• Entrega Imediata

Livro Impresso

A Engenharia e as Novas DCNs - Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros

  • ISBN:

    9788521636700

  • Edição: 1|2019
  • Editora: LTC

Vanderli Fava de Oliveira (organizador)

R$  137,00
In stock
SKU
219140
ou em até 6x de R$ 22,83
< >
As novas DCNs sob o olhar de especialistas em educação em Engenharia. A Engenharia e as Novas DCNs – Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros discute sobre as novas diretrizes que abrem perspectivas para influenciar a formação de engenheiros.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 312
  • Publicação: 29/08/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,52 kg
  • Dimensões: 17 X 24

As novas DCNs sob o olhar de especialistas em educação em Engenharia. A Engenharia e as Novas DCNs – Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros discute sobre as novas diretrizes que abrem perspectivas para influenciar a formação de engenheiros.

 

Publicado em parceria com a ABENGE, este livro trata das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Engenharia (DCNs), construídas a partir de interações com diversos segmentos relacionados com a formação e o exercício profissional em Engenharia, com intenção de abrir novos horizontes para que as Escolas voltem a impregnar os cursos com uma formação de engenheiros e engenheiras voltada tanto para a geração de empregos, como para a ocupação de cargos de liderança no país, em vez de apenas para preencher postos de trabalho.

 

Dessa forma, o objetivo principal do livro é contribuir para a implantação das novas DCNs nos cursos de Engenharia no Brasil, assim como compartilhar com todos os interessados um estudo sobre os principais norteadores dessas novas diretrizes e, ainda, disponibilizar experiências de implementação de diversos aspectos que estão postos nestas.

 

Por que ler A Engenharia e as Novas DCNs?

 

O reconhecimento da formação do engenheiro e da engenheira para inovar, empreender e exercer atividades nas áreas de tecnologia e Engenharia significa admitir que esses atores também podem ter um perfil profissional para além do suposto nos objetivos enunciados nos projetos atuais dos cursos.

 

Além disso, ao defender a adoção de metodologias ativas de aprendizagem, as novas diretrizes colocam os estudantes como agentes ativos no processo de ensino e aprendizagem e viabiliza a formação por competências.

Introdução

Evolução da organização do curso de Engenharia no Brasil

A mobilização empresarial pela inovação (MEI) e a defesa da modernização do ensino de Engenharia

Aspectos relevantes em cursos considerados de ponta no exterior e as novas DCNs

As inovações nas atuais diretrizes para a Engenharia: estudo comparativo com as anteriores

O projeto pedagógico para as novas diretrizes curriculares de Engenharia

Visão, protagonismo e domínio do processo inovador como forças motrizes do processo de aprendizado

As competências profissionais do engenheiro nas situações de trabalho e os modelos organizacionais

Criatividade e inovação em makerspaces

Aprendizagem ativa na educação em Engenharia em tempos de indústria 4.0

Acolhimento do aluno ingressante nos cursos de Engenharia

Avaliação dos estudantes: o que muda e como se adequar às novas diretrizes?

Novas DCNs dos cursos de graduação em Engenharia e a perspectiva da avaliação centrada em competências

Formação de professores de Engenharia para além da sala de aula

Vanderli Fava de Oliveira

Mestre e doutor em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), com pós-doutorado em Educação em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e avaliador de cursos e de instituições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).