• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Análise de Estruturas - Conceitos e Métodos Básicos

  • ISBN:

    9788521637837

  • Edição: 3|2022
  • Editora: GEN LTC

Luiz Fernando Martha

R$ 219,00
In stock
SKU
42198589
ou em até 10x de R$ 21,90
< >
Perfeita combinação entre teoria e prática, Análise de Estruturas – Conceitos e Métodos Básicos chega à terceira edição, com conceitos e aplicações que permitem o preparo dos estudantes para executar qualquer projeto de Engenharia Civil.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 424
  • Publicação: 16/03/2022
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,00 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Fruto de uma dedicação de mais de 40 anos à docência e à atuação no mercado profissional, o conteúdo se apoia na utilização do programa Ftool, idealizado e desenvolvido pelo autor, e que se tornou amplamente adotado em quase todos os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura do país e em diversas universidades no exterior.  

O tema central da obra é a análise de estruturas hiperestáticas e seu conteúdo está muito bem distribuído em 14 capítulos, que incluem: formalização matricial; abordagem tanto de estruturas isostáticas quanto de alguns aspectos da mecânica dos sólidos (necessários para a análise de estruturas hiperestáticas); estudos sobre equilíbrio e compatibilidade; princípio dos trabalhos virtuais; método de forças; método dos deslocamentos; processo de Cross; cargas acidentais e móveis; além de exercícios práticos. 

O livro conta com materiais suplementares – disponíveis no GEN-IO, ambiente virtual de aprendizagem do GEN | Grupo Editorial Nacional, mediante cadastro –, tais como as Soluções dos Exercícios Propostos e também com arquivos dos Exemplos das Figuras, dos Exercícios Resolvidos e dos Exercícios Propostos para execução no Ftool. 

Capítulo 1 – Introdução à análise de estruturas 

Capítulo 2 – Modelos de estruturas reticuladas 

Capítulo 3 – Estruturas isostáticas 

Capítulo 4 – Considerações sobre equilíbrio e compatibilidade 

Capítulo 5 – Idealização do comportamento de barras 

Capítulo 6 – Analogia da viga conjugada 

Capítulo 7 – Princípio dos trabalhos virtuais 

Capítulo 8 – Método das forças 

Capítulo 9 – Soluções fundamentais para barra isolada 

Capítulo 10 – Método dos deslocamentos 

Capítulo 11 – Método dos deslocamentos com redução de deslocabilidades 

Capítulo 12 – Processo de Cross 

Capítulo 13 – Método da rigidez direta 

Capítulo 14 – Cargas acidentais e móveis 

Apêndice: soluções práticas 

Referências bibliográficas 

Índice de assuntos 

Luiz Fernando Martha  

É professor de análise de estruturas desde 1978, quando iniciou seu mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Após a conquista do título, em 1980, passou a atuar em tempo integral no Departamento de Engenharia Civil dessa instituição. No ano seguinte, ingressou na Promon Engenharia – trabalhando no projeto estrutural da Usina Nuclear de Angra II –, conciliando com o exercício da docência em tempo parcial na PUC-Rio.  

Fundamental em sua formação, essa experiência múltipla marcou uma tendência para a pesquisa aplicada a projetos de Engenharia – aprimorada durante o doutorado na Cornell University, nos Estados Unidos (entre 1984 e 1989). Martha foi exposto ao uso disseminado de computação gráfica, com uma vertente muito forte no desenvolvimento de ferramentas gráficas com fins educacionais.  

Desde 1990, atua como professor do quadro principal da PUC-Rio. É coordenador de área e consultor no Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (Tecgraf/PUC-Rio).