabalho (PDAF®), para que os professores possam desenhar e implementar experiências de aprendizagem com alto potencial para garantir que os estudantes possam aprender efetivamente. São eles:
- o planejamento de objetivos de aprendizagem e de conteúdos associados (P);
- a seleção de dinâmicas com maior potencial para motivar os alunos a praticarem os objetivos propostos (D);
- avaliações alinhadas aos objetivos (A);
- os feedbacks efetivos, após a coleta dos resultados, para a aprendizagem dos estudantes (F).
Irineu Gustavo Nogueira Gianesi, Juliana Machado Massi e Débora Mallet oferecem considerações sobre o ensino remoto, que exige desenhos de experiências adequadas ao aprendizado e com alto potencial de uso das diferentes tecnologias que podem auxiliar no processo de coleta de evidências e proposição de dinâmicas diversas, entre outras possibilidades.
Além disso, este livro insere as práticas de desenhos de experiências de aprendizagem em um contexto mais amplo: a do desenho do currículo.
Capítulo 1 - Introdução
Preparando o trabalho
Um método de desenho de disciplina
Método PDAF®
Planejamento do curso
Dinâmicas de ensino-aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Feedback
Usando o método PDAF® para desenho de curso
Capítulo 2 - Planejamento
Introdução
Como se dá o desenvolvimento da aprendizagem: conhecimentos prévios × novos conhecimentos
Objetivos de aprendizagem: o que os alunos devem praticar
Objetivos de aprendizagem: detalhamento
Tipos de objetivos de aprendizagem: breve distinção entre objetivos cognitivos e socioemocionais
Objetivos de aprendizagem: competências, habilidades e conteúdos
A questão do “praticar”: da memória de curto prazo à memória de longo prazo
Prática das habilidades: a duração da disciplina ou unidade curricular
Capítulo 3 - Dinâmicas de ensino-aprendizagem
Introdução
O que são metodologias de aprendizagem ativa?
O que são dinâmicas de ensino-aprendizagem?
Dinâmicas ACA – Aprendizado Centrado no Aluno
Capítulo 4 - Avaliação
Introdução
Avaliação da aprendizagem
Instrumentos de avaliação válidos
Resultado esperado: padrões de respostas
Escala de desempenho: rubrica
Sistema de notas
Tipos de avaliação
Capítulo 5 - Feedback da aprendizagem
Introdução
O que é feedback da aprendizagem
Por que o feedback é uma excelente ferramenta de aprendizagem?
Características de um bom feedback
Estratégias para um feedback da aprendizagem efetivo
O planejamento do feedback é fundamental para a experiência de aprendizagem
Capítulo 6 - Desenho de currículo
Introdução
Abordagem convencional no desenho de currículos
Uma nova abordagem: alinhando o perfil do egresso às experiências de aprendizagem
Formando e preparando a equipe de trabalho
Índice alfabético
Irineu Gustavo Gianesi
É diretor de assuntos acadêmicos do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Responsável pela gestão e desenvolvimento do corpo docente, gestão da aprendizagem, incluindo o design e a implementação de novos programas educacionais. Liderou a equipe que desenhou e implementou um dos mais inovadores programas de graduação em Engenharia do Brasil. Professor de Gestão de Operações e ex-diretor de programas de pós-graduação do Insper, possui doutorado em Administração de Empresas pela Cranfield University School of Management, Reino Unido, mestrado em Engenharia de Produção e bacharelado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou programas de aperfeiçoamento de ensino na Harvard Business School, no Olin College of Engineering e no Babson College. Tem experiência de 30 anos em pesquisa e ensino e é coautor de três livros na área de Gestão de Operações e anos de experiência como consultor profissional em grandes empresas.
Juliana Massi
Possui dupla Graduação em Administração e em Direito. Pós-graduada em Direito Empresarial. Mestre em Direito Econômico pela PUCPR. Atua na gestão acadêmica de cursos e formação de professores no ensino superior há 10 anos, tendo realizado cursos de aperfeiçoamento sobre metodologias ativas pela LASPAU/HARVARD e em Designing Student-Centered Learning Experiences pelo Franklin W. Olin College of Engineering em Boston, Massachussets. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Docentes no Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper. Também é co-founder da Future Education, a primeira aceleradora do Brasil dedicada ao desenvolvimento de startups de educação (edtechs) onde também atua na formação das pessoas para pensarem a aprendizagem. Docente no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação em Administração e em Direito. Na formação de professores, atua como docente com foco no ensino sobre desenho de disciplina e gestão da sala de aula em diferentes áreas do conhecimento.
Débora Mallet
Graduada em Letras pela USP, pós-graduada em Fronteiras da Neurociência (Einstein) e mestre e doutora em Educação pela FEUSP. Atualmente, é coordenadora da área de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper e preside a CPA da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, principalmente em processos de avaliação da aprendizagem, desenho de currículo e formação de professores. Docente em cursos de Pedagogia, licenciaturas e pós-graduação por mais de 20 anos, com ênfase em metodologias de ensino. Coordenadora de pós-graduação no SENAC. Autora de materiais didáticos para redes públicas e privadas de ensino com atuação em diversas formações de professores, na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e em instituições privadas de ensino.