• Entrega Imediata
  • Lançamento
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Sistemas de Controle Modernos

  • ISBN:

    9788521638858

  • Edição: 14|2024
  • Editora: LTC

Richard C. Dorf e Robert H. Bishop

R$  349,00
In stock
SKU
42202095
ou em até 10x de R$ 34,90
< >
Sistemas de Controle Modernos chega à sua 14ª edição, atualizado com as novas necessidades do mercado, como engenharia verde e Internet das Coisas.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 800
  • Publicação: 25/06/2024
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,71 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Referência absoluta no tema, a 14ª edição de Sistemas de Controle Modernos reúne conteúdo avançado referente ao projeto e à análise de sistemas de controle nas mais diferentes áreas, com a apresentação de problemas reais.

Questões prementes, como mudanças climáticas, energia, sustentabilidade e pandemia, levaram à necessidade de repensar as estratégias nos projetos de engenharia. Nesse amplo e complexo contexto, a engenharia verde e o projeto centrado em humanos foram algumas das evoluções observadas que evidenciam o poder dos sistemas de controle com realimentação como uma tecnologia habilitadora.

Com sua consagrada metodologia, o livro reúne tanto os fundamentos matemáticos quanto a modelagem de sistemas físicos e os projetos de sistemas de controle práticos com especificações realistas. O objetivo é apresentar a estrutura da teoria de controle com realimentação e proporcionar uma sequência de descobertas empolgantes à medida que se avança na leitura do texto e na resolução dos problemas.

O livro apresenta discussões sobre modelos em variáveis de estado, lugar geométrico das raízes, estabilidade no domínio da frequência, sistemas de controle robusto e de controle digital, entre outras. Além disso, são demonstrados exemplos-chave de Engenharia, como o monitoramento de turbinas eólicas e a modelagem de um gerador fotovoltaico para controle com realimentação. Como tópicos clássicos da teoria de controle são fundamentais e se mostraram absolutamente relevantes na prática, eles foram mantidos e ampliados.

Destaques da nova edição:

  • Mais de 20% dos problemas foram revisados ou são inéditos;
  • Há mais de 980 exercícios, divididos em problemas simples e avançados, de projeto e computacionais;
  • Inclusão do Apêndice J, disponível online, cujo conteúdo pode ser bastante útil em projetos.

Os apêndices A a J estão disponíveis no Ambiente de aprendizagem do GEN, mediante cadastro e uso do código PIN.

CAPÍTULO 1 Introdução aos Sistemas de Controle

CAPÍTULO 2 Modelos Matemáticos de Sistemas

CAPÍTULO 3 Modelos em Variáveis de Estado

CAPÍTULO 4 Características de Sistemas de Controle com Realimentação

CAPÍTULO 5 Desempenho de Sistemas de Controle com Realimentação

CAPÍTULO 6 Estabilidade de Sistemas Lineares com Realimentação

CAPÍTULO 7 Método do Lugar Geométrico das Raízes

CAPÍTULO 8 Métodos da Resposta em Frequência

CAPÍTULO 9 Estabilidade no Domínio da Frequência

CAPÍTULO 10 Projeto de Sistemas de Controle com Realimentação

CAPÍTULO 11 Projeto de Sistemas com Realimentação de Variáveis de Estado

CAPÍTULO 12 Sistemas de Controle Robusto

CAPÍTULO 13 Sistemas de Controle Digital

Referências Bibliográficas

Índice Alfabético

Richard C. Dorf foi professor emérito de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação na University of California. Dedicou-se ao estudo da Engenharia Elétrica e suas aplicações às necessidades socioeconômicas. Foi autor, coautor e editor de diversos livros da área. Foi fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da American Society for Engineering Education (ASEE). Atuou nas áreas de projeto de sistemas de controle e robótica e detinha uma patente para o controlador PIDA (Proportional-Integral-Derivative-Acceleration). O Professor Dorf faleceu em outubro de 2020.

Robert H. Bishop é decano de Engenharia na University of South Florida, onde atua como professor no Departamento de Engenharia Elétrica, e é, ainda, presidente e CEO do Instituto de Engenharia Aplicada da instituição. Foi decano de Engenharia na Marquette University, além de chefe de Departamento e professor titular de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Mecânica na University of Texas, onde ocupou a cátedra Joe J. King. Nesta última, recebeu o prêmio Distinguished Teaching Professor. É, ainda, pesquisador, autor e coautor de quase 150 artigos em revistas e conferências. Também é fellow do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), da American Astronautical Society (AAS) e da American Association for the Advancement of Science (AAAS), além de membro ativo da ASEE e do IEEE.