Curso Online
Curso online - Introdução à Filosofia
- Editora: LTC
De:
R$ 99,00
Por:
R$ 69,30
In stock
SKU
418158
ou em até 3x de R$ 23,10
A filosofia e o pensamento crítico hoje. A filosofia ajuda a desvendar mistérios e questões sobre a existência. Neste curso, você vai ter aulas sobre ética, política, grandes filósofos, tradições e crises transformadoras para entender a sociedade moderna.
A filosofia e o pensamento crítico hoje. A filosofia ajuda a desvendar mistérios e questões sobre a existência. Neste curso, você vai ter aulas sobre ética, política, grandes filósofos, tradições e crises transformadoras para entender a sociedade moderna.
Por que estudar filosofia?
O pensamento filosófico está presente em tudo o que nos cerca: nas relações de trabalho, na convivência em sociedade, na vida política, nos assuntos que envolvem a ciência, a inovação, a tecnologia e a internet.
O estudo da filosofia ajuda a compreender o porquê e como tudo existe.
Com este curso você vai:
- Conhecer as origens da Filosofia com professores que dialogam enquanto explicam
- Entender a filosofia e a relevância do pensamento crítico
- Desvendar o pensamento dos grandes filósofos e os conceitos que marcaram cada um deles
- Ter uma visão dos conceitos éticos e políticos, da Antiguidade até os dias atuais
Este curso é indicado para:
- Pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o tema e que desejam conhecer e iniciar o pensamento filosófico
- Profissionais de qualquer área que tenham interesse em aprimorar a reflexão e a visão crítica
TIRA-DÚVIDAS:
O curso tem certificado? Sim.
Carga horária: 20h.
Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum. O curso apresenta todos os conceitos que necessita para avançar no tema ao longo dos módulos.
Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias.
Módulo 1 – Conhecimento, ciência e inovação
Aula 1 – Introdução do módulo
Aula 2 – As origens da filosofia
Aula 3 – Racionalismo, método e as primeiras escolas de filosofia
Aula 4 – O problema do conhecimento em Platão: a Alegoria da Caverna
Aula 5 – Representação gráfica da Alegoria da Caverna
Aula 6 – Aristóteles: ciência e metafísica. O primeiro grande sistema de conhecimento
Aula 7 – Lógica e método científico
Aula 8 – Lógica e método científico: Teoria do Silogismo e indução
Aula 9 – A revolução científica moderna
Aula 10 – Descartes e Galileu: o desenvolvimento da ciência moderna – racionalismo
Aula 11 – Francis Bacon e o início da tradição empirista
Aula 12 – A revolução científica contemporânea
Módulo 2 – Ética e filosofia política
Aula 1 – Introdução do módulo
Aula 2 – O experimento político da democracia grega
Aula 3 – As origens e instituições da democracia ateniense
Aula 4 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte I
Aula 5 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte II
Aula 6 – O contexto do renascimento: o humanismo e o “momento Maquiavel”
Aula 7 – Teoria do Estado e soberania
Aula 8 – Thomas Hobbes e o leviatã
Aula 9 – O conceito de liberalismo
Aula 10 – John Locke
Aula 11 – Montesquieu e a tripartição dos poderes
Aula 12 – O iluminismo e as revoluções liberais
Aula 13 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte I
Aula 14 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte II
Aula 15 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte III
Aula 16 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: - crise da democracia liberal – Parte I
Aula 17 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: crise da democracia liberal – Parte II
Danilo Marcondes
É bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutor em Filosofia pela University of St. Andrews. Foi directeur d'études associé na Maison dês Sciences de l'Homme (Paris, França, 2008), visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA (2009) e professeur invité na Université de Paris-X (janeiro-fevereiro 2011). É professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences (2010-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna e ética aplicada. Foi coordenador da área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014) e do projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual, com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à reitoria. Autor de Iniciação à História da Filosofia (Rio, Zahar, 2016, 15. ed.), As armadilhas da linguagem (Rio, Zahar, 2017), dentre outras obras.
Rachel Nigro
É bacharel em Direito e Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Filosofia pela mesma universidade. Atua como professora de Introdução ao Direito desde 1999 e atualmente é vinculada aos departamentos de Direito e Filosofia, ministrando disciplinas introdutórias ao Direito e ao ensino da Filosofia. Também é vinculada à coordenação de pós-graduação (CCE) no curso de Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Teoria Crítica, e em outros cursos de especialização na área de Ética e Compliance. Tendo como eixo de interpretação a Filosofia Pragmática da Linguagem, mantém pesquisas na interface entre Direito, Ética, Filosofia e Educação, abordando temas como: ensino da Filosofia, Estado de Direito e democracia constitucional, interpretação jurídica, ativismo judicial e o papel do Judiciário na proteção de direitos fundamentais. Entre 2010 e 2016, participou do grupo ERA - Ética e Realidade Atual -, projeto institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro coordenado pelo professor Danilo Marcondes e voltado para a produção e divulgação de conteúdo acadêmico sobre Ética e Filosofia pelo site www.era.org.br.
O acesso aos cursos e produtos educacionais se dá no Ambiente de Aprendizagem do GEN Educação, plataforma online que oferece aos nossos clientes a melhor experiência possível em aprendizagem, com uma navegação intuitiva e recursos avançados.
LOGIN E ACESSO aos produtos educacionais
Após realizar o login em www.grupogen.com.br, utilizando as credenciais criadas no cadastro, o usuário deverá clicar em GENio no menu superior para ser redirecionado ao espaço do aluno e ter acesso ao(s) seu(s) curso(s).
Para assistir aos cursos você vai precisar das seguintes configurações:
- Windows 7 ou superior com o Internet Explorer 9 ao 11. Recomendamos que você utilize o navegador Google Chrome, mas você também pode utilizar os navegadores Mozilla Firefox e Safari.
- MacOS X versão 10.6 ou superior.
- iOS versão 7.0 ou superior.
- Android versão 2.3 ou superior (Atualmente o produto livro-aula não é compatível com esse sistema).
- Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.
- Não é possível acessar no modo Off-line.
Fique atento!
Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.
Para que os vídeos funcionem corretamente no Safari, você deve permitir o uso de cookies. Clique aqui para saber como. – link: http://pt.wikihow.com/Ativar-Cookies-no-Safari