e-Book
E-book Avaliação para Gestão da Aprendizagem no Ensino Superior
-
ISBN:
9786559775460
- Edição: 1|2024
- Editora: Atlas
De:
R$ 59,00
Por:
R$ 35,40
In stock
SKU
42201604
ou em até 1x de R$ 35,40
Compreenda a avaliação na educação no Ensino Superior sob uma perspectiva singular.
Fruto de anos de experiência teórico-prática das autoras em diferentes programas educacionais, Avaliação para Gestão da Aprendizagem no Ensino Superior foi desenvolvido com foco na avaliação na educação sob uma perspectiva singular e voltada a docentes e gestores acadêmicos que desejam utilizá-la como uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade do ensino superior.
A obra mostra como estabelecer uma relação entre atividades avaliativas e objetivos de aprendizagem, utilizando a avaliação como um momento de análise e intervenção para melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Para as autoras, a avaliação é o início – não a finalidade – do estudo, e deve ser manuseada como um instrumento de coleta de informações sobre o processo de aprendizagem.
Introdução
Sobre o Livro e Sugestões de Leitura
Capítulo 1 Competências e Habilidades no Processo Avaliativo
Capítulo 2 Objetivos de Aprendizagem e suas Principais Características
Capítulo 3 Alinhamento entre Objetivos de Aprendizagem, Dinâmicas de Aulas e Avaliações
Capítulo 4 Importância do Nível Cognitivo para o Alinhamento entre Objetivos de Aprendizagem e as Práticas Avaliativas
Capítulo 5 Tipos de Instrumentos Avaliativos
Capítulo 6 Instrumentos Fechados – Questões de Múltipla Escolha
Capítulo 7 Instrumentos Abertos – Questões Discursivas
Capítulo 8 Rubricas de Correção
Capítulo 9 Tipos de Avaliação – Diagnóstica, Formativa e Somativa
Capítulo 10 Validade e Confiabilidade de Instrumentos Avaliativos
Capítulo 11 Intervenção na Aprendizagem
Capítulo 12 Matriz de Avaliação
Capítulo 13 Ensino Remoto, Presencial e Híbrido e Avaliação da Aprendizagem
Capítulo 14 Fechamento
Índice Alfabético
DÉBORA MALLET
Coordenadora Executiva do Núcleo de Gestão da Aprendizagem e da Comissão de Diversidade do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Tem experiência na área de Educação, com foco em processos de avaliação da aprendizagem, desenho de currículo e formação de professores, com mais de 22 anos de experiência em ensino de graduação e pós-graduação. Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Neurociência pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e graduada em Letras pela USP.
REGIANE DOS SANTOS
Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e bacharelado em Edição. Pós-graduada em Certificate in Business Project pelo Insper. Possui oito anos de experiência nas áreas de avaliação educacional e editoração. Atualmente, é especialista do Núcleo de Gestão da Aprendizagem no Insper.
THANUCI SILVA
Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche na Purdue University (Estados Unidos). Cursou doutorado direto em Ensino de Bioquímica no Programa de Pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular da Unicamp. Especializou-se em Ciência de Dados no Insper e, atualmente, é Especialista de Ensino e Aprendizagem e professora auxiliar de Big Data na mesma instituição. Tem experiência com produção de materiais didáticos digitais e instrucionais (projeto CONDIGITAL MEC/MCT), desenho, implementação e avaliação da aprendizagem baseada em evidências. Também atua como membro do corpo de revisores do Journal of Chemical Education, da American Chemical Society.