• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Jurisdição Constitucional de Crise

  • ISBN:

    9786559648221

  • Edição: 1|2023
  • Editora: Forense

Pietro Cardia Lorenzoni

R$  198,00
In stock
SKU
42202941
ou em até 9x de R$ 22,00
< >
A presente obra, fruto de pesquisa doutoral, busca analisar o fenômeno da jurisdi-ção constitucional no contexto de crise.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 360
  • Publicação: 12/05/2023
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,53 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Na história recente, a República Federativa brasileira enfrentou tanto uma crise pandêmica como graves cenários de instabilidade política e constitucional, motivos que levaram o Supremo Tribunal Federal à centralidade do debate público. Com isso, surgem dúvidas sobre os limites do exercício da jurisdição constitucional e, com elas, a amplitude da necessária abertura hermenêutica para a crise vivenciada.

Nesse sentido, o ponto de partida do livro é a construção do próprio conceito de direito, marcado pela institucionalização da razão na linguagem pública. No seu desenvolvimento, exploram-se os pressupostos e as características da jurisdição constitucional, demarcados pelo respeito à tradição constitucional ocidental e pela história brasileira. Analisam-se, também, o atual momento histórico de fragilização das democracias constitucionais no Ocidente e os problemas específicos da democracia brasileira, caracterizada por preocupantes níveis de degeneração constitucional e de polarização política.

Sob esses marcos, o conceito da jurisdição constitucional extraordinária, os seus critérios e seus limites são sugeridos como fatores de legitimação da jurisdição brasileira. Por fim, algumas das principais decisões do Supremo Tribunal Federal no enfrentamento da Covid-19 foram analisadas a partir da proposta teórica apresentada no livro.

Com o estudo, espera-se contribuir para o debate acadêmico e prático. Desejo uma boa leitura a todos.

Capítulo 1 – Introdução

Capítulo 2 – Decisões Constitucionais: Argumentação Jurídica e Crítica Hermenêutica

Capítulo 3 – Cortes Constitucionais: Constitucionalismo e História Constitucional Brasileira

Capítulo 4 – Jurisdição Constitucional Extraordinária: Contexto, Crises e Critérios

Capítulo 5 – Conclusões

Referências Bibliográficas

 

Sumário completo disponível aqui.

Pietro Cardia Lorenzoni

Advogado. Doutor em Direito, com orientação pelo Prof. Dr. Lenio Luiz Streck, pela universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS. Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP-RS. Especialista em Jurisdição Constitucional pela Universidade de Pisa na Itália – UNIPI. Professor de Direito e Processo Constitucional na graduação e na pós-graduação do IDP-DF, da UNIEURO-DF e da FMPRS. Realiza pesquisa pós-doutoral, sob orientação do Min. Prof. Dr. Gilmar Mendes, no IDP-DF. Membro consultor da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB. Membro do Dasein – Núcleo de Estudos Hermenêuticos.