Livro Impresso
Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas Contemporâneas
-
ISBN:
9788521638506
- Edição: 1|2023
- Editora: LTC
R$ 101,00
In stock
SKU
219216
ou em até 5x de R$ 20,20
O livro aborda a Psicologia do Desenvolvimento Humano, sendo voltado para o contexto brasileiro de pesquisas nessa área de conhecimento.
- Formato: Impresso
- Páginas: 192
- Publicação: 16/01/2023
- Capa: Brochura
- Peso: 0,30 kg
- Dimensões: 17 X 24
Psicologia do Desenvolvimento - Teorias e Práticas Contemporâneas é um convite para que o leitor revisite modelos teóricos clássicos e contemporâneos da área e conheça especialmente o contexto brasileiro de pesquisas sobre o tema e suas possíveis contribuições para as políticas públicas voltadas à promoção da saúde.
Trata-se de uma nova obra de referência, indicada tanto para a pesquisa quanto para práticas profissionais, contribuindo para a reflexão e solução de problemas relacionados às transformações e interações do ser humano com o meio, em suas diversas manifestações e contextos.
O livro é resultado de um esforço para apresentar, sintetizar e refletir sobre a Psicologia do Desenvolvimento – desde seu percurso histórico, métodos de pesquisa, temáticas e polêmicas contemporâneas –, apontando desdobramentos e contribuições possíveis para a formação profissional, e para o desenvolvimento do ser humano em seus diversos contextos e momentos do ciclo vital.
O livro apresenta alguns núcleos, grupos e laboratórios brasileiros, que desenvolvem pesquisas consistentes sobre o desenvolvimento humano no país, contribuindo para a formação de profissionais, melhores práticas e elaboração de políticas públicas para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
É destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais,
dos campos da saúde e da educação.
***
“As autoras não se furtam a penetrar em áreas difíceis e polêmicas, como, por exemplo, as comparações e articulações possíveis entre as diferentes abordagens teóricas, e o fazem de maneira ponderada, longe do que não raramente se vê entre psicólogos do desenvolvimento: a eleição exclusiva de uma teoria e a ignorância total, para não dizer desprezo, das demais.”
Yves de La Taille
Professor Titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)
Unidade 1 Psicologia do Desenvolvimento Humano: Princípios e Métodos
Capítulo 1 Psicologia do Desenvolvimento: Definição e Percurso Histórico
Capítulo 2 Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento: Fundamentos e Métodos
Capítulo 3 Polêmicas e Controvérsias em Psicologia do Desenvolvimento
Unidade 2 Principais Modelos Teóricos e suas Contribuições para a Psicologia do Desenvolvimento
Capítulo 4 Epistemologia Genética de Jean Piaget
Capítulo 5 Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky
Capítulo 6 Teoria Sociointeracionista de Henri Wallon
Capítulo 7 Teorias Psicanalíticas e o Desenvolvimento
Capítulo 8 Teorias do Ciclo Vital, Contextos de Desenvolvimento e Individualidade Humana
Capítulo 9 Interfaces entre Perspectivas Teóricas na Psicologia do Desenvolvimento Humano
Unidade 3 Variabilidade e Normatividade no Desenvolvimento Humano
Capítulo 10 Variabilidade e Tendências no Desenvolvimento Humano
Capítulo 11 Trajetórias de Desenvolvimento no Ciclo Vital
Unidade 4 A constituição do Eu e sua Relação com o Mundo
Capítulo 12 A Constituição do Eu: Gestação, Nascimento e os Primeiros Anos de Vida
Capítulo 13 A Constituição do Eu durante a Infância
Capítulo 14 A Constituição do Eu na Adolescência
Capítulo 15 A Constituição do Eu na Vida Adulta e no Envelhecimento
Unidade 5 Tópicos e Debates Contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento
Capítulo 16 Gênero e Sexualidade
Capítulo 17 Família, Parentalidade e suas Repercussões no Desenvolvimento Humano
Capítulo 18 Desenvolvimento Humano, Desigualdades e Vulnerabilidades
Capítulo 19 Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e sua Interface no Desenvolvimento
Considerações Finais
Índice Alfabético
Camila Tarif Ferreira Folquitto
É psicóloga Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realizou estágio de pós-doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como pesquisadora do desenvolvimento humano, com ênfase na infância e adolescência, e na área clínica.
Mariana Inés Garbarino
É psicóloga e pedagoga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realiza pesquisas no campo do desenvolvimento humano, especialmente em contextos de dificuldade escolar e inclusão, nas perspectivas da psicanálise e da psicogênese piagetiana.
Maria Thereza Costa Coelho de Souza
É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). É pesquisadora do desenvolvimento humano, especialmente das relações entre afetividade e inteligência, e desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com a perspectiva de Jean Piaget. Tem inúmeros artigos, livros e capítulos de livros publicados na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano.