• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

  • ISBN:

    9788522474400

  • Edição: 2|2006
  • Editora: Atlas

Jorge Duarte e Antônio Barros

De: R$  186,00 Por: R$  158,10
In stock
SKU
4206098
ou em até 7x de R$ 22,59

    Esse(a) e-book é para:

< >
Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 408
  • Publicação: 03/09/2015
Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais com larga experiência acadêmica e no mercado profissional para produzirem capítulos específicos sobre cada tema.

Acostumados a ensinar metodologia, orientar e produzir trabalhos acadêmicos, os autores apresentam textos didáticos sobre os métodos e técnicas de pesquisas mais utilizadas em Comunicação Social - principalmente em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, seja em cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, seja no mercado profissional. A obra contribui para o amadurecimento científico do campo da comunicação, ao abordar o estado-da-arte na operacionalização de pesquisas de campo, sem descuidar dos aspectos filosóficos. Assim, os capítulos de 1 a 3 têm o objetivo de situar o leitor no contexto da discussão filosófica e epistemológica acerca da relação entre ciência e método científico. Já os textos contidos nos capítulos de 4 a 23 no livro e de 24 a 27 disponibilizados na Internet apresentam os diversos procedimentos metodológicos, com uma abordagem direcionada às diversas áreas da Comunicação Social.

Obra para consulta permanente, é um guia para pesquisadores iniciantes e experientes que mostra como elaborar projetos de pesquisa, revisar bibliografia, fazer entrevista em profundidade, além de abordar outros recursos metodológicos, como análise de conteúdo, análise de discurso, estudo de caso, análise de imagem na mídia, pesquisa de opinião, grupo focal, pesquisa na Internet. Fornece textos complementares na Internet, produzidos especialmente para esta obra.

Livro recomendado para profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social e outros cursos de Ciências Sociais e Humanas, especialmente Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Marketing, Comunicação Organizacional e Administração. Leitura complementar para as disciplinas METODOLOGIA CIENTÍFICA, METODOLOGIA DE PESQUISA, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais e Humanas. Útil, também, para pesquisas bibliográficas e de campo em todas as áreas do conhecimento.
Apresentação

Introdução (José Marques de Melo), 1

1 Ciência, poder e comunicação (Isaac Epstein), 15
1 Ciência e poder, 15
2 "Paradigmas" em ciências sociais, 19
3 Orientações epistêmicas, 21
4 Procedimentos analíticos, 25
5 Procedimentos qualitativos e procedimentos quantitativos, 26
6 Comunicação, 27
Conclusões, 28
Referências bibliográficas, 30

2 A elaboração do projeto de pesquisa (Antonio Teixeira de Barros e Rogério Diniz Junqueira), 32
1 Teoria e pesquisa social: elementos para compreender essa relação, 32
2 Roteiro para a elaboração de um projeto, 39
2.1 Primeiro passo: a escolha do tema, 39
2.2 Segundo passo: a delimitação do objeto de estudo, 41
2.3 Terceiro passo: a formulação do problema, 42
2.4 Quarto passo: a formulação das hipóteses, 43
2.5 Quinto passo: a formulação dos objetivos, 43
2.6 Sexto passo: as justificativas da pesquisa, 44
2.7 Sétimo passo: descrição dos procedimentos metodológicos, 44
2.8 Oitavo passo: a construção do referencial teórico, 45
2.9 Nono passo: o sumário preliminar, 46
2.10 Décimo passo: o cronograma da pesquisa, 47
Referências bibliográficas, 47

3 Pesquisa bibliográfica (Ida Regina C. Stunipf), 51
1 Por que revisar a literatura, 52
2 Quando revisar a literatura, 52
3 Como realizar a pesquisa bibliográfica, 54
3.1 Identificação do tema e assuntos, 55
3.2 Seleção das fontes, 56
3.3 Localização e obtenção do material, 58
3.4 Leitura e transcrição dos dados, 59
Considerações finais, 60
Referências bibliográficas, 61

4 Entrevista em profundidade (Jorge Duarte), 62
Tipos de entrevista, 64
1.1 Entrevista aberta, 65
1.2 Entrevista semi-aberta, 66
1.3 Entrevista fechada, 67
2 Validade e confiabilidade, 67
3 Seleção dos informantes, 68
4 Ato da entrevista, 70
4.1 Antes, 71
4.2 Início, 72
4.3 Perguntas, 72
4.4 Além das respostas, 74
4.5 Ao final, 75
4.6 Depois, 75
5 Instrumentos de coleta, 76
5.1 Anotações, 76
5.2 Gravação, 76
5.3 Telefone, 77
5.4 Internet, 77
6 Descrição e análise dos resultados, 78
6.1 Categorias, 79
6.2 Transpondo as informações, 80
Referências bibliográficas, 82
Método biográfico (Maria Cristina Gobbi), 84

