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E-Book - BALANCED SCORECARD
-
ISBN:
9788597000344
- Edição: 1|2006
- Editora: Atlas
R$ 88,00
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SKU
4206112
ou em até 4x de R$ 22,00
O livro expõe como uma preocupação latente nos anos 1980 foi trabalhada por Kaplan até que, em 1992, junto com Norton, chegou ao BSC. Expõe as evoluções do que nasceu uma ferramenta para avaliação de desempenho até constituir-se, no ano de 1996, em u
O livro expõe como uma preocupação latente nos anos 1980 foi trabalhada por Kaplan até que, em 1992, junto com Norton, chegou ao BSC. Expõe as evoluções do que nasceu uma ferramenta para avaliação de desempenho até constituir-se, no ano de 1996, em um sistema de gestão estratégica. É uma importante contribuição para que não se incorra no equívoco comum de confundir o BSC com um conjunto de indicadores.
A organização do texto enfatiza a ponte entre Kaplan e Norton (2004) e Kaplan e Norton (2001), entre a elaboração dos "mapas estratégicos" e a consolidação da "organização focada na estratégica". O que é conseguido com a explicitação dos processos pelos quais o planejamento estratégico se vincula ao planejamento operacional (chão de fábrica e orçamento).
O livro, diferentemente da literatura corrente sobre o tema, simplesmente elogiosa ao BSC, trata das dificuldades reais para o desenho dos componentes do mapa estratégico e para o seu uso como instrumento de gestão estratégica. Facilita o leitor por agrupar os desafios de implementação de acordo com as etapas em que aparecem: (1) antes de decidir implementar; (2) uma vez decidido, antes de começar a implementar; (3) ao desenhar o BSC; (4) ao implementar o BSC; (5) depois de implementar, ao vincular com o sistema de recompensas.
1 Uma introdução
1.1 Antecedentes
1.2 Utilização original e suas alterações
1.2.1 A primeira utilização: medidas de desempenho
1.2.2 Evolução I: comunicação e alinhamento estratégico
1.2.3 Evolução II: sistema de gestão estratégica
1.3 Organização focada na estratégia
2 Implantação: Primeira Abordagem
2.1 Balanced Scorecard (BSC)
2.2 Estratégia
2.3 Mapa estratégico
2.4 Desenho do mapa estratégico
2.4.1 Desdobramento em relações de causa e efeito
2.4.2 Arranjo sistêmico dos componentes
2.4.2.1 Integração lateral: entre perspectivas
2.4.2.2 Integração vertical: da estratégia à ação
2.4.2.3 Complementaridade entre as integrações vertical e lateral
2.4.3 objetivos estratégicos e perspectivas de gestão
2.4.3.1 Proposição de valor
2.4.3.2 estágio de desenvolvimento do negócio
2.4.3.3 Perspectiva financeira
2.4.3.4 Perspectiva de clientes
2.4.3.5 Perspectiva de processos internos
2.4.3.6 Perspectiva de aprendizado e crescimento
2.4.4 as medidas, as metas e as ações
2.4.4.1 Medidas
2.4.4.2 Metas
2.4.4.3 Planos de ação
2.5 BSC como um sistema de gestão estratégica
2.5.1 Formular
2.5.2 Comunicar
2.5.3 Planejar
2.5.4 Avaliar
3 Implantação: Cuidados Adicionais
3.1 O que não se deve fazer ao implantar o BSC
3.1.1 Primeiro grupo de desafios: antes de decidir implantar o BSC
Desafio 1 - Perfil adequado, da organização e dos dirigentes
Desafio 2 - Não subestimar a complexidade da tarefa
3.1.2 Segundo grupo de desafios: antes de começar a implantar o BSC
Desafio 3 - Definir o core do negócio
Desafio 4 - Definir a estratégia de forma clara
Desafio 5 - Conseguir o comprometimento da alta administração e dos gerentes
Desafio 6 - Não utilizar um projeto padronizado
Desafio 7 - Não utilizar como um controle extra, de cima para baixo
3.1.3 Terceiro grupo de desafios: ao desenhar o BSC
Desafio 8 - Considerar as complexidades dos fatores críticos
Desafio 9 - Não exagerar na complexidade buscando a perfeição
Desafio 10 - Considerar eventos relevantes não mensuráveis
Desafio 11 - Legitimar os padrões de desempenho
3.1.4 Quarto grupo de desafios: ao implantar o BSC
Desafio 12 - Ouvir as unidades de negócio
Desafio 13 - Projeto piloto
Desafio 14 - Não subestimar as resistências
Desafio 15 - Não subestimar as necessidades de comunicação dentro da empresa
Desafio 16 - Não subestimar as necessidades de treinam
1.1 Antecedentes
1.2 Utilização original e suas alterações
1.2.1 A primeira utilização: medidas de desempenho
1.2.2 Evolução I: comunicação e alinhamento estratégico
1.2.3 Evolução II: sistema de gestão estratégica
1.3 Organização focada na estratégia
2 Implantação: Primeira Abordagem
2.1 Balanced Scorecard (BSC)
2.2 Estratégia
2.3 Mapa estratégico
2.4 Desenho do mapa estratégico
2.4.1 Desdobramento em relações de causa e efeito
2.4.2 Arranjo sistêmico dos componentes
2.4.2.1 Integração lateral: entre perspectivas
2.4.2.2 Integração vertical: da estratégia à ação
2.4.2.3 Complementaridade entre as integrações vertical e lateral
2.4.3 objetivos estratégicos e perspectivas de gestão
2.4.3.1 Proposição de valor
2.4.3.2 estágio de desenvolvimento do negócio
2.4.3.3 Perspectiva financeira
2.4.3.4 Perspectiva de clientes
2.4.3.5 Perspectiva de processos internos
2.4.3.6 Perspectiva de aprendizado e crescimento
2.4.4 as medidas, as metas e as ações
2.4.4.1 Medidas
2.4.4.2 Metas
2.4.4.3 Planos de ação
2.5 BSC como um sistema de gestão estratégica
2.5.1 Formular
2.5.2 Comunicar
2.5.3 Planejar
2.5.4 Avaliar
3 Implantação: Cuidados Adicionais
3.1 O que não se deve fazer ao implantar o BSC
3.1.1 Primeiro grupo de desafios: antes de decidir implantar o BSC
Desafio 1 - Perfil adequado, da organização e dos dirigentes
Desafio 2 - Não subestimar a complexidade da tarefa
3.1.2 Segundo grupo de desafios: antes de começar a implantar o BSC
Desafio 3 - Definir o core do negócio
Desafio 4 - Definir a estratégia de forma clara
Desafio 5 - Conseguir o comprometimento da alta administração e dos gerentes
Desafio 6 - Não utilizar um projeto padronizado
Desafio 7 - Não utilizar como um controle extra, de cima para baixo
3.1.3 Terceiro grupo de desafios: ao desenhar o BSC
Desafio 8 - Considerar as complexidades dos fatores críticos
Desafio 9 - Não exagerar na complexidade buscando a perfeição
Desafio 10 - Considerar eventos relevantes não mensuráveis
Desafio 11 - Legitimar os padrões de desempenho
3.1.4 Quarto grupo de desafios: ao implantar o BSC
Desafio 12 - Ouvir as unidades de negócio
Desafio 13 - Projeto piloto
Desafio 14 - Não subestimar as resistências
Desafio 15 - Não subestimar as necessidades de comunicação dentro da empresa
Desafio 16 - Não subestimar as necessidades de treinam
Ana Paula Paulino da Costa
MBAController pela FIPECAFI Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEAUSP; Bacharel em Economia pela FEAUSP Economista, consultora e pesquisadora.
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