Livro Impresso
Metodologias Ativas em Direito
-
ISBN:
9788597025248
- Edição: 1|2020
- Editora: Atlas
R$ 250,00
In stock
SKU
42198251
ou em até 10x de R$ 25,00
Mais que um livro, ferramentas que colocam o aluno no centro do aprendizado ativo. Guia prático para um ensino jurídico participativo e inovador, Metodologias Ativas em Direito oferece mapa com atalhos para trazer o ensino participativo à prática docente.
- Formato: Impresso
- Páginas: 400
- Publicação: 09/06/2020
- Capa: Brochura
- Peso: 0,65 kg
- Dimensões: 17 X 24
Mais que um livro, ferramentas que colocam o aluno no centro do aprendizado ativo. Guia prático para um ensino jurídico participativo e inovador, Metodologias Ativas em Direito oferece mapa com atalhos para trazer o ensino participativo à prática docente.
Este livro mostra os fundamentos para as metodologias ativas e detalha todos os elementos necessários para que você comece a inovar seu curso desde já. São cinco passos, começando pela definição de objetivos de aprendizagem, seguindo pela fixação de conteúdo e métodos de ensino, passando pelo planejamento e pela execução das aulas e terminando pela avaliação.
Por que ter Metodologias Ativas em Direito?
As metodologias ativas de aprendizagem chegaram para ficar no Direito. Elas foram incorporadas nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos e estão sendo adotadas por instituições de ensino de todo o Brasil. Cada vez mais, professores procuram maneiras de transmitir o conhecimento que sejam mais engajadoras, interessantes para os estudantes e efetivas para a aprendizagem. No entanto, não basta conhecer um cardápio de métodos para praticar um ensino participativo. Na hora de entrar em sala de aula, conhecer a teoria não será suficiente para lidar com desafios e promover atividades eficazes.
Pensando nisso, Guilherme Forma Klafke e Marina Feferbaum fornecem ferramentas essenciais que colocam o estudante no centro do aprendizado ativo, como:
• Metodologia com cinco passos para aplicação
• Radares de métodos didáticos ativos
• Ferramentas online para escolha de objetivos e métodos
• Dicas práticas para construção de processos de avaliação
• Listas de instrumentos de avaliação
• Mecanismos para mensurar o desempenho
• Recursos para feedback e devolutivas
• Questionários com respostas em tempo real
• Modelos de programas
• Notas de ensino
Mais que um livro sobre educação, um livro para real transformação.
1 A proposta de um guia prático: como ler este livro
2 Para começar... avaliando o que você já faz
3 Primeiro passo: elaborar um programa participativo – 1ª parte: aonde chegar
4. Segundo passo: elaborar um programa participativo – 2ª parte: como chegar lá
5 Terceiro passo: preparar e planejar as atividades
6 Quarto passo: executar as atividades
7 Quinto passo: avaliar e atribuir notas
8 Conclusão: refletir sobre o curso e seus resultados
Referências bibliográficas
Índice de questionamentos
Lista de quadros, figuras e gráficos
Radares de Métodos Ativos
Sumário completo disponível aqui.
Guilherme Klafke
Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (2019). Líder de projeto no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP (CEPI) e professor do programa de pós-graduação lato sensu da mesma instituição (FGVLAW). Foi professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018). Foi coordenador da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público (2017), onde é professor e orientador desde 2012.
Marina Feferbaum
Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV DIREITO SP, onde também é professora dos programas de graduação e pós-graduação. Doutorado (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Direito pela PUC-SP (2006) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2009). Vinculada à FGV DIREITO SP desde 2004. Ministra cursos de formação docente.