5 Para concluir, 81
1 Um pouco de história, 86
2 Polifonias, 90
3 Fontes: o caminho a seguir, 91
3.1 Fontes primárias, 92
3.2 Fontes secundárias, 93
4 Tamanho: é possível definir?, 94
5 Primeiros passos, 94
5.1 Fontes nacionais (publicadas no Brasil e autores nacionais), 95
5.2 Fontes internacionais, 96
Refer


Antonio Barros

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB)

Professor de Metodologia Científica do Curso de Comunicação do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb)

Autor de pesquisas, publicações e orientações concluídas sobre os seguintes temas: público e privado, mobilização social, ambientalismo, comunicação para o Terceiro Setor, comunicação científica, pensamento comunicacional latino

americano, Folkcomunicação, estudos interdisciplinares da Comunicação, produção cultural e editorial, entre outros assuntos

Coordenador do Prêmio Intercom de Iniciação Científica (Iniciacom), de 2001 a 2004

Consultor nas áreas de Comunicação, Ciência & Tecnologia e Elaboração de Projetos


Antonio Barros

Doutor em Sociologia

Mestre em Comunicação pela Uni­versidade de Brasília (UnB)

Professor de Metodologia Científfica do Curso de Comunicação do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb)

Tem pesqui­sas, publicações e orientações concluídas sobre os seguintes temas: público e privado, mobilização social, ambientalismo, comunicação para o Terceiro Setor, comunicação científica, pensamento comunicacional latino

americano, Folkcomunicação, estudos interdisciplinares da Comunicação, produção cultu­ral e editorial, entre outros assuntos

Coordenador do Prêmio Intercom de Inicia­ção Científfica (Iniciacom), de 2001 a 2005

Atua também como consultor nas áreas de Comunicação, Ciência & Tecnologia e Elaboração de Projetos


Antonio Maria Gomes de Castro

Ph.D pela University of Reading, Inglaterra, em Agricultura) Systems Analysis and Simulation

Mestre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Engenheiro Agrônomo

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias desde 1978

Pesquisador da UnB


Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Mestre em Comunicação Social pela Umesp

Docente do Programa de Pós

Graduação em Comu­nicação Social da Universidade Metodista de São Paulo

Ex

presidente (1999­2002) da Intercom

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Co­municação

Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo e da Asso­ciação Educacional de Vitória (ES)


Eduardo Manhães

Mestre em Ciências Sociais e doutor em Comunicação pela UFRJ

Graduado em Sociologia

Foi Superintendente do Departamento de Futebol Profissional e Chefe de Gabinete da Presidência do Clube de Regatas do Flamengo

É auditor

fiscal da Previdência Social, professor do Iesb

DF

Autor dos livros A política de esportes no Brasil (Graal) e João sem medo (Pontes)


Eloi Juniti Yamaoka

Mestre em Ciência da Informação

UnB

Analista com especialização em Desenvolvimento de Sistemas do Serpro

Atuou no desen­volvimento de sistemas, sítios e projetos do Governo Federal

Atua em Comitê Técnico e no Projeto e

PING

Padrões de Interoperabilidade do Governo Ele­trônico


Fernando Bastos

Doutor em Filosofia

Pesquisador associado sênior no Progra­ma de Pós

Graduação da Universidade de Brasília/UnB

Membro do Instituto Brasi­leiro de Filosofia

Membro do Instituto de Filosofia Luso

Brasileira

Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos


Flor Marlene E. Lopes

Professora Orientadora do Curso de Pós

Graduação em Ar­tes na Universidade de Brasília

UnB

Professora do Curso de Pós

Graduação Lato Sensu da Faculdade Dulcina de Moraes e professora do Curso de Comuni­cação UniCEUB

Professora Orientadora do Curso de Pós

Graduação em Ar­tes na Universidade de Brasília

UnB

Professora do Curso de Pós

Graduação Lato Sensu da Faculdade Dulcina de Moraes e professora do Curso de Comuni­cação UniCEUB


Henrique Codato

Doutorando em História e Estética do Cinema na Universidade de Lausanne, pela Universidade de Genebra, Suíça

Mestre em Literatura e Estética pela Universidade de Genebra, Suíça, e em Comunicação Social, na linha de pesquisa de Imagem e Som da Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Comunicação em 2002 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leciona atualmente as disciplinas Semiótica e Estudos da Linguagem e Sociologia da Comunicação no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)


Ida Regina C. Stumpf

Doutora em Comunica­ção pela USP

Mestre em Educação pela UFRGS

Mestre em Educação pela UFRGS

Professora Titular do Departamento de Ciências da Informa­ção e do Programa de Pós

