• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

O Direito na História - Lições Introdutórias

  • ISBN:

    9786559773732

  • Edição: 7|2023
  • Editora: Atlas

José Reinaldo de Lima Lopes

R$  197,00
In stock
SKU
42201341
ou em até 9x de R$ 21,89
< >
Uma leitura panorâmica da história do Direito. Com foco no Brasil a partir do século XIX, este livro sugere um modo de se fazer História e uma interpretação da experiência cultural dos juristas.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 400
  • Publicação: 06/10/2022
  • Capa: Flexível
  • Peso: 0,61 kg
  • Dimensões: 16 X 23

O Direito na História ­­- Lições Introdutórias promove um melhor entendimento do tema para que, quem atue na área, se dê conta de que está participando de uma história de controvérsias e decisões, a qual continua hoje e para a qual suas atividades vão contribuir.

 

Por que ter O Direito na História?

Quem se inicia no estudo do Direito deve saber que tanto o ordenamento jurídico quanto a teoria (doutrina) foram forjados ao longo do tempo para dar solução a problemas e a conflitos.

 

Apropriar-se dessa história é também tornar-se um jurista melhor, tendo em vista que o Direito é uma disciplina de cunho prático por excelência.

1 Sobre a História Do Direito: Seus Métodos e Tarefas

2 O Mundo Antigo, Grécia e Roma

3 A Alta Idade Média

4 O Direito Canônico e a Formação do Direito Ocidental Moderno

5 Metodologia do Ensino Jurídico e sua História: Idade Média – A Escolástica

6 As Filosofias Medievais e o Direito

7 As Ideias Jurídicas do Século XVI ao Século XVIII: O Direito Natural Moderno e o Iluminismo

8 Metodologia e Ensino Do Direito: A Modernidade

9 O Regime Colonial e o Antigo Regime

10 As Fontes: Constituição e Codificação no Brasil do Século

11 As Instituições e a Cultura Jurídica: Brasil – Século XIX

12 Do Século XIX ao Século XX: Inovações Republicanas

13 Contrato, Propriedade, Pessoa Jurídica

Quadro Cronológico

Quadro Constitucional Histórico Comparativo

Bibliografia

Índice Remissivo

Índice Onomástico

 

Sumário completo disponível aqui.

José Reinaldo de Lima Lopes

É professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde ensina filosofia e história do pensamento jurídico nos cursos de graduação e de pós-graduação. Foi professor fundador da Escola de Direito da FGV em São Paulo (2003-2014) e professor visitante em diversas universidades estrangeiras, como a Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), a Universidade de Munique (Alemanha), a Universidade Nacional (Bogotá, Colômbia), a Universidade de Toulouse e de Bordéus (França) e a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Além desta obra, é autor de As palavras e a lei –direito, ordem e justiça no pensamento jurídico moderno (2ª edição, 2021), Direitos sociais –teoria e prática(2006),Curso de história do direito(4ª edição), O Oráculo de Delfos –Conselho de Estado e direito no Brasil Império(2010), Naturalismo jurídico no pensamento brasileiro(2014), História da justiça e do processo no Brasil do século XIX(2017), Curso de filosofia do direito –o direito como prática(2ª edição, 2021), Cultura giuridica e istituzioni in Brasile tra otto e novecento (Pisa, 2022), e coeditor de Supremo Tribunal de Justiça do Império (2010), História das justiças(2018), Global legal history in comparative perspective(2018), Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos(2021) e Nas trilhas de Ascarelli (2022). Venceu o Prêmio Jabuti de 2007 (melhor livro jurídico) e foi honrado com a Medalha do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências (2010).