• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Corrosão e Degradação em Estruturas de Concreto

  • ISBN:

    9788535274875

  • Edição: 2|2018
  • Editora: GEN LTC

Daniel Ribeiro

R$  245,00
In stock
SKU
440226
ou em até 10x de R$ 24,50
< >
A degradação do concreto, principalmente a corrosão das armaduras do concreto armado é um problema mundial que consome parcela significativa do PIB de uma nação industrializada e traz graves consequências ao ser humano, inclusive com mortes das vítimas da
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 416
  • Publicação: 11/07/2018
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,67 kg
  • Dimensões: 17 X 24

A degradação do concreto, principalmente a corrosão das armaduras do concreto armado é um problema mundial que consome parcela significativa do PIB de uma nação industrializada e traz graves consequências ao ser humano, inclusive com mortes das vítimas das tragédias ocorridas devido a processos degradativos. A justificativa mais cômoda para esses problemas associados ao concreto é atribuir o fato à falta de cobrimento adequado, tomando como referência as normas técnicas que tratam do tema. Com isso, o uso de tecnologias que mensurem a corrosão das armaduras do concreto armado com elevada confiabilidade é uma tarefa árdua.

Na nova edição de Degradação e Corrosão em Estruturas de Concreto, alguns dos maiores especialistas do Brasil e de Portugal buscam discutir o processo de degradação e corrosão desde seus conceitos mais básicos e mecanismos de transporte de contaminantes, mostrando formas de mitigar os problemas consequentes deste processo ou, quando for necessário, intervir da melhor forma possível, para que os leitores, engenheiros civis ou estudantes de engenharia, possam entender de forma efetiva todo esses complexos fenômenos. São abordados problemas associados à corrosão (devido à carbonatação ou ao ataque de cloretos), carbonatação, ataque por sulfatos, reação álcalis-agregado (RAA), ciclagem gelo-degelo e ação do fogo, além de outros processos menos comuns, tais como corrosão negra (na ausência de oxigênio), biodegradação, corrosão por “correntes de fuga¿ ou ataque por ácidos, por exemplo.

Por fim, são abordadas as mais tradicionais e modernas técnicas de análise e intervenção, auxiliando na resolução dos graves problemas consequentes dos fenômenos degradativos.

Características

  • Novo capítulo: Durabilidade do concreto submetido a situações extremas: Resistência a ciclos de gelo e degelo e à ação do fogo
  • Revisão e ampliação dos demais capítulos
  • Inclusão de dois novo autores que são referência no assunto: Oswaldo Cascudo (UFG) e Bernardo Fonseca Tutikian (UNISINOS)
  • Prefácio de Enio Pazini (UFG).

 

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 2: Princípios da corrosão eletroquímica

Capítulo 3: Durabilidade e vida útil das estruturas de concreto

Capítulo 4: Estrutura dos poros e mecanismos de transporte no concreto 

Capítulo 5: Ação do meio ambiente sobre as estruturas de concreto: efeitos e considerações para projeto

Capítulo 6: Corrosão em estruturas de concreto armado como consequência da carbonatação e da ação dos cloretos

Capítulo 7: Deterioração das estruturas de concreto

Capítulo 8: Durabilidade do concreto submetido a situações extremas: resistência a ciclos de gelo e degelo e ação do fogo

Capítulo 9: Métodos de proteção e aumento da durabilidade do concreto armado

Capítulo 10: Uso de técnicas de avaliação e monitoramento da corrosão em estruturas de concreto armado

Capítulo 11: Uso de técnicas eletroquímicas para a reabilitação de estruturas

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu, ainda, estágio de pós-graduação na Universidade de Aveiro, no Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), ambos em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (2011), promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Bahia, docente Permanente do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU/UFBA), do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA) e do Centro Interdisciplinar de Energia e Meio Ambiente (CIEnAm/UFBA). É Diretor Regional da ALCONPAT Brasil. O pesquisador coordena o Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa)e o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), sendo ainda assessor ad hoc do CNPq e da FACEPE para a área de Engenharias e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e argamassas, com foco no desenvolvimento em novos materiais, reutilização de resíduos industriais, reologia de matrizes cimentíceas e análise da durabilidade de materiais e componentes.