• Entrega Imediata

e-Book

E-book Alimentos Compensatórios

  • ISBN:

    9788530994679

  • Edição: 2|2024
  • Editora: Forense

Rolf Madaleno

R$  146,00
In stock
SKU
42203838
ou em até 7x de R$ 20,86

    Esse(a) e-book é para:

< >
Este livro trata dos alimentos compensatórios, ou compensação econômica, cujo propósito indenizatório procura compensar o cônjuge ou companheiro, quando o divórcio ou a dissolução do relacionamento afetivo tenha produzido um desequilíbrio econômico.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 368
  • Publicação: 12/03/2024

Os alimentos compensatórios, ou a compensação econômica, não têm gênero nem devem ser chamados de pensão, eis que seu propósito indenizatório procura compensar o cônjuge ou companheiro de qualquer relação hétero ou homoafetiva, na qual o divórcio ou a dissolução do relacionamento afetivo tenha produzido um desequilíbrio econômico em relação à posição do outro parceiro, que implique o agravamento da sua situação anterior, durante o casamento ou a sua convivência estável.

A doutrina e a jurisprudência construíram duas versões distintas de alimentos compensatórios.

Embora não previstos expressamente na legislação brasileira, os alimentos compensatórios humanitários, provenientes da drástica queda do padrão de vida do consorte ou companheiro, foram recepcionados pela doutrina. Já os alimentos compensatórios patrimoniais, originários da existência de bens comuns que geram renda, mas que se encontram sob a livre e unilateral administração do cônjuge ou companheiro judicialmente acionado, foram largamente recepcionados pela jurisprudência dos tribunais estaduais, depois de respaldados genericamente pelo Superior Tribunal de Justiça.

Como resultado, ocorre ainda muita confusão entre a sua natureza jurídica. Essa dicotomia motivou a criação deste livro, que intenta contar a trajetória jurídica brasileira dos alimentos compensatórios e contribuir para a melhor e maior compreensão dos alimentos compensatórios patrimoniais e os alimentos compensatórios humanitários no direito nacional.

Capítulo 1 – Dos alimentos

Capítulo 2 – Compensação econômica patrimonial

Capítulo 3 – Dos alimentos compensatórios

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO

ROLF MADALENO

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-RS e advogado com exclusividade na área do Direito de Família e Sucessões em Porto Alegre e em São Paulo. Professor visitante na pós-graduação das Faculdades de Direito da ULBRA, da UNIRITTER e da UNISC (localizadas no Rio Grande do Sul), da UNI-CENP (em Curitiba-PR), do JusPodivm (na Bahia) e da UNIT (em Aracaju-SE). Professor convidado na pós-graduação em Direito de Família da UNIFOR, da UFBA, das Faculdades Borges de Mendonça, do CESUC (em Florianópolis-SC), da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão, da Escola de Magistratura de São Paulo, da Escola de Direito de Campo Grande-MS, na pós-graduação em Direito de Família da UFRGS, na pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da Legale Cursos Jurídicos, da Escola Superior de Advocacia e da Escola Paulista de Direito (localizadas em São Paulo). Membro da AIJUDEFA (Asociación Internacional de Juristas de Derecho de Familia). Na UNISINOS, foi professor concursado de Direito de Família e Direito das Sucessões. Foi professor de Direito de Família e Sucessões na graduação da PUC-RS, onde continua lecionando na pós-graduação. Palestrante no Brasil e no exterior. Conselheiro estadual da OAB-RS (2022-2024) e Diretor-Geral da ESA/RS (gestão 2021-2023). Foi Diretor nacional do IBDFAM e conselheiro da Seccional da OAB-RS (gestão 2010-2012). Foi vice-presidente do IARGS (2004-2006 e 2006-2008), conselheiro e diretor-tesoureiro da OAB-RS (no biênio 1996-1997) e juiz eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, na classe dos juristas. Conselheiro federal da OAB-RS (triênio 2013-2015) e conselheiro estadual da OAB-RS (triênio 2016-2018). É diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS. Integra a Comissão de Juristas Encarregados da Revisão do Código Civil nomeada pelo Senado Federal. Integra o Conselho Científico Internacional da Revista de Dreptul Familiei da Romênia, tendo publicações de artigos em livros e revistas de direito de família e sucessões no Brasil e no exterior.