Combo

Kit Educação em Engenharia: DCNs + Metodologias Ativas

Vanderli Fava de Oliveira | Gabriel Elmôr | Laurete Sauer | Nival Almeida | Valquíria Villas-Boas

De R$ 162,00 Por R$ 103,68

In stock

SKU
CMB0003
ou em até 5x de R$ 20,74
Como é possível tornar a sala de aula em um verdadeiro ambiente de aprendizagem em tempos de Indústria 4.0?
Customize Kit Educação em Engenharia: DCNs + Metodologias Ativas
1 x A Engenharia e as Novas DCNs - Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros   + R$ 56,96
1 x Uma Nova Sala de Aula é Possível - Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia   + R$ 46,72

* Required Fields

< >

R$ 103,68

Produtos do Combo

Livro Impresso
A Engenharia e as Novas DCNs - Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros
Vanderli Fava de Oliveira (organizador)
Livro Impresso
Uma Nova Sala de Aula é Possível - Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia
Gabriel Elmôr, Laurete Sauer, Nival Almeida e Valquíria Villas-Boas

Como é possível tornar a sala de aula em um verdadeiro ambiente de aprendizagem em tempos de Indústria 4.0?

 

O ensino da Engenharia está passando por uma importante fase de inovação e transformação, em especial após a homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Engenharia (DCNs).

 

Nesse novo contexto, as instituições de ensino precisarão se adequar a uma série de novas exigências para tornar mais assertivo o ensino da engenharia. Já os professores ganham um papel ativo de orientador dos estudantes, que se tornam protagonistas do próprio aprendizado.

 

Prepare-se agora mesmo para essas mudanças com o combo “Educação em Engenharia: DCNs + Metodologias Ativas”!

 

A Engenharia e as Novas DCNs – Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros, de Oliveira et al.

 

As novas DCNs sob o olhar de especialistas em educação em Engenharia.

 

O objetivo principal do livro é contribuir para a implantação das novas DCNs nos cursos de Engenharia no Brasil, assim como compartilhar um estudo sobre os principais norteadores dessas novas diretrizes e, ainda, disponibilizar experiências de implementação de diversos aspectos propostos.

A Engenharia e as Novas DCNs – Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros 

1. Introdução

2. Evolução da organização do curso de Engenharia no Brasil

3. A mobilização empresarial pela inovação (MEI) e a defesa da modernização do ensino de Engenharia

4. Aspectos relevantes em cursos considerados de ponta no exterior e as novas DCNs

5. As inovações nas atuais diretrizes para a Engenharia: estudo comparativo com as anteriores

6. O projeto pedagógico para as novas diretrizes curriculares de Engenharia

7. Visão, protagonismo e domínio do processo inovador como forças motrizes do processo de aprendizado

8. As competências profissionais do engenheiro nas situações de trabalho e os modelos organizacionais

9. Criatividade e inovação em makerspaces

10. Aprendizagem ativa na educação em Engenharia em tempos de indústria 4.0

11. Acolhimento do aluno ingressante nos cursos de Engenharia

12. Avaliação dos estudantes: o que muda e como se adequar às novas diretrizes?

13. Novas DCNs dos cursos de graduação em Engenharia e a perspectiva da avaliação centrada em competências

14. Formação de professores de Engenharia para além da sala de aula

Uma Nova Sala de Aula é Possível - Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia 

1. Introdução

2. O estudante do século XXI: futuro profissional da Engenharia

3. Fundamentos de aprendizagem ativa

4. Sala de aula invertida

5. O modelo híbrido e a aprendizagem ativa

6. Estratégias e métodos de aprendizagem ativa potencializadores da sala de aula invertida: descrição e exemplos de aplicação

7. Avaliação: processo contínuo e formativo

8. O Planejamento das aulas e os resultados de aprendizagem

9. A aprendizagem ativa e a educação em Engenharia: um par natural

Índice

A Engenharia e as Novas DCNs - Oportunidades para Formar Mais e Melhores Engenheiros

Vanderli Fava de Oliveira

Mestre e doutor em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), com pós-doutorado em Educação em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e avaliador de cursos e de instituições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).


Uma Nova Sala de Aula é Possível - Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia

Gabriel Elmôr

Engenheiro graduado e acadêmico de longa data pelo IME e doutor em Ciências em Engenharia pela UFRJ. Com experiência marcante em EAD e estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa, seus planos de ensino incluem Trilhas Pedagógicas que englobam as melhores práticas dos principais métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa. Ministra palestras e oficinas de capacitação de docentes relacionadas com os temas de Aprendizagem Ativa e Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”). Participa ativamente de treinamentos para docentes e IES na transição da sala de aula tradicional para uma nova sala de aula.

Laurete Sauer

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UCS, especialista em Metodologias do Ensino de Nível Superior e em Metodologias do Ensino de Matemática, também pela UCS, mestra em Matemática Aplicada pela UFRGS e doutora em Informática na Educação na mesma instituição. É professora titular da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul. Ministra disciplinas de Matemática, especialmente Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais, para os cursos de Engenharia, e as disciplinas Fundamentos de Aprendizagem Ativa, Planejamento em Ensino de Ciências e Ensino de Matemática e suas Tecnologias no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS. Tem trabalhado nas áreas de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Matemática e de Engenharia, de Formação Profissional de Professores de Ensino Superior e de Formação Continuada para Professores de Ciências e Matemática.

Nival Almeida

Graduado em Engenharia Elétrica pela UERJ, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ. Atualmente é professor titular da Escola de Guerra Naval (EGN), onde atua em cursos de pós-graduação e, em especial, no Programa de Mestrado em Estudos Marítimos (PPGEM). Exerceu o cargo de Reitor da UERJ de 2004 a 2007. Presidiu a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), de 2011 a 2016, e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras de 2006 a 2007.

Valquíria Villas-Boas

Diretora acadêmica em exercício da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e coordenadora do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia da mesma instituição. É graduada em bacharelado em Física pela USP, mestra em Física da Matéria Condensada e doutora em Ciências também pela USP. É professora titular da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS. Ministra disciplinas básicas de Física para os cursos de Engenharia, disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física e as disciplinas Fundamentos de Aprendizagem Ativa, Experimentação no Ensino de Ciências e Matemática e Projetos Interdisciplinares no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem trabalhado nas áreas de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Física e de Engenharia, de Formação Profissional de Professores de Ensino Superior e de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática.