• Entrega Imediata

Livro Impresso

Como Elaborar Projetos de Pesquisa

  • ISBN:

    9786559771639

  • Edição: 7|2022
  • Editora: Atlas

Antonio Carlos Gil

R$ 85,00
In stock
SKU
42199812
ou em até 4x de R$ 21,25
< >
Referência há mais de 30 anos e adotado nas principais instituições de ensino superior do país.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 208
  • Publicação: 17/01/2022
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,36 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Como elaborar projetos de pesquisa incorpora, em sua 7ª edição, as mais recentes contribuições referentes à utilização de novas tecnologias na coleta e análise de dados na pesquisa, o que reforça o caráter atual da obra e reafirma o seu maior propósito: auxiliar estudantes e profissionais na elaboração de projetos de pesquisa, nos mais diversos campos do conhecimento.

Ao desenvolver este livro, o autor foi guiado por duas prioridades: em primeiro lugar, apresentar aos iniciantes, de maneira simples e acessível, os elementos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa; em segundo, garantir aos pesquisadores, bem como aos estudantes universitários – inclusive de cursos de pós-graduação –, condições para a organização de conhecimentos dispersos, obtidos ao longo da vida acadêmica ou por meio do contato direto com a prática de pesquisa.

Com uma natureza prática, mas longe de ser um “receituário”, a obra esclarece os procedimentos a serem adotados para a elaboração de projetos voltados aos mais diversos tipos de pesquisa, como pesquisa bibliográ?ca, pesquisa documental, ensaios clínicos, estudos de coorte, levantamentos de campo, estudos de caso, pesquisa etnográ?ca, pesquisa narrativa, pesquisa fenomenológica, grounded theory, pesquisa-ação, pesquisa participante e pesquisas de métodos mistos. Trata, ainda, das múltiplas implicações teóricas que envolvem o processo de criação cientí?ca.

APLICAÇÃO

Livro-texto para as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa dos cursos de Educação, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Social, Serviço Social e Economia, bem como dos cursos de pós-graduação lato sensu.

Leitura complementar para as disciplinas Pesquisa de Opinião e Mercadologia e Pesquisa de Opinião dos cursos de Administração e Comunicação Social.

Leitura de interesse para profissionais das áreas de Pesquisa Socioeconômica e Pesquisa de Mercado. Obra de referência para estudantes de pós-graduação, envolvidos na preparação de teses e dissertações acadêmicas.

1 Como Encaminhar uma Pesquisa?

2 Como Formular um Problema De Pesquisa?

3 Como Construir Hipóteses?

4 Como Classificar as Pesquisas?

5 Como Delinear uma Pesquisa Bibliográfica?

6 Como Delinear uma Pesquisa Documental?

7 Como Delinear uma Pesquisa Experimental?

8 Como Delinear um Ensaio Clínico?

9 Como Delinear um Estudo de Coorte?

10 Como Delinear um Estudo Caso-Controle?

11 Como Delinear um Levantamento?

12 Como Delinear um Estudo de Caso?

13 Como Delinear uma Pesquisa Etnográfica?

14 Como Delinear uma Pesquisa Narrativa?

15 Como Delinear uma Pesquisa Fenomenológica?

16 Como Delinear uma Pesquisa para Construir Teoria Fundamentada (Grounded Theory )?

17 Como Delinear uma Pesquisa-Ação?

18 Como Delinear uma Pesquisa Participante?

19 Como Delinear Pesquisas de Métodos Mistos?

20 Como Calcular o Tempo e o Custo do Projeto?

21 Como Redigir o Projeto de Pesquisa?

Leitura recomendada

Bibliografia

Índice alfabético

Antonio Carlos Gil

É licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia. É mestre e doutor em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). É professor dos programas de mestrado e doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – SP (USCS).Outros livros do autor publicados pelo GEN | Atlas:

  • Como fazer pesquisa qualitativa
  • Didática do ensino superior
  • Gestão de pessoas
  • Metodologia do ensino superior
  • Métodos e técnicas de pesquisa social
  • Sociologia geral
  • Teoria geral da administração