• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - ECONOMIA DO TURISMO

  • ISBN:

    9788522465231

  • Edição: 7|2001
  • Editora: Atlas

Beatriz Helena Gelas Lage e Paulo Cesar Milone

R$  170,00
In stock
SKU
4201030
ou em até 8x de R$ 21,25

    Esse(a) e-book é para:

< >
Este livro apresenta os tópicos básicos ao entendimento teórico-prático dos determinantes micro e macroeconômicos aplicados ao turismo e suas conseqüências para agentes operadores, regiões e países envolvidos. Sua compreensão sob a ótica econômica es

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 232
  • Publicação: 23/09/2011
Este livro apresenta os tópicos básicos ao entendimento teórico-prático dos determinantes micro e macroeconômicos aplicados ao turismo e suas conseqüências para agentes operadores, regiões e países envolvidos. Sua compreensão sob a ótica econômica está inter-relacionada com fatos de natureza histórica, territorial, ambiental, cultural, social, educacional e política, visando oferecer um cenário real do mercado turístico que colabore para que a sociedade contemporânea possa promover o bem-estar e a riqueza para segmentos distintos da população brasileira. Elaborado em sete capítulos que se restringem ao essencial, contém: 1. analogia histórica da economia e do turismo; 2. conceitos teóricos gerais da economia aplicados à indústria de viagens, lazer e turismo; 3. estudo da demanda, oferta e mercado turístico; 4. análise macroeconômica dos fluxos turísticos, com destaque para a renda nacional, o efeito-multiplicador e a balança de pagamentos; 5. fatores sociais e culturais que interferem na atividade turística; 6. importância da educação, tecnologia e do meio ambiente no desenvolvimento do turismo; 7. planejamento do turismo com uma abordagem da teoria de crescimento e de desenvolvimento econômico. Para que o leitor possa consolidar seu conhecimento, incluem-se exercícios aplicados e casos de estudos que permitem uma reflexão sobre a viabilização de modelos no turismo nacional. Beatriz Helena Gelas Lage é economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), mestre, doutora, livre-docente e titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), orientadora de cursos de pós-graduação na USP e coordenadora do curso de Economia do Turismo MBA/USP - da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/FEA-USP). Pesquisadora e autora de livros, artigos e estudos específicos sobre "Economia do Turismo" e "Teorias da Comunicação". Co-autora do livro Turismo: teoria e prática, publicado pela Atlas. Paulo Cesar Milone é economista, mestre e livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou programas de pós-graduação na University of Colorado e na Harvard University. Orientador de cursos de pós-graduação na USP e coordenador do curso de Economia do Turismo - MBA-USP - da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/FEA-USP). Pesq
SUMÁRIO

1    HISTÓRIA ECONÔMICA DO TURISMO
1.1    Correntes do pensamento econômico
1.2    Evolução das viagens e do turismo
Exercícios aplicados

2    NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA E DE TURISMO
2.1    Definição de economia
2.2    Definição de turismo
2.3    Riqueza
2.4    Necessidade
2.5    Utilidade
2.6    Problemas econômicos
2.7    Agentes econômicos
2.8    Produto turístico
Exercícios aplicados

3    TEORIA ECONÔMICA DO TURISMO: ASPECTOS MICROECONÔMICOS
3.1    Demanda turística
3.1.1    Conceituação
3.1.2    Fatores que influenciam a demanda turística
3.1.3    Elasticidades da demanda turística
3.2    Oferta turística
3.2.1    Conceituação
3.2.2    Classificação
3.2.3    Fatores que influenciam a oferta turística
3.2.4    Elasticidade-preço da oferta de produtos turísticos
3.2.5    Inflação no turismo
3.2.6    Características da oferta turística
3.2.7    Adaptações às flutuações da demanda turística
3.3    Custos das empresas turísticas
3.4    Mercado turístico
3.4.1    Conceituação
3.4.2    Equilíbrio de mercado
3.4.3    Tipos de mercados
3.5    Segmentação do mercado
3.5.1    Segmentação geográfica
3.5.2    Segmentação demográfica
3.5.3    Segmentação psicográfica
3.5.4    Segmentação econômica
3.5.5    Segmentação social
Exercícios aplicados
Caso de estudo: All Inclusive Resorts

4    TEORIA ECONÔMICA DO TURISMO: ASPECTOS MACROECONÔMICOS
4.1    Fluxo circular da renda
4.2    Renda e produto nacional
4.3    Nível da renda nacional de equilíbrio
4.4    Multiplicadores da renda nacional
4.5    Multiplicadores do turismo
4.6    Impactos econômicos do turismo
4.7    Turismo e balanço de pagamentos
4.8    Taxa de câmbio
Exercícios aplicados
Caso de estudo: Costiera Amalfitana, Região de Nápoles e Campania

5    IMPACTOS SOCIAIS E CULTURAIS DO TURISMO
5.1    Prós e contras da expansão do turismo
5.2    Expectativas dos indivíduos receptores e dos turistas
5.3    Principais resultados do desenvolvimento do turismo
5.4    Modificações de valores e de atitudes
5.5    Efeito imitação ou repetição de conduta
5.6    Principais impactos socioculturais
Exercícios aplicados
Caso de estudo l: Agriturismo e desenvolvimento da área rural
Caso de estudo 2: Casale di Pare, Centro da Itália - Hospedagem na Toscana

6    EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
6.1    Indicadores econômicos básicos
6.2    Educação como fonte de desenvolvimento
6.3    Evolução do papel governamental
6.4    Educação ambiental e turismo
6.5    Avanço da tecnologia
6.6    Desafios da tríade: educação, meio ambiente e tecnologia
Exercícios aplicados
Caso de estudo: Tecnologia, transporte aéreo e co


Beatriz Helena Gelas Lage
Graduada em Economia pela FEA

USP, mestre, doutora, livre

docente e professora titular da ECA

USP, coordenadora do Curso de Pós

graduação em Turismo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Fipe. Autora de livros, artigos e estudos específicos sobre Economia do Turismo e Teorias da Comunicação. Orientadora de mestrado e doutorado em cursos de pós

graduação na Universidade de São Paulo. Atua em órgãos colegiados, comissões e bancas examinadoras na USP e em atividades científicas no Brasil e no Exterior.


Paulo Cesar Milone
Graduado em Economia, com mestrado e livre

docência pela FEA

USP, doutor pela ECA

USP. Realizou programas de pós

graduação na University of Colorado e na Harvard University. Pesquisador e coordenador do Curso de Pós

graduação em Turismo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Fipe. Autor de livros, artigos e estudos específicos sobre "Economia do Turismo", "Desenvolvimento Econômico" e "Comércio Internacional". Orientador de mestrado e doutorado em cursos de pós

graduação na USP. Atua em órgãos colegiados, comissões e bancas examinadoras na USP e em atividades científicas no Brasil e no Exterior.

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.