• Entrega Imediata
  • Lançamento

e-Book

E-Book - Contabilidade Ambiental - Relato Integrado e Sustentabilidade

  • ISBN:

    9788597022483

  • Edição: 1|2019
  • Editora: Atlas

José Roberto Kassai, Nelson Carvalho e José Rubens Kassai

R$ 83,00
ou em até 4x de R$ 20,75
< >
Para se aprofundar no relato integrado e na sustentabilidade. O livro traz os principais conceitos de Contabilidade e Finanças para a compreensão do processo de geração de valor ou riqueza e framework para controle de práticas sustentáveis da organização.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 360
  • Publicação: 18/07/2019

Para se aprofundar no relato integrado e na sustentabilidade. O livro traz os principais conceitos de Contabilidade e Finanças para a compreensão do processo de geração de valor ou riqueza e framework para controle de práticas sustentáveis da organização.

 

Contabilidade Ambiental retrata as discussões abordadas na disciplina optativa Relato Integrado e Sustentabilidade, oferecida na FEA/USP desde 2011, e registra testemunhos e experiências desde os primeiros eventos realizados. Assim, este livro promove discussões em relação à integração dos relatórios financeiros e não financeiros (2010), aos principais debates da comissão internacional (IIRC) e à divulgação do primeiro documento oficial (2013).

 

Além disso, o livro analisa o conteúdo do Integrated Reporting Framework, incluindo um vasto levantamento de conceitos de sustentabilidade, sob a linha das mudanças climáticas globais, e tem acesso a quiz e glossário de termos utilizados.

 

Por que ler Contabilidade Ambiental?

 

Este livro é uma contribuição ao debate sobre as grandes mudanças e a necessidade de se aprimorar o processo de comunicação corporativa, que culminou na proposição global do Relato Integrado por uma comissão internacional, o International Integrated Reporting Council (IIRC).

São três grandes mudanças que ocorreram nas últimas duas décadas e que tornaram os tradicionais relatos corporativos obsoletos ou insuficientes diante das novas possibilidades de geração ou destruição de valor:

  1. a globalização, que consolidou os processos de integração econômica, social, cultural, política e ambiental dos países;
  2. a crise financeira de 2008, que provocou um colapso no sistema global de especulação econômica e de obtenção de lucros; e
  3. o avanço da tecnologia e da internet, que se desenvolveram mais rapidamente do que se poderia imaginar ou prever.

 

Introdução

1 Conceitos Básicos sobre Contabilidade e Meio Ambiente – Testes Iniciais

2 Noções de Taxa de Risco e de Custo de  Capital

3 Medidas Contábeis de Retorno de Investimentos

4 Medidas Financeiras de Análise de Projetos

5 Strategic Budget Plan (SBPL) – Ferramenta  de Controle de Desempenho Orçamentário

6 Linha do Tempo sobre Mudanças Climáticas Globais

7 Balanço Contábil das Nações (BCN)

8 Relato Integrado

9 Outras Ações para o Desenvolvimento Sustentável

Glossário Geral

Referências

José Roberto Kassai

Professor da FEA/USP e da UNIVESP, doutor em contabilidade e controladoria, com especializações no Japão e na Bélgica. É membro da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA/USP), conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Carbon Disclosure Project (CDP) e da FIPECAFI. Autor e coautor de diversos livros e artigos, é coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP).

Nelson Carvalho

Professor sênior da FEA/USP e doutor em contabilidade e controladoria. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, é “Ambassador” do International Integrated Reporting Council (IIRC) e do The Prince’s Accounting for Sustainability Project (A4S), coordenador geral da edição Melhores e Maiores da Revista Exame e árbitro perante cortes de arbitragens internacionais (ICC-Paris, Brasil-Canadá). Ex-diretor do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ex-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), membro do Conselho de Administração do GPA e ex-membro de conselhos de várias outras companhias abertas ou estatais (PETROBRAS, B3, Caixa Econômica Federal, entre outras). É autor e coautor de diversos livros e artigos.

José Rubens Kassai

Membro do NECMA/USP, atua nas linhas de pesquisas “Relato Integrado” e “Indicadores Multidisciplinares de Sustentabilidade”. É engenheiro de som, músico multi-instrumentista e revisor de conteúdos, formado em produção fonográfica pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) com mérito acadêmico Dean’s Honors List. Estudou no Conservatório Souza Lima e fez curso de gravação, mixagem e masterização com o físico e músico Rodrigo Castro Lopes. Estudou Society and Cultures (2014), Theory and Analysis of Tonal Music (2014-2015) e ESL Academic Writing in English (2015) na University of Minnesota (UMN, EUA).

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.