• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

CONTROLADORIA AMBIENTAL: Gestão Social, Análise e Controle

  • ISBN:

    9788522476503

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

Sonia Maria da Silva Gomes e Cláudio Osnei Garcia

R$ 93,00
ou em até 4x de R$ 23,25
< >
É crescente o interesse pelo estudo das questões relacionadas ao reconhecimento, mensuração e divulgação dos gastos com ações sociais e ambientais. Este livro apresenta um Sistema de Controladoria Ambiental (SCA), com o objetivo de gerar informações fi...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 336
  • Publicação: 28/05/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,64 kg
  • Dimensões: 17 X 24

É crescente o interesse pelo estudo das questões relacionadas ao reconhecimento, mensuração e divulgação dos gastos com ações sociais e ambientais. Este livro apresenta um Sistema de Controladoria Ambiental (SCA), com o objetivo de gerar informações financeiras e não financeiras que auxiliem os gestores em seus processos de tomada de decisões. Esse sistema contempla práticas necessárias para se identificar, mensurar, acumular, analisar e interpretar gastos efetuados pelas empresas nas áreas social e ambiental. 

Também fornece orientações para a geração de relatórios de sustentabilidade ? em conformidade com as legislações pertinentes ? que permitem aos stakeholders identificar o impacto de ações sociais e ambientais sobre o patrimônio dessas empresas. 

O SCA viabiliza a integração da responsabilidade corporativa ao planejamento estratégico da empresa, por meio da integração de informações sobre a gestão estratégica ambiental, a performance ambiental e a gestão de custos ambientais. 

Discutem-se os componentes e a estrutura do SCA, incluindo o conceito e as práticas para mensuração de ativos, passivos, receitas, custos, despesas ambientais, indicadores de desempenho e elaboração de relatórios de sustentabilidade. Apresenta-se um modelo de controle e medição dos impactos sociais e ambientais. As características do mercado de carbono e logística reversa também são discutidas com base em pesquisa recente. Por fim, apresenta-se a gestão de riscos ambientais a partir de uma abordagem empresarial.

O livro pode ser utilizado como livro-texto das disciplinas de graduação e/ou pós-graduação: Controladoria Ambiental, Contabilidade Social e Ambiental, Responsabilidade Social, Engenharia de Meio Ambiente, Gestão Ambiental na Empresa, Logística Reversa, Mercado e Carbono e Gestão de Risco Ambiental. Obra recomendada para controller, engenheiro ambiental, gestor de sustentabilidade, gestor de riscos ambientais e executivos da área de negócios. 

Leitura recomendada para profissionais em geral que desempenham atividades relativas a: implementação de programa de responsabilidade social e ambiental, gestão de custos ambientais, prevenção de passivos ambientais, reconhecimento e contabilização de itens ambientais, elaboração de relatórios ambientais e de sustentabilidade, incorporação de aspectos ambientais na estratégia corporativa, desenvolvimento de sistema de gestão ambiental, mensuração de custos ambientais, medição e avaliação de desempenho ambiental, crédito de carbono e logística reversa. 

 


Cláudio Osnei Garcia

 

É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

 

Professor do Centro Universitário Estácio da Bahia, atuando nas áreas de engenharia e ciências sociais aplicadas

 

Especialista em Planejamento Estratégico e Controle de Gestão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba)

 

Atualmente exerce a presidência do Capítulo Technology Management (TCM

 

Council) do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), Seção Bahia

 


Sonia Maria da Silva Gomes

 

É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

 

Professora titular da Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA

 

Coordenadora do Mestrado em Contabilidade da FCC/UFBA

 

Membro da Câmara de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicáveis da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia

 

Pesquisadora da Fapesb, Unesco e Aneel, atuando na área de contabilidade social e ambiental, controladoria e pesquisa e educação contábil