A 6ª edição de Materiais de Construção é no GEN

Falcão Bauer
A referência em materiais de construção
Com 40 anos de sucesso, o livro “Materiais de Construção”, volumes 1 e 2, chega à sexta edição totalmente revisado. Os dois volumes trazem novos capítulos e novas técnicas, tecnologias e normatização nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.
Com linguagem clara e acessível, o texto facilita a compreensão e a aplicação dos conhecimentos com uma abordagem técnica e prática, além de inúmeros exemplos e figuras que ilustram os conceitos. Ao final da leitura, os estudantes serão capazes de entender como a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento de uma obra dependem diretamente da qualidade dos materiais empregados.
Novidades desta edição

Capítulos totalmente
revisados

Normas atualizadas

Implementação de novos
materiais

Novas técnicas, inclusive
de execução, e
tecnologias
No volume 1, houve a inclusão do novo capítulo “Microscopia do Concreto”, além de dois capítulos totalmente reescritos, “Cal e Gesso para a Construção” (antigo “Aglomerantes”) e “Agregados”.

Já no volume 2, houve a inclusão dos capítulos “Artefatos de Cimento Portland” e “Impermeabilização”, além de dois capítulos totalmente reescritos (“Polímeros” e “Materiais e Concretos Asfálticos”).


Se você é professor de ensino superior, pode conhecer os dois volumes gratuitamente por meio da BibliOfertas.
saiba como >>
Sobre o autor

Luiz Alfredo Falcão Bauer (1921-1996)
é reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho dedicado à construção civil brasileira. O engenheiro, especialista em concreto, foi pioneiro na difusão e no emprego do controle tecnológico, para que fosse possível implementar melhorias na qualidade das obras no Brasil.
Bauer foi presidente do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, fundado há 48 anos e especializado no controle de qualidade nas áreas da construção civil (cimento e aço), mecânica, metalurgia e química. Esse foi o primeiro laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em 1983. Além disso, foi conselheiro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ex-presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo (1979-81) e membro do Instituto Paulista de Qualidade do Governo do Estado de São Paulo.

"Tão importante quanto pesquisar e apostar em novas tecnologias, visando à melhoria contínua nas obras, é investir em educação, na formação e qualificação dos trabalhadores da construção civil, do contrário, todo o investimento em tecnologia será em vão.”
Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer (1991)
