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E-Book - MANUAL DA SECRETÁRIA

  • ISBN:

    9788522481590

  • Edição: 12|2010
  • Editora: Atlas

Joao Bosco Medeiros e Sônia Hernandes

R$ 96,00
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SKU
4210298
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A secretária exerce na empresa moderna funções de apoio ao executivo, o que exige dela maior treinamento com relação às atividades de administração. Considerando tal conceito, esta edição foi totalmente revista e atualizada, e seu conteúdo adaptado à
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 393
  • Publicação: 30/09/2013
A secretária exerce na empresa moderna funções de apoio ao executivo, o que exige dela maior treinamento com relação às atividades de administração. Considerando tal conceito, esta edição foi totalmente revista e atualizada, e seu conteúdo adaptado à realidade contemporânea.

O livro está dividido em quatro partes, destacando-se em todas elas a necessidade de desenvolvimento não apenas de habilidades específicas, mas também da capacidade da secretária para sair-se bem diante dos mais variados problemas. Além disso, esta edição dá ênfase ao desenvolvimento da comunicação oral, tantas vezes esquecida nos manuais tradicionais. De modo geral, no desempenho de suas funções, exigem-se de uma secretária habilidades comunicativas: ela deve dominar tanto a língua escrita quanto a oral. Deve aprender a falar bem, com clareza, a expor com boa argumentação seus pontos de vista, bem como escrever com correção gramatical. Daí a exigência de grande empenho de sua parte no treinamento da Língua Portuguesa. Nesse sentido, este texto diferencia-se dos similares, justamente porque enfatiza o treinamento lingüístico.

São os seguintes os assuntos focalizados no texto:

Na Parte I, há dois capítulos sobre comunicação, que visam oferecer à secretária embasamento para o que se constitui o centro de suas atividades: ela é, antes de tudo, uma profissional de comunicação. Quanto maior seu interesse por essa área, mais efetiva e eficiente se torna na execução de seu trabalho. O texto concentra-se na comunicação escrita e oral. São objeto de estudo: as comunicações administrativas , os relatórios, a carta comercial, a redação de mensagens eletrônicas, o atendimento telefônico. Num dos capítulos da parte, apresenta recapitulação gramatical de pontuação, acentuação, crase. Ainda na Parte I, o Capítulo 11 trata do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Finalmente, traz extensa lista de serviços oferecidos pelos Correios e regras para uso de formulários.

Na Parte II, são objeto da exposição informações sobre documentação e arquivo. Modernamente, com a difusão do uso do microcomputador, o arquivo de documentos passou a ser feito eletronicamente. O domínio de técnicas e métodos de arquivamento manual, no entanto, é um treinamento indispensável, visto que se constituem em pré-requisito para o uso eficiente do microcomputador. As técnicas apresentadas visam orientar quanto à classificação, uma atividade que exige treinamento do raciocínio. Esta edição sai enriquecida com expl
Introdução, 1

Parte I - Comunicação Escrita e Oral, 3

1 Relações humanas, 5
1 Conceito, 5
2 Importância das relações humanas, 6
3 Problemas que envolvem as relações de trabalho, 8
4 Status, 10
5 Frustração, 10
6 Mecanismos de defesa, 10
7 Timidez, 12
8 Secretária e relações rotineiras de mando, 12
9 Comunicação de ordens, 14
10 Relacionamento com colegas, 14
11 Relações públicas, 15
12 Leitura, 16
Exercícios, 18

2 Comunicação, 19
1 Teorias da comunicação, 19
2 Canal, 33
3 Leitura, 36
Exercícios, 38

3 Comunicações organizacionais, 39
1 Introdução, 39
2 Metáforas utilizadas nas organizações, 41
3 Metáforas da comunicação, 43
4 Leitura, 46
Exercícios, 48

4 Eficácia nas comunicações administrativas, 50
1 Introdução, 50
2 Considerações sobre o processo de comunicação, 51
3 Barreiras à comunicação, 55
4 Bloqueios e distorções, 57
5 Tendenciosidade na comunicação, 59
6 Comunicação persuasiva, 60
7 Eficácia da comunicação, 60
8 Leitura, 62
Exercícios, 65

5 Como escrever relatórios, 68
1 Comunicações internas e externas, 68
2 Leitura, 73
Exercícios, 75

6 Como escrever cartas comerciais, 76
1 Conceito e importância da correspondência comercial, 76
2 Classificação e controle da correspondência comercial, 77
3 Carta comercial, 77
4 Espécies e formato, 78
5 Introduções comuns na correspondência, 80
6 Fechos de cortesia, 80
7 Linguagem da carta comercial, 81
8 Como escrever, 83
9 Clareza e precisão, 84
10 Pronomes de tratamento, 87
11 Plural de modéstia, 92
12 Leitura, 93
Exercícios, 96

7 Estilo e técnicas de elaboração de cartas comerciais, 98
1 Elaboração do texto, 98
2 Técnicas de simplificação, 99
3 Estética da carta comercial, 100
4 Questões práticas, 103
5 Leitura, 126
Exercícios, 128

8 Mensagens eletrônicas, 130
1 Mensagens eletrônicas, 130
2 Como escrever um texto para veiculá-lo por e-mail, 131
3 Exemplário de mensagens eletrônicas, 135
4 Leitura, 136
Exercícios, 137

9 Atendimento telefônico, 139
1 Princípios básicos, 139
2 Seleção de telefonemas, 142
3 Realização de telefonemas, 144
4 Conversas prolongadas, 145
5 Despedidas telefônicas, 146
6 Cuidados com o aparelho, 146
7 Linguagem, 146
8 Chamadas particulares, 147
9 Ligações nacionais, 148
10 Ligações internacionais, 149
11 Leitura, 149
Exercícios, 152

10 Pontuação - Acentuação - Crase, 153
1 Introdução, 153
2 Pontuação funcional, 154
3 Acentuação gráfica, 159
4 Crase, 168
5 Leitura, 171
Exercícios, 1


João Bosco Medeiros

Licenciado em Filosofia pela USP

Mestre em Letras pela USP

Pós

graduado em Literatura Brasileira pela USP

Professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura Brasileira e Portuguesa e Metodologia Científica

É autor do ensaio de crítica literária Fialho de Almeida: o mundo fora dos eixos, publicado pela Íbis, e de Contando em miúdos (livro de contos), publicado pela Delirium Cordia


Sônia Hernandes
Secretária executiva.

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