Livro Impresso
Teoria Geral do Processo
-
ISBN:
9786559642991
- Edição: 24|2022
- Editora: Forense

- Formato: Impresso
- Páginas: 384
- Publicação: 21/12/2021
- Capa: Brochura
- Peso: 0,57 kg
- Dimensões: 16 X 23
O livro Teoria Geral do Processo inicia com a explicação dos conceitos básicos da matéria. No desenvolvimento do direito processual, o autor demonstra a evolução da doutrina processual e a revisão científica desse importante ramo da ciência jurídica, com a sua publicização e com a elaboração da teoria do processo. Em seguida discorre sobre a jurisdição e seus órgãos, a competência, o conteúdo objetivo do processo, sua morfologia e dinâmica, a prova, a sentença, os recursos e a execução.
Capítulo 1 – Propedêutica Processual
Capítulo 2 – Desenvolvimento da Doutrina Processual
Capítulo 3 – Poder Judiciário
Capítulo 4 – Jurisdição
Capítulo 5 – Competência
Capítulo 6 – Problemática da Ação
Capítulo 7 – Problemática do Processo
Capítulo 8 – Conteúdo Objetivo do Processo
Capítulo 9 – Composição Subjetiva do Processo
Capítulo 10 – Morfologia do Processo
Capítulo 11 – Disciplina Normativa do Processo
Capítulo 12 – Dinâmica do Processo
Capítulo 13 – Prova
Capítulo 14 – Sentença
Capítulo 15 – Recurso
Capítulo 16 – Coisa Julgada
Capítulo 17 – Execução
Bibliografia Geral
Sumário completo disponível aqui.
J. E. Carreira Alvim
É doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-professor adjunto de Direito Processual Civil na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas disciplinas de Introdução ao Direito Processual Civil (disciplina equiparada à Teoria Geral do Processo Civil) e Direito Processual Civil Positivo. É também palestrante e ministra cursos de curta duração pelo País, atuando como membro de bancas examinadoras em concursos públicos para ingresso no magistério superior e de cursos de pós-graduação stricto sensu.
Atuou como orientador forense no Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG, nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil, e como professor de Direito Processual Civil e Prática Forense Supervisionada na Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Foi professor de Direito Romano, Direito Civil e Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Foi aprovado nos concursos para Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais e Juiz do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais); tendo sido, também, Procurador da República, trabalhou junto ao extinto Tribunal Federal de Recursos, em Brasília; aprovado no concurso para Juiz Federal, atuou como titular da 19ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Foi promovido, por merecimento, a Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro; atualmente, está aposentado. Integrou a Comissão de Reforma do Código de Processo Civil de 1973.