Livro Impresso
A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia
-
ISBN:
9788521610854
- Edição: 2|1988
- Editora: LTC
R$ 123,00
In stock
SKU
6002
ou em até 6x de R$ 20,50
Os textos são auto explicativos e constituem uma introdução ampla e consistente para todos os que se dedicam ao trabalho gestáltico-terapêutico.
- Formato: Impresso
- Páginas: 212
- Publicação: 28/07/1978
- Capa: Brochura
- Peso: 0,26 kg
- Dimensões: 14 X 21
Com o desenvolvimento da “Terceira Força” em psicologia – que se preocupa mais com o homem em sua humanidade do que com a sua definição em termos psicanalíticos ou behavioristas –, e com o advento de modelos que consideram os problemas vivenciais e existenciais como dificuldades de relacionamento e comunicação “aqui e agora”, registrou-se uma acentuada transferência de interesse para os aspectos positivos da personalidade.
A Gestalt-Terapia está fortemente vinculada a essa posição humana da psicologia, na qual se destacam igualmente as teorias de Maslow, Rogers, Jourard e outros que ofereceram como alternativas ao sofrimento e à angustia, não a infelicidade, mas a alegria e a plenitude vivencial. Enfatizando metas e diretrizes positivas da existência, e usando técnicas direta e imediatamente criadas para produzi-las, a abordagem gestáltica requer que o paciente especifique as mudanças que deseja em si mesmo, ajudando-o a incrementar sua compreensão de si mesmo, a experimentar e a mudar.
Os princípios básicos da Gestalt-Terapia são, predominantemente, obra de Frederick (Fritz) S. Perls, autor deste A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia, concluído pouco antes de sua morte.
Prefácio
Introdução
Parte I: Abordagem Gestáltica
Capítulo 1 - Fundamentos
Capítulo 2 - Mecanismos Neuróticos
Capítulo 3 - E Aqui Temos o Neurótico
Capítulo 4 - Terapia Aqui e Agora
Capítulo 5 - Descascando a Cebola
Capítulo 6 - Ir e Vir, Psicodrama e Confusão
Capítulo 7 - Quem Está Ouvindo?
Parte II: Testemunha Ocular da Terapia
Capítulo 8 - A Gestalt em Ação
Frederick Salomon Perls (1893-1970)
Mais conhecido como Fritz Perls, foi um notável psiquiatra e psicoterapeuta. Judeu, nascido na Alemanha, desenvolveu uma nova abordagem no campo da psicoterapia, a Gestalt-Terapia.
Em 1920, recebeu o grau de doutorado em medicina pela Humboldt University of Berlin. Em 1923, viajou para o Brasil, onde fez palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1946, decidiu ir com a família para os Estados Unidos, onde passou a lecionar no William Alanson White Institute. Perls tornou-se psicanalista freudiano e também foi influenciado por Wilhelm Reich antes de desenvolver suas ideias e a psicologia da Gestalt.
Revisão técnica:
Professor Jorge Alberto Costa e Silva – Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Tradução:
José Sans