• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - CONTABILIDADE DIGITAL

  • ISBN:

    9788522491315

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

Edson Oliveira dos Santos

R$ 47,00
In stock
SKU
4214554
ou em até 2x de R$ 23,50
< >
As novas tecnologias e a utilização da rede mundial de computadores (Internet) proporcionaram mudanças significativas na relação entre o Fisco e as empresas. Em decorrência disso, a contabilidade passou a ter mais importância ainda no seu papel de re
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 222
  • Publicação: 08/09/2014
As novas tecnologias e a utilização da rede mundial de computadores (Internet) proporcionaram mudanças significativas na relação entre o Fisco e as empresas. Em decorrência disso, a contabilidade passou a ter mais importância ainda no seu papel de registrar e gerenciar as informações das empresas e das demais instituições públicas e privadas.

Este livro apresenta pontos importantes dessas mudanças visando contribuir para novos conhecimentos de estudantes, profissionais da área e demais leitores em geral interessados nos temas abordados. A obra foi estruturada em cinco capítulos e um apêndice. O capítulo inicial enfatiza a importância da contabilidade e o seu envolvimento com as diversas áreas da empresa.

No Capítulo 2, o autor faz referência à Contabilidade Gerencial, onde demonstra a importância da utilização de recursos tecnológicos que possibilitem um bom gerenciamento das informações registradas na contabilidade. Comenta também sobre a evolução verificada nos conceitos e nos procedimentos adotados atualmente pela contabilidade, considerando o uso de novas tecnologias e as mudanças verificadas na legislação vigente, principalmente a societária e a tributária.

Auditorias eletrônicas é o tema do Capítulo 3, com abordagens sobre auditorias internas, auditorias externas e auditorias específicas. O Capítulo 4 destaca o uso de sistemas integrados de controles internos, conhecidos como Enterprise Resources Planning (ERP), sigla em inglês que, em tradução livre para o português, pode ser definida como Planejamento de Recursos Empresariais (PRE). O capítulo que encerra o livro trata do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Livro-texto para as disciplinas Contabilidade Gerencial, Controladoria, Gestão Tecnológica, Laboratório Contábil, Novas Técnicas Gerenciais, Sistemas de Informações Gerenciais e Tecnologia da Informação dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Tecnologia da Informação.
Apresentação, vii

Capítulo 1
Grandes Áreas da Empresa, 1
1.1 Estruturas organizacionais, 3
1.2 Área administrativa, 5
1.3 Área comercial, 8
1.4 Área contábil, 10
1.5 Área financeira, 11
1.6 Área produtiva, 13
Questões avaliativas, 15

Capítulo 2
Contabilidade Gerencial, 17
2.1 Atuação do contabilista, 19
2.2 O fluxo de informações, 20
2.3 Recursos dos sistemas gerenciais, 21
2.4 Relatórios gerenciais, 26
2.5 Essência da contabilidade, 26
2.6 Princípios contábeis geralmente aceitos, 28
2.7 Função gerencial da contabilidade, 31
2.8 Arquivos de segurança, 32
Questões avaliativas, 33

Capítulo 3
Auditorias Eletrônicas, 35
3.1 Auditorias internas, 37
Auditorias preventivas, 37
Auditorias corretivas, 37
Consistência das informações, 38
Plano de auditoria, 38
Consulta de documentos, 40
3.2 Auditorias externas, 40
Auditorias de balanço, 40
Auditorias fiscais, 41
3.3 Auditorias específicas, 41
Questões avaliativas, 45

Capítulo 4
Sistemas Integrados de Controles Internos, 47
4.1 Histórico, 49
4.2 Funcionalidades dos aplicativos, 49
4.3 Aplicativos, 70
4.4 Gestão de usuários do sistema, 70
4.5 Mudança de procedimentos, 76
4.6 Integração dos módulos do sistema, 83
Questões avaliativas, 87

Capítulo 5
Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, 89
5.1 Instituição do SPED, 91
5.2 Objetivos do SPED, 91
5.3 Projetos do SPED, 94
5.4 Aspectos operacionais do SPED, 95
5.5 Plano de contas referencial, 104
5.6 Siglas correntes, 204

Apêndice: Modelo de Controle de Entrega de Declarações e Outros, 207

Bibliografia, 211


Edson Oliveira

Bacharel em Ciências Contábeis e professor com especialização em metodologia do ensino superior

Ensina nos cursos de Administração e de Ciências Contábeis

É membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon)

Possui experiência de usuário na utilização de sistemas integrados de controles internos e atua há mais de vinte anos no cargo de gerente contábil e financeiro

É autor de artigos e livros publicados no Brasil relacionados à Tecnologia da Informação e a sua influência na contabilidade gerencial

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.