Livro Impresso
A Arqueologia do Saber
-
ISBN:
9788530939663
- Edição: 8|2012
- Editora: Forense Universitária
R$ 144,00
In stock
SKU
2811047
ou em até 7x de R$ 20,57
A obra A arqueologia do saber, de Michel Foucault, é a efetiva elaboração do pensamento filosófico do autor no sentido de solidificar as bases investigativas da ciência, sobretudo ao promover uma revisão dos conceitos que enfatizam a natureza da história
- Formato: Impresso
- Páginas: 264
- Publicação: 12/01/2012
- Capa: Brochura
- Peso: 0,32 kg
- Dimensões: 14 X 21
A obra A arqueologia do saber, de Michel Foucault, é a efetiva elaboração do pensamento filosófico do autor no sentido de solidificar as bases investigativas da ciência, sobretudo ao promover uma revisão dos conceitos que enfatizam a natureza da história epistemológica.
Michel Foucault, que além da Filosofia dedicou-se ao estudo e fundamentos da História, utilizando-a como vetor importante para o entendimento dos processos formadores das sociedades e das elites dirigentes das nações, aborda nesta obra a ideia de que nada se pode esperar do falso conhecimento objetivo, assim como das falsas figurações da subjetividade. “O domínio das coisas ditas é o que se chama arquivo; o papel da arqueologia é analisá-lo”, sintetizou o autor.
A arqueologia do saber, cuja primeira edição data de 1969, tornou-se um marco na bibliografia do filósofo, o qual sempre questionou as instituições sociais, primordialmente a psiquiatria e a medicina, e inaugurou uma nova dinâmica do pensamento filosófico ao centrar seu estudos na vida e nos processos de subjetivação.
A obra, agora reeditada, continua atual, e sugere novos caminhos para a compreensão do mundo em que vivemos e da sempre enigmática alma humana.
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO
II – AS REGULARIDADES DISCURSIVAS
1. As Unidades do Discurso
2. As Formações Discursivas
3. A Formação dos Objetos
4. A Formação das Modalidades Enunciativas
5. A Formação dos Conceitos
6. A Formação das Estratégias
7. Observações e Conseqüências
III – O ENUNCIADO E O ARQUIVO
1. Definir o Enunciado
2. A Função Enunciativa
3. A Descrição dos Enunciados
4. Raridade, Exterioridade, Acúmulo
5. O A Priori Histórico e o Arquivo
IV – A DESCRIÇÃO ARQUEOLÓGICA
1. Arqueologia e História das Idéias
2. O Original e o Regular
3. As Contradições
4. Os Fatos Comparativos
5. A Mudança e as Transformações
6. Ciência e Saber
V – CONCLUSÃO
Nascido na França em 1926, Michel Foucault foi diretor do Instituto Francês em Hamburgo e do Instituto de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Clermont-Ferrand. Lecionou no Collège de France, sobre a História dos Sistemas de Pensamento.
A obra de Michel Foucault interroga as formas do poder e o estatuto do saber moderno a partir dos problemas da loucura, da sexualidade e da penalidade.Tradutora: Luiz Felipe Baeta Neves