Graduação em Comunicação e Informação, da Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisadora do CNPq

Desenvol­ve estudos e pesquisa em comunicação científica


Iluska Coutinho

Doutora em Comunicação Social pela Umesp, com pesquisa na Columbia University (NY)

Mestre em Comunicação e Cultura pela Univer­sidade de Brasília

Jornalista

Professora adjunta da Universidade Federal de juiz de Fora

Atuou como jornalista na grande mídia, especialmente na área de telejornalismo e também em Assessoria de Comunicação nos setores público e privado


Isaac Epstein

Coordenador latino

america­no do Projeto ComSalud (1997

2000); e do Projeto ComSaúde: I (1998); II (1999); III (2000); IV (2001); V (2002); VI (2003); VII (2004)


Isabel Travancas

Pós

doutoranda no Programa de Pós

Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional

UFRJ (2003

2004)

Doutora em Lite­ratura Comparada pela UERJ

Jornalista

Foi professora dos cursos de Comunicação Social da PUC

RJ, da UERJ e da Estácio de Sá e do Departamento de Antropolo­gia Cultural do IFCS

UFRJ

Doutora em Lite­ratura Comparada pela UERJ

Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ

Bacharel em Comunicação Social pela PUC

RJ


João José Azevedo Curvello

Doutor em Ciências da Comunica­ção pela USP

Mestre em Comunicação Social pela Umesp

Jornalista

Professor e Diretor do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Coordenador do MBA Gestão da Comunicação nas Organizações na UCB e na Faculdade Católica do Tocantins

Coordenador do Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

Responsável pelo site Ação Comu­nicativa (www.acaocomunicativa.pro.br)


Jorge Duarte

Jornalista e relações

públicas

Mestre e doutor em Comunicação Social

Trabalhou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação

Atuou em assessorias de imprensa e de comunicação

Coordenou a área de Jornalismo da Embrapa

Diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom)

Professor de pós

graduação em diversas universidades

Autor de artigos e pesquisas publicados em vários livros


José Marques de Melo

Jornalista

Professor Emérito da Escola de Comuni­cações e Artes da Universidade de São Paulo

Dirige atualmente a Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo


Luiz Carlos Assis Iasbeck

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC

SP

Jornalista

Atua no Banco do Brasil como assessor master em Comuni­cação em gestão de Recursos Humanos

Fundador da Associação Brasiliense de Comunicação e Semiótica (ABSB)

Ex

Vice

Presidente da As­sociação Brasileira de Estudos Semióticos (Abes)

Leciona na Universidade Católica de Brasília

Coordena o MBA Gestão da Comunicação na Upis

DF


Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte

Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília

Relações

públicas e advogada

Atua no Senado Federal desde 1998, no "Serviço 0800

A Voz do Cida­dão"

Professora de pós

graduação da Universidade Católica de Brasília, do Ins­tituto de Ensino Superior de Brasília, do Centro Universitário de Brasília

Professora voluntária do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social/SP


Margarida Maria Krohliling Kunsch

Mestre, doutora e livre

docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP

Pro­fessora e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde coordena o Curso de Pós

Gradua­ção lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Organizou diversas coletâneas de Comunicação Social

Ex

presidente da Intercom

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1987

1989; 1991

1993)

Presidente da Alaic

Asociación Latinoamericana de Investigadores de Ia Comunicación (1998

2002; 2002

2005)


Maria Cristina Gobbi

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Diretora

suplente da Cátedra Unesco

Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional

Coordenadora dos Projetos Experimentais e professora do Curso de jornalismo da Umesp, editora do jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação

JBCC, da Cátedra Unesco. Organizou, en­tre outros, os livros: Teoria da comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros (2004); Pensamento comunicacional latino

americano: da pesquisa

denúncia ao prag­matismo utópico (2004); Comunicação latino

americana: o protagonismo feminino (2003); Mídia em debate: da história midiática às mediações da ciência (2002); e Gran­des nomes da comunicação: a trajetória comunicacional de José Marques de Melo (2001)


Maria das Graças Targino

Pós

doutora pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidade de Salamanca e está em fase final do Máster Internacional en Comunicación y Educación (Espanha)

Doutora em Ciência da Informação pela Universi­dade de Brasília

Atuou por 25 anos na Universidade Fede­ral do Piauí

Jornalista

Autora de livros, capítulos e mais de uma centena de artigos técnico

científficos nas áreas de ciência de informação e comunicação, ganhou o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação. Lide­rança Emergente, ano 2005

