• Entrega Imediata

Livro Impresso

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA PRÁTICA

  • ISBN:

    9788522494552

  • Edição: 3|2015
  • Editora: Atlas

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

De: R$  211,00 Por: R$  179,35
ou em até 9x de R$ 19,93
< >
Este livro apresenta, de forma estruturada, a explicação detalhada de "como" as empresas podem desenvolver e consolidar otimizadas governanças corporativas sustentadas por adequados conselhos de administração, os quais representam o foco central das decis
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 264
  • Publicação: 09/01/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,52 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro apresenta, de forma estruturada, a explicação detalhada de "como" as empresas podem desenvolver e consolidar otimizadas governanças corporativas sustentadas por adequados conselhos de administração, os quais representam o foco central das decisões das empresas que têm esses modernos modelos de gestão.

Os Conselhos de Administração das empresas e, consequentemente, os conselheiros têm um novo contexto de responsabilidades nas empresas e na economia brasileira. Esses conselhos também estão com maior amplitude de atuação e com forte interação com os acionistas das empresas, o que consolida a base de sustentação da atuação da Governança Corporativa.

A maior interação com os acionistas ou quotistas das empresas também é de elevada importância para os resultados das empresas, pois esta situação proporciona, de forma natural, maior atratividade das empresas no mercado.

Com referência à Diretoria Executiva, o livro apresenta o procedimento estruturado para que as informações e as decisões da Governança Corporativa sejam melhor aplicadas pelas empresas.

Esta nova abordagem de atuação está ocorrendo, inclusive, em empresas que não precisam, do ponto de vista legal, consolidar estas novas formas organizacionais baseadas na Governança Corporativa. Isto porque a prática tem demonstrado que esta nova estruturação pode ser fundamental para seus planos estratégicos e de desenvolvimento de novos negócios, bem como para a consolidação de fortes vantagens competitivas no mercado.

Portanto, este livro proporciona uma contribuição efetiva para que as empresas possam desenvolver e operacionalizar este novo modelo de gestão e usufruir de todas as suas vantagens administrativas.

Livro-texto para as disciplinas GOVERNANÇA CORPORATIVA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, PROCESSO DIRETIVO e TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Contabilidade e Direito. Leitura de atualização e reciclagem profissional para os acionistas, conselheiros e executivos das empresas.

Prefácio, xiii
Estrutura do livro, xix

1 Conceitos e tendências, 1
1.1 Introdução, 3
1.2 Conceitos básicos, 4
1.3 Evolução e tendências da atuação do Conselho de Administração, 6
1.4 Origens da Governança Corporativa, 12
1.5 Consolidação da Governança Corporativa, 16
1.6 Principais benefícios para as empresas, 22
Resumo, 29
Questões para debate, 30
Estudo de Caso: Estudo e debate da melhor forma de atuação do Conselho de Administração da Alpha Indústria e Comércio S.A., 30

2 Estruturação do Conselho de Administração e da Governança Corpo- rativa, 35
2.1 Introdução, 37
2.2 Sustentação legal, 37
2.2.1 Interação com a Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, 38
2.3 Estruturação organizacional do Conselho de Administração e da Governança Corporativa, 41
2.3.1 Organização geral, 42
2.3.2 Metodologia para o desenvolvimento e implementação da Governança Corporativa, 49
2.3.3 Órgãos de apoio, 56
2.3.3.1 Conselho Consultivo, 56
2.3.3.2 Comitês, 58
2.3.4 Assembleia Geral, 65
2.3.5 Conselho Fiscal, 68
2.3.6 Auditorias, 71
2.3.7 Interações com a Diretoria Executiva, 78
2.3.8 Conselho de família, 80
Resumo, 83
Questões para debate, 84
Estudo de Caso: Estruturação organizacional da Betha Internacional Ltda., 84

3 Atuação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa, 89
3.1 Introdução, 91
3.2 Atuação do Conselho de Administração, 92
3.2.1 Missão, 93
3.2.2 Responsabilidades, 93
3.2.3 Tamanho, 97
3.2.4 Reuniões, 97
3.2.4.1 Agenda da reunião, 108
3.2.4.2 Ata da reunião, 109
3.2.4.3 Acompanhamento das ações, 111
3.2.4.4 Convidados para as reuniões, 115
3.2.5 Modelo de gestão, 115
3.3 Atuação do conselheiro, 116
3.3.1 Capacitação, 117
3.3.2 Perfil de atuação, 121
3.3.3 Prazo do mandato, 125
3.3.4 Limite de idade, 125
3.3.5 Mudança de ocupação principal, 126
3.3.6 Remuneração, 126
3.3.7 Consultas externas, 127
3.3.8 Independência de atuação, 127
3.3.8.1 Conselheiro independente, 128
3.3.8.2 Conselheiros internos e externos, 129
3.3.8.3 Presidente do Conselho e da Diretoria Executiva, 129
3.3.8.4 Liderança independente do conselheiro, 130
3.3.8.5 Conselheiros profissionais, 132
3.3.9 Introdução de novos conselheiros, 135
3.4 Atuação da Governança Corporativa, 136
3.4.1 Porta-voz da empresa, 136
3.4.2 Informações sustentadas e verdadeiras, 137
3.4.3 Planejamento da sucessão, 138
3.5 Avaliação, 138
3.5.1 Do Conselho de Administração e dos conselheiros, 139
3.5.2 Da Governança Corporativa, 1


Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Graduado, pós

graduado, mestre, doutor e livre

docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pós

graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde foi criador e docente das disciplinas "Consultoria empresarial", "Reengenharia estratégica, organizacional e de processos" (mestrado e doutorado) e "Administração estratégica" (doutorado)

Foi professor de carreira (concursado) dos cursos de graduação e pós

graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós

graduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC

Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS

Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior

É autor de outros 23 livros publicados pela Atlas