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E-Book - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
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ISBN:
9788522498390
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
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4215583
ou em até 5x de R$ 20,80
A opção do autor pela temática "História da educação brasileira" justifica-se pelo interesse em investigar o tratamento que a questão tem recebido ao longo da história da sociedade nacional. Seu objetivo foi fazer um resgate histórico do movimento educaci
A opção do autor pela temática "História da educação brasileira" justifica-se pelo interesse em investigar o tratamento que a questão tem recebido ao longo da história da sociedade nacional. Seu objetivo foi fazer um resgate histórico do movimento educacional brasileiro, tomando como ponto de partida o período colonial e o ensino jesuítico, num estudo que vai até a década de 1990.
Nesse sentido, procedeu-se à análise da educação brasileira, tomando-se como ponto de partida a atuação dos padres jesuítas até as atuais políticas propostas para os cursos superiores, as quais estão vinculadas ao projeto hegemônico neoliberal.
A obra procura desvendar o modo pelo qual as ideologias em cada período da história aqui estudado viabilizam condições favoráveis para a implantação de propostas educacionais. Depois da análise da educação no período colonial, o texto avança para o período republicano, focando que a educação começou a tomar contornos diferenciados e a se constituir num problema de ordem social, com implicações diretas no crescimento e desenvolvimento da economia brasileira. Os tópicos seguintes abordam a transformação do ensino médio brasileiro por meio das reformas educacionais e das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61, 5.692/71 e 9.424/96.
O capítulo final se dedica à análise do Projeto Hegemônico Neoliberal e a Educação Nacional, em que são estudados os fundamentos teóricos do liberalismo, os pressupostos teóricos da ideologia neoliberal, a teoria do capital humano e a questão educacional, as políticas educacionais neoliberais e a qualidade total na educação.
Livro-texto para as disciplinas História da Educação e História da Educação Brasileira dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em níveis de graduação e de pós-graduação. Leitura recomendada para pesquisadores e professores de todos os níveis de ensino.
Prefácio, vii
Apresentação, ix
1 O período das grandes navegações, 1
2 O processo de povoamento das terras brasileiras, 9
2.1 O processo de colonização e povoamento do Brasil, 10
3 A educação brasileira no período colonial, 23
3.1 Os Jesuítas e seu Projeto Educacional, 25
4 O ensino do período pombalino, 49
4.1 As reformas educacionais do Marquês de Pombal, 53
5 A educação brasileira no período imperial brasileiro, 63
5.1 O período pós-pombalino, 63
5.2 D. João VI e a educação colonial, 68
5.3 A educação brasileira no período imperial, 75
6 A educação brasileira no período republicano, 103
6.1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 4.024/61, 178
6.2 A Lei no 5.540/68 – fixa as Normas de Organização e Financiamento do Ensino Superior e sua Articulação com a Escola Média, 193
6.3 A Lei no 5.692/71 – fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1o e 2o Graus, 195
6.4 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, 204
7 O projeto hegemônico neoliberal e a educação nacional: o dano causado pela qualidade total no ensino e a falsa ilusão de eficiência, 225
7.1 Fundamentos teóricos do liberalismo, 227
7.2 Os pressupostos teóricos da ideologia neoliberal, 230
7.3 A teoria do capital humano e a questão educacional, 249
7.4 As políticas educacionais neoliberais e a qualidade total na educação, 259
Referências, 269
Apresentação, ix
1 O período das grandes navegações, 1
2 O processo de povoamento das terras brasileiras, 9
2.1 O processo de colonização e povoamento do Brasil, 10
3 A educação brasileira no período colonial, 23
3.1 Os Jesuítas e seu Projeto Educacional, 25
4 O ensino do período pombalino, 49
4.1 As reformas educacionais do Marquês de Pombal, 53
5 A educação brasileira no período imperial brasileiro, 63
5.1 O período pós-pombalino, 63
5.2 D. João VI e a educação colonial, 68
5.3 A educação brasileira no período imperial, 75
6 A educação brasileira no período republicano, 103
6.1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 4.024/61, 178
6.2 A Lei no 5.540/68 – fixa as Normas de Organização e Financiamento do Ensino Superior e sua Articulação com a Escola Média, 193
6.3 A Lei no 5.692/71 – fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1o e 2o Graus, 195
6.4 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, 204
7 O projeto hegemônico neoliberal e a educação nacional: o dano causado pela qualidade total no ensino e a falsa ilusão de eficiência, 225
7.1 Fundamentos teóricos do liberalismo, 227
7.2 Os pressupostos teóricos da ideologia neoliberal, 230
7.3 A teoria do capital humano e a questão educacional, 249
7.4 As políticas educacionais neoliberais e a qualidade total na educação, 259
Referências, 269
Alexandre Shigunov Neto
Administrador formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da UEM
Administrador do Instituto Federal São Paulo (IFSP), campus Itapetininga
Autor de diversos livros
Alexandre Shigunov Neto
Administrador formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da UEM Administrador do Instituto Federal São Paulo (IFSP), campus Itapetininga Autor de diversos livros
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