Atua junto à Intercom, como editora da seção de resenhas da sua revista

Foi professora efetiva junto à Universidade Estadual do Piauí


Mariria Eugênia Belczak Costa

Mestre e Doutora em Educação Especial nos EUA

Professora da FGV nas áreas de Comporta­mento Humano, Desenvolvimento de Equipes, Desenvolvimento Gerencial, Criatividade

Palestrante em congressos e seminários voltados para o Desenvolvimento de Pessoas

Consul­tora em eventos de integração de equipes e planejamento pessoal alinhado ao planejamento organizacional

Diretora de Cooperação Técnica da Esaf (Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda)


Murilo Cesar Soares

Doutor em Comunica­ção pela ECA

USP, 1996

Graduado em Ciências Sociais

Leciona Sociologia e Sociologia da Comunicação no Curso de Comunicação Social e "Representações da cultura mediática" no Cur­so de Pós

Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp

Desenvolve trabalhos sobre comunicação e política e sobre comunicação aplicada à promoção da saúde, focalizando em especial o papel da Internet (e

saúde)

Integra o grupo de pesquisa "Mídia e sociedade"


Roberto Penteado

Douto­r em "Sociologia das Instituições jurídicas e Políticas", pelas universidades de Milão e Macerata (Itália)

Especialista em "Re­lações Industriais e do Trabalho" pela Universidade de Bolonha (Itália) com aperfeiçoamento em "Cooperação Internacio­nal e Políticas de Intervenção nos Países em Vias de Desenvolvimento"

Bacharel em Comunicação pela UnB

Sociólogo

Jornalista

Fez pesquisas com bolsas de CNPq, Capes, Orstom (Fran­ça) e MAE (Itália)

Estudou no Reino Unido e Bélgica

Docente de Sociologia em instituições universitárias

Líder do grupo de estudos "Violência, Racismo e Mídia: representações sociais e discursos midiáticos"

Assessor de pesquisas e políticas públicas do Ministério da Educação junto à Coordenação

Geral de Di­versidade e Inclusão Educacional


Rogério Diniz Junqueira

Douto­r em "Sociologia das Instituições jurídicas e Políticas", pelas universidades de Milão e Macerata (Itália)

Especialista em "Re­lações Industriais e do Trabalho" pela Universidade de Bolonha (Itália) com aperfeiçoamento em "Cooperação Internacio­nal e Políticas de Intervenção nos Países em Vias de Desenvolvimento"

Bacharel em Comunicação pela UnB

Sociólogo

Jornalista

Fez pesquisas com bolsas de CNPq, Capes, Orstom (Fran­ça) e MAE (Itália)

Estudou no Reino Unido e Bélgica

Docente de Sociologia em instituições universitárias

Líder do grupo de estudos "Violência, Racismo e Mídia: representações sociais e discursos midiáticos"

Assessor de pesquisas e políticas públicas do Ministério da Educação junto à Coordenação

Geral de Di­versidade e Inclusão Educacional


Samantha Castelo Branco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Jornalista

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI)


Sérgio Dayrell Porto

Ph.D. e pós

doutor em Comunicação, respectivamente McGill University, Montreal, Canadá, e CNRS, Paris, França

Coordenador do curso de Comunicação Social do Iesb

Pesquisador IA do CNPq

Pesquisador­a associado sênior da Faculdade de Comunicação da UnB

Ex

presidente da Compôs

Ex

representante da revista Realidade em Minas Gerais

Ex

chefe de grupo de contas da Denison Propaganda S/A Minas Gerais

Ex

gerente da su­cursal da Editora Abril Ltda. em Minas Gerais


Sonia Virgínia Moreira

Doutora em Ciências da Comunicação pela Uni­versidade de São Paulo

Mestre em Jornalismo pela Universidade do Colorado (Boulder, EUA)

Jornalista

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de janeiro na área de radiojornalismo e cultura midiática


Wilson Corrêa da Fonseca Júnior

Doutorando em Co­municação Social na Universidade Metodista de São Paulo

Jornalista pela Faculdade de Comuni­cação Social Cásper Líbero

Atuou na revista Notícias Pirelli, assessorias de imprensa da Secretaria de Cultura de São Paulo e da Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul, além de diversos veículos regionais e nacionais

Desde 1990, atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Palestrante e professor de graduação e de pós

graduação

Autor de textos e pesquisas nas áreas de comunicação organizacional


Wilson da Costa Bueno

Jornalista

Mestre e doutor em Comunicação Social

Professor do Programa de Pós

Gradua­ção em Comunicação Social da Umesp e professor de jornalismo da ECA/USP

Especialista em Comunicação Rural e Jornalismo Científico

Consultor na área de Comunicação Empresarial

Diretor da Comtexto Comunicação e Pes­quisa

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.