Livro Impresso
Direito do Consumidor - 7ª Edição 2021
-
ISBN:
9788597025507
- Edição: 7|2021
- Editora: Atlas
R$ 167,00
In stock
SKU
42198349
ou em até 8x de R$ 20,88
Este livro foi elaborado a partir de uma rica pesquisa jurisprudencial e bibliográfica, inclusive com apoio na doutrina estrangeira. Bem didático, sua linguagem é de fácil assimilação, sem, entretanto, se descuidar do aprofundamento que os temas reclamam
- Formato: Impresso
- Páginas: 336
- Publicação: 30/10/2020
- Capa: Brochura
- Peso: 0,50 kg
- Dimensões: 16 X 23
Este livro foi elaborado a partir de uma rica pesquisa jurisprudencial e bibliográfica, inclusive com apoio na doutrina estrangeira. Bem didático, sua linguagem é de fácil assimilação, sem, entretanto, se descuidar do aprofundamento que os temas reclamam dos operadores do Direito, desde alunos, advogados, promotores e juízes.
Apresenta um conhecimento sistematizado sobre o Direito do Consumidor e acentua a importância do Código de Defesa do Consumidor no sistema legislado brasileiro a partir de uma descrição histórica da constante evolução do conceito de contrato. Sua abordagem abrange desde os tempos romanos até os atuais, em que a nova realidade social e econômica determinou o surgimento de um contrato com perfil diferente do que vigorava na época em que foi elaborado o Código Civil de Clóvis Beviláqua. O texto explica essa diferença e mostra a importância social de uma relação negocial em que se preservem o princípio da igualdade, consagrado na Constituição, e o da equivalência das prestações, fundamento de toda relação bilateral justa.
A obra destaca os principais institutos consagrados no Código de Defesa do Consumidor, como a boa-fé objetiva, a lesão enorme, a resolução por fato superveniente e a desconsideração da pessoa jurídica. Analisa três temas que são os mais árduos do ramo: as nulidades no CDC, a responsabilidade pelo fato do produto ou serviço e, por fim, a defesa do consumidor em juízo.
O leitor encontrará, nesta edição, importantes aspectos relacionados à Lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, recentemente em vigor, além dos impactos causados pela pandemia de coronavírus, analisados pelo autor.
Obra recomendada para o operador do Direito que lida com o Código de Defesa do Consumidor quando estiver fazendo qualquer ação que envolva direitos do consumidor, discussão de contratos bancários e elementos mínimos da dogmática pertinente à área. Livro-texto para a disciplina Direito do Consumidor e leitura complementar para as disciplinas Responsabilidade Civil, Contratos e Processo Coletivo do curso de graduação em Direito.
Saiba mais sobre o livro neste vídeo:
Introdução
Parte I - CDC, Contrato e Direito Fundamental do Consumidor
Capítulo 1 – Do Direito Contratual e o CDC
Capítulo 2 – A Relação Jurídica De Consumo
Capítulo 3 – A Boa-Fé Nas Relações de Consumo
Parte II - Da Proteção Contratual ao Consumidor
Capítulo 4 – Da Proteção Contratual ao Consumidor
Capítulo 5 – Cláusulas Abusivas no CDC
Parte III - Da Responsabilidade Civil do Fornecedor
Capítulo 6 – Responsabilidade Civil no CDC
Capítulo 7 – A Desconsideração da Personalidade Jurídica
Parte IV - Da Defesa do Consumidor em Juízo
Capítulo 8 – O Direito Fundamental à Defesa
Parte V - Regulação de Mercado e Defesa Administrativa do Consumidor
Capítulo 9 – A Defesa Administrativa do Consumidor
Parte VI - Legislação
Lei Nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990
Enunciados das Súmulas do Superior Tribunal de Justiça Pertinentes à Defesa do Consumidor
Referências
Sumário completo disponível aqui.
Paulo R. Roque A. Khouri
Advogado e Professor. Doutorando em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa