Livro Impresso
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE
-
ISBN:
9788597001600
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
R$ 161,00
In stock
SKU
4215868
ou em até 8x de R$ 20,12
Esta obra apresenta estudos feitos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA/USP), bem como por seus discípulos, alunos e ex-alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem-se...

- Formato: Impresso
- Páginas: 416
- Publicação: 16/11/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,67 kg
- Dimensões: 17 X 24
Esta obra apresenta estudos feitos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA/USP), bem como por seus discípulos, alunos e ex-alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem-se como objetivo maior aproximação da academia com a sociedade, ao disseminar de forma mais ampla o conhecimento gerado na universidade. Em particular, o livro é um painel das muitas atividades desenvolvidas na Linha de Pesquisa de Educação e Pesquisa Contábil do PPGCC.
O desempenho acadêmico está no centro das atenções neste livro. É do diálogo entre esse elemento e a leitura teórica acerca do papel da tecnologia no processo educacional que os autores, empregando variadas abordagens, exploram as conexões com o ensino na área de negócios e, em especial, com os cursos de graduação em Contabilidade. Um panorama atual e multifacetado das pesquisas de ponta desenvolvidas nestas áreas compõe o cenário que o leitor é convidado a desbravar. A diversidade de técnicas de pesquisa, tanto qualitativas quanto quantitativas, associadas ao rigor metodológico, com o emprego de linguagem acessível, permite o aprofundamento dos temas abordados, ampliando as possibilidades de uso da obra. De forma diferenciada, parte substancial dos capítulos é dedicada a estudos empíricos que analisam a Educação a Distância (EaD).
Este livro foi financiado com recursos do Edital CAPES/INEP 38/2010, do Observatório da Educação, programa da CAPES.
Este livro tem caráter multidisciplinar. Destina-se aos cursos de Contabilidade, Educação e de Tecnologia da Informação e áreas correlatas. Pode ser empregado em disciplinas da graduação e da pós-graduação. Também pode ser utilizado por gestores e coordenadores de programas de graduação e pós-graduação, bem como formuladores de políticas na área educacional. A obra também é importante para todas as pessoas interessadas no ensino superior no Brasil.
O desempenho acadêmico está no centro das atenções neste livro. É do diálogo entre esse elemento e a leitura teórica acerca do papel da tecnologia no processo educacional que os autores, empregando variadas abordagens, exploram as conexões com o ensino na área de negócios e, em especial, com os cursos de graduação em Contabilidade. Um panorama atual e multifacetado das pesquisas de ponta desenvolvidas nestas áreas compõe o cenário que o leitor é convidado a desbravar. A diversidade de técnicas de pesquisa, tanto qualitativas quanto quantitativas, associadas ao rigor metodológico, com o emprego de linguagem acessível, permite o aprofundamento dos temas abordados, ampliando as possibilidades de uso da obra. De forma diferenciada, parte substancial dos capítulos é dedicada a estudos empíricos que analisam a Educação a Distância (EaD).
Este livro foi financiado com recursos do Edital CAPES/INEP 38/2010, do Observatório da Educação, programa da CAPES.
Este livro tem caráter multidisciplinar. Destina-se aos cursos de Contabilidade, Educação e de Tecnologia da Informação e áreas correlatas. Pode ser empregado em disciplinas da graduação e da pós-graduação. Também pode ser utilizado por gestores e coordenadores de programas de graduação e pós-graduação, bem como formuladores de políticas na área educacional. A obra também é importante para todas as pessoas interessadas no ensino superior no Brasil.
Sobre os autores, 7
Apresentação, 11
Parte 1 ? Tecnologia e EaD, 17
1 Elementos intervenientes à satisfação do estudante na modalidade EaD (Esmael Almeida Machado e Luís Eduardo Afonso), 19
2 Vento da mudança: uso de ambientes virtuais no ensino presencial em Contabilidade (Daniel Ramos Nogueira e Silvia Pereira de Castro Casa Nova), 39
3 Aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade (Camilla Soueneta Nascimento Nganga e Edvalda Araújo Leal), 113
4 Avaliação da educação a distância: percepção do aluno, do professor e da coordenação (Daielly Melina Nassif Mantovani e Maria Aparecida Gouvêa), 139
5 O impacto do uso da tecnologia sobre o desempenho dos estudantes: um estudo com alunos de Ciências Contábeis (Alexandre Costa Quintana e Luís Eduardo Afonso), 169
6 Computador × papel, suor e caneta: percepção dos alunos sobre provas on-line (Daniel Ramos Nogueira e Silvia Pereira de Castro Casa Nova), 195
Parte 2 ? Desempenho e avaliação, 225
7 A o mestre com carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade (Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Edgard Cornacchione), 227
8 Matriz de referência das provas da área de Ciências Contábeis ? edições do Provão 2002/2003 e do Enade de 2006 ? Análise de conteúdo (Nálbia de Araújo Santos e Luís Eduardo Afonso), 255
9 O uso de resultados de avaliação de programas educacionais: um estudo sobre o ENADE em cursos de Ciências Contábeis (Sheizi Calheira de Freitas e Edgard Cornacchione), 285
10 Associação teórica entre a satisfação e o desempenho acadêmico (Luís Eduardo Afonso e Esmael Almeida Machado), 305
11 Desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes na modalidade EaD (Esmael Almeida Machado e Luís Eduardo Afonso), 337
Anexo A ? Questionário socioeconômico do estudante, 392
Apêndice A ? Questionário, 400
Apêndice B ? Protocolo de pesquisa, 407
Apêndice C - Região de origem dos estudantes presentes na prova, 408
Apêndice D ? Modelagem de equações estruturais, 410
Apêndice E ? MGA (Administração e Ciências Contábeis), 415
Apresentação, 11
Parte 1 ? Tecnologia e EaD, 17
1 Elementos intervenientes à satisfação do estudante na modalidade EaD (Esmael Almeida Machado e Luís Eduardo Afonso), 19
2 Vento da mudança: uso de ambientes virtuais no ensino presencial em Contabilidade (Daniel Ramos Nogueira e Silvia Pereira de Castro Casa Nova), 39
3 Aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade (Camilla Soueneta Nascimento Nganga e Edvalda Araújo Leal), 113
4 Avaliação da educação a distância: percepção do aluno, do professor e da coordenação (Daielly Melina Nassif Mantovani e Maria Aparecida Gouvêa), 139
5 O impacto do uso da tecnologia sobre o desempenho dos estudantes: um estudo com alunos de Ciências Contábeis (Alexandre Costa Quintana e Luís Eduardo Afonso), 169
6 Computador × papel, suor e caneta: percepção dos alunos sobre provas on-line (Daniel Ramos Nogueira e Silvia Pereira de Castro Casa Nova), 195
Parte 2 ? Desempenho e avaliação, 225
7 A o mestre com carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade (Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e Edgard Cornacchione), 227
8 Matriz de referência das provas da área de Ciências Contábeis ? edições do Provão 2002/2003 e do Enade de 2006 ? Análise de conteúdo (Nálbia de Araújo Santos e Luís Eduardo Afonso), 255
9 O uso de resultados de avaliação de programas educacionais: um estudo sobre o ENADE em cursos de Ciências Contábeis (Sheizi Calheira de Freitas e Edgard Cornacchione), 285
10 Associação teórica entre a satisfação e o desempenho acadêmico (Luís Eduardo Afonso e Esmael Almeida Machado), 305
11 Desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes na modalidade EaD (Esmael Almeida Machado e Luís Eduardo Afonso), 337
Anexo A ? Questionário socioeconômico do estudante, 392
Apêndice A ? Questionário, 400
Apêndice B ? Protocolo de pesquisa, 407
Apêndice C - Região de origem dos estudantes presentes na prova, 408
Apêndice D ? Modelagem de equações estruturais, 410
Apêndice E ? MGA (Administração e Ciências Contábeis), 415
Esmael Almeida Machado
Bacharel em Ciências Contábeis (UFMS)
Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (UFGD)
Mestre em Contabilidade e Finanças (UFPR)
Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)
Docente do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS
Integrante do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior do Banco Nacional de Itens do ENADE
Luís Eduardo Afonso
Graduado em Engenharia de Produção (POLI/USP) e Economia (FEA/ USP)
Mestre (FGV/SP) e Doutor em Economia (FEA/USP)
Professor Associado do Departamento de Contabilidade da FEA/USP
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP
Foi coordenador do Projeto 58, selecionado pelo Edital CAPES/INEP 38/2010 do Observatório da Educação, programa da CAPES que deu origem ao livro ?Tecnologia, Educação e Tecnologia, Educação e Contabilidade?
Esmael Almeida Machado
Bacharel em Ciências Contábeis (UFMS)
Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (UFGD)
Mestre em Contabilidade e Finanças (UFPR)
Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)
Docente do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS
Integrante do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior do Banco Nacional de Itens do ENADE
Luís Eduardo Afonso
Graduado em Engenharia de Produção (POLI/USP) e Economia (FEA/ USP)
Mestre (FGV/SP) e Doutor em Economia (FEA/USP)
Professor Associado do Departamento de Contabilidade da FEA/USP
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP
Foi coordenador do Projeto 58, selecionado pelo Edital CAPES/INEP 38/2010 do Observatório da Educação, programa da CAPES que deu origem ao livro ?Tecnologia, Educação e Tecnologia, Educação e Contabilidade?