• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

MANUAL DE SOCIOLOGIA: Dos Clássicos à Sociedade da Informação

  • ISBN:

    9788522434558

  • Edição: 2|2003
  • Editora: Atlas

Delson Ferreira

De: R$ 115,00 Por: R$ 92,00
ou em até 2x de R$ 46,00
< >
Este livro oferece ao professor e ao aluno um instrumental teórico básico que permite a ambos lidar com os paradigmas centrais da Sociologia e discuti-la para além da mera reprodução de seus conteúdos conceituais. Instiga o trabalho reflexivo - tanto e...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 248
  • Publicação: 28/08/2003
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,49 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro oferece ao professor e ao aluno um instrumental teórico básico que permite a ambos lidar com os paradigmas centrais da Sociologia e discuti-la para além da mera reprodução de seus conteúdos conceituais. Instiga o trabalho reflexivo - tanto em sala de aula quanto na atividade de leitura complementar - e abre possibilidades para o exercício da crítica social, a ser realizada à luz dos problemas da realidade atual.

 

Este é o diferencial da proposta de estudo desta obra: apresentar conteúdo conceitual do conjunto da reflexão sociológica - dos clássicos aos nossos dias - e, ao mesmo tempo, ir além dele, propiciando a possibilidade de, por meio da leitura e do estudo sistemático, problematizar a sociedade em que vivemos. Para isso, ele demonstra o caminho do desenvolvimento teórico da Sociologia no século XX, passando pelos problemas e processos sociais fundamentais - estratificação social, mobilidade e desigualdade - e estabelecendo o significado atual dos novos movimentos sociais nos processos políticos brasileiro e mundial.

 

Ao introduzir, em sua parte final, a comunicação e a informação, duas das questões mais relevantes para o entendimento sociológico da teia de complexidade que permeia a sociedade contemporânea, o texto cumpre sua função e evidencia os problemas gerados pela sociedade da informação nas diversas áreas da ação coletiva humana, que se refletem nas relações entre a mídia, a opinião pública, o poder e a política.

 

Livro-texto para a disciplina de SOCIOLOGIA ou INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA dos cursos de graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras, Psicologia, Ciências Sociais, História, Geografia, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social. Leitura relevante para atualização e reciclagem teórica dos profissionais que trabalham com questões pertinentes às relações sociais.

Parte I - Introdução à Sociologia

1    Homem e sociedade

2    Sociologia: História e desenvolvimento

Parte II - Sociologia Clássica

3    O Positivismo sociológico

4    O Pensamento Marxista

   

5    O Pensamento Weberiano

    Parte III - Sociologia Contemporânea

6    O Desenvolvimento da Sociologia no Século XX

   

7    A Construção do Pensamento Sociológico no Brasil

8    A Sociologia Brasileira

     Parte IV - A Questão Social

9    Estratificação e Mobilidade Social

10    Desigualdade Social

11    Movimentos

 


Delson Ferreira

 

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de São Carlos

 

UFSCar

 

Historiador e Sociólogo pela Pontifícia Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar)

 

 

Professor universitário das disciplinas Sociologia Geral e Aplicada, Teoria Política e do Estado e Metodologia da Pesquisa Científica

 

Atua na mídia como cometarista político

 

Membro da Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP)