Livro Impresso
Ética Empresarial: Políticas de Responsabilidade Social Em 5 Dimensões
-
ISBN:
9786559775156
- Edição: 2|2023
- Editora: Atlas
De:
R$ 117,00
Por:
R$ 99,45
In stock
SKU
42202785
ou em até 4x de R$ 24,86
Ética Empresarial chega à segunda edição amplamente atualizado e mantém-se como referência para os mercados acadêmico e profissional.

- Formato: Impresso
- Páginas: 184
- Publicação: 03/08/2023
- Capa: Brochura
- Peso: 0,37 kg
- Dimensões: 17 X 24
Ética Empresarial chega à segunda edição amplamente atualizado e mantém-se como referência para os mercados acadêmico e profissional. O tema central é imprescindível para o ambiente dos negócios, pois está vinculado ao código de conduta, à missão e à governança de qualquer corporação. Porém, implantar políticas éticas significa atualizá-las constantemente segundo parâmetros, contextos e legislações vigentes.
Esta nova edição apresenta os seguintes diferenciais:
- Contempla textos sobre desenvolvimento e implantação de políticas éticas corporativas.
- Aborda temas relevantes e em voga, como ESG, governança corporativa, Relato Integrado e Código de Conduta.
- Traz aspectos ambientais e étnico-raciais, além de culturas afro-brasileira e indígena – conteúdos fundamentais para licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos, conforme a legislação.
- Oferece exemplos práticos e inclusão de estudos de caso, exercícios com respostas e propostas de atividades.
APLICAÇÃO
Livro-texto para as disciplinas Ética, Ética Empresarial, Governança Corporativa, Ética Corporativa, Ética e Cidadania, Sustentabilidade e temas afins. Também pode ser utilizado como material complementar para os cursos de Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração e Marketing. Aplicável, ainda, para indústria, comércio e em diferentes instituições, como hospitais, escolas, universidades e organizações não governamentais.
INTRODUÇÃO, 1
OBJETIVOS DO LIVRO, 3
PARTE I – As Cinco Dimensões da Ética Empresarial e a Necessidade de Políticas Institucionais, 5
Capítulo 1 - Conceito de Ética, 7
Capítulo 2 - Desafios das Instituições em Relação à Ética Corporativa, 13
Capítulo 3 - As Cinco Dimensões da Ética, 19
Capítulo 4 - Construção e Implantação de Código de Conduta Institucional, 31
Capítulo 5 - Componentes e Abrangência do Código de Conduta Empresarial, 37
PARTE II - Informações e Demonstrativos de Natureza Social, Ambiental e Econômico-Financeira, 43
Capítulo 6 - Origem dos Demonstrativos de Natureza Social, Ambiental e Econômico-
Financeira, 45
Capítulo 7 - Relato Integrado, 53
Capítulo 8 - A Necessidade de Construção de Indicadores, 61
Capítulo 9 - Avaliação de Sustentabilidade, 73
PARTE III - Governança Corporativa, 83
Capítulo 10 - Conceito e Modelo de Governança Corporativa, 85
Capítulo 11 - O Futuro da Governança Corporativa e das Políticas Éticas, 91
Capítulo 12 - Proposta de Governança Corporativa para Microentidades e Pequenas Empresas, 97
Capítulo 13 - COMPLIANCE, 101
PARTE IV - Tópicos Contemporâneos sobre Ética Empresarial, 107
Capítulo 14 - Políticas de Gestão Inclusiva, 109
Capítulo 15 - A Ética e a Multicultura Corporativa – Aspectos Multiculturais da Formação do Povo Brasileiro, 123
Capítulo 16 - Combate À Corrupção no Brasil, 135
Respostas dos Exercícios, 145
Referências, 159
Índice Alfabético, 165
Fernando de Almeida Santos é doutor em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (UnB), em Administração Financeira pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) e em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).
É também graduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Administração de Empresas pelo UNIFIEO. Atualmente, é coordenador e docente do mestrado profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC-SP, professor da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (FATEC Osasco) e pesquisador do Centro Universitário ENIAC.
É, ainda, palestrante internacional, editor de periódicos, avaliador de revistas científicas e coautor dos livros Contabilidade de custos: gestão em serviços, comércio e indústria e Gestão da educação a distância: comunicação, desafios e estratégias e do e-book Contabilidade com ênfase em micro, pequenas e médias empresas, publicados pelo GEN | Atlas.