• Entrega Imediata

Livro Impresso

Metodologia do Ensino Superior

  • ISBN:

    9786559773091

  • Edição: 6|2023
  • Editora: Atlas

Antonio Carlos Gil

R$  117,00
In stock
SKU
42199819
ou em até 5x de R$ 23,40
< >
Esta obra é um manual prático de orientação a todos aqueles que lecionam no Ensino Superior e sentem a necessidade de conciliar estratégias modernas de ensino-aprendizagem a uma ordenação sistemática dos conteúdos a serem apresentados em sala de aula.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 208
  • Publicação: 06/02/2023
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,36 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Neste livro, o autor aborda os seguintes temas:

  • planejamento de ensino
  • metodologias ativas
  • utilização de recursos tecnológicos
  • desenvolvimento de posturas ativas dos alunos em sala de aula
  • seleção e organização dos conteúdos
  • facilitação da aprendizagem
  • avaliação da aprendizagem

Esta edição – revista e ampliada - inclui temas relacionados à educação à distância e ao ensino híbrido, que já vinham se tornando cada vez mais presentes nas faculdades e universidades, mas se intensificaram em virtude das limitações ao ensino presencial determinados pelo combate à pandemia da Covid 19.

O professor universitário necessita, além do preparo especializado no material que pretende lecionar, de competências e habilidades pedagógicas para transmitir ao aluno todo o seu conhecimento de maneira eficiente.

Este livro foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento dessas competências pedagógicas, sendo um verdadeiro manual prático para orientar o professor nas salas de aula do Ensino Superior.

APLICAÇÃO

Livro-texto para as disciplinas de Metodologia do Ensino Superior, Didática de Ensino Superior e Prática de Ensino Superior dos cursos de pós-graduação. Leitura de interesse para professores universitários e instrutores de programas de formação e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

1 O Professor Universitário

2 O Professor Universitário em Aula

3 Planejamento do Ensino

4 A Formulação de Objetivos

5 Seleção e Organização dos Conteúdos

6 Facilitação da Aprendizagem

7 Aulas Expositivas

8 Discussão em Classe

9 Métodos Ativos

10 Como preparar atividades para educação a distância

11 Como Utilizar o Ensino Híbrido (Blended Learning)

12 Utilização de Recursos Tecnológicos

13 Avaliação da Aprendizagem

Bibliografia

Índice Alfabético

 

Antonio Carlos Gil

É licenciado em Pedagogia e Ciências Sociais. É Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Tem lecionado as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior em diferentes cursos de pós-graduação. É professor dos programas de mestrado e doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.