Livro Impresso
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais
-
ISBN:
9788522475483
- Edição: 9|2013
- Editora: Atlas
Indisponível Temporariamente
Sem Estoque
SKU
4213038
ou em até 10x de R$ 21,40
Relata conceitos, metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação (nos níveis operacional, gerencial e estratégico) que contribuem com as organizações (privadas e públicas) nas atividades de concepção, desenvolvimento e implantação de projetos d

- Formato: Impresso
- Páginas: 376
- Publicação: 10/01/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,61 kg
- Dimensões: 17 X 24
Relata conceitos, metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação (nos níveis operacional, gerencial e estratégico) que contribuem com as organizações (privadas e públicas) nas atividades de concepção, desenvolvimento e implantação de projetos de sistemas, gestão de informações e gestão de informática.
O objetivo principal do livro é descrever como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes (usuários de informática) que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como softwares ERP, BI, SAD e EIS, Banco de Dados, Data Warehouse, Inteligência Artificial, Data Mining, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras.
Está transcrita nesta obra grande parte da experiência em informática e em gestão da tecnologia da informação dos autores, adquirida desde 1980 nas pesquisas acadêmicas, em sala de aula e nos trabalhos de consultoria em diferentes empresas.
O livro está dividido em cinco partes: Empresa e sistemas; Tecnologia da informação; Papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas; Processo de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação empresariais; Integração, alinhamento, qualidade e divulgação da informação, do conhecimento e da inteligência nas organizações.
Esta edição contempla as contribuições recebidas dos leitores, principalmente dos professores e profissionais que adotaram esta obra em diversas escolas e organizações. As principais atualizações estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (organizacional), com as características e modelos de informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas. Contém capítulo que enfatiza a Fase Zero de Projetos de Sistemas de Informação e a gestão e continuidade de Projetos de Tecnologia da Informação (PMI, ITIL e COBITTM).
Livro destinado às organizações privadas e públicas, às software-houses, aos profissionais e aos acadêmicos envolvidos com sistemas de informação, sistemas de conhecimentos, tecnologia da informação e seus recursos.
No meio acadêmico pode ser utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação, como componente de planos de aulas das disciplinas de Administração de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação Gerencial e Estratégica, Gestão de Informações, Gerência de Informática, Gestão da
O objetivo principal do livro é descrever como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes (usuários de informática) que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como softwares ERP, BI, SAD e EIS, Banco de Dados, Data Warehouse, Inteligência Artificial, Data Mining, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras.
Está transcrita nesta obra grande parte da experiência em informática e em gestão da tecnologia da informação dos autores, adquirida desde 1980 nas pesquisas acadêmicas, em sala de aula e nos trabalhos de consultoria em diferentes empresas.
O livro está dividido em cinco partes: Empresa e sistemas; Tecnologia da informação; Papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas; Processo de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação empresariais; Integração, alinhamento, qualidade e divulgação da informação, do conhecimento e da inteligência nas organizações.
Esta edição contempla as contribuições recebidas dos leitores, principalmente dos professores e profissionais que adotaram esta obra em diversas escolas e organizações. As principais atualizações estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (organizacional), com as características e modelos de informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas. Contém capítulo que enfatiza a Fase Zero de Projetos de Sistemas de Informação e a gestão e continuidade de Projetos de Tecnologia da Informação (PMI, ITIL e COBITTM).
Livro destinado às organizações privadas e públicas, às software-houses, aos profissionais e aos acadêmicos envolvidos com sistemas de informação, sistemas de conhecimentos, tecnologia da informação e seus recursos.
No meio acadêmico pode ser utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação, como componente de planos de aulas das disciplinas de Administração de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação Gerencial e Estratégica, Gestão de Informações, Gerência de Informática, Gestão da
Apresentação, xix
Prefácio à 9a edição, xxi
Prefácio à 1a edição, xxiii
Parte I ? Empresa e Sistemas, 1
1 SISTEMA EMPRESA, 3
1.1 Teoria geral de sistemas, 3
1.1.1 Introdução e pressupostos, 3
1.1.2 Premissas básicas, 4
1.1.3 Sistemas e administração, 4
1.2 Sistemas e empresas, 5
1.2.1 Evolução histórica, 5
1.2.2 Abordagem sistêmica e racionalização nas empresas, 6
1.2.3 Conceitos genéricos de sistema, 7
1.2.4 Abordagem sociotécnica dos sistemas, 7
1.2.5 Enfoque atual dos sistemas nas empresas, 8
1.2.6 Requisitos funcionais, 9
1.2.7 Composição e constituição dos sistemas, 10
1.2.8 Gestor de informações, 11
1.3 Empresas ou organizações, 12
1.3.1 Conceitos de empresa, 13
1.3.2 Objetivos das empresas, 14
1.3.3 Cultura, filosofia e políticas empresariais, 14
1.3.4 Multiplicação de empresas, 15
1.3.5 Meio ambiente, 16
1.3.6 Pessoas e empresas, 17
1.3.7 Indicadores, 18
1.3.8 Outras classificações de empresas, 19
1.4 Funções empresariais ou organizacionais, 20
1.4.1 Integração das funções empresariais, 22
1.4.2 Módulos das funções empresariais, 23
1.5 Sistemas empresariais abertos e fechados, 26
1.5.1 Sistemas fechados, 26
1.5.2 Sistemas abertos, 27
1.5.3 Ecossistema, 28
1.5.4 Subsistemas empresariais, 29
1.5.5 Dinâmica dos subsistemas empresariais abertos, 30
1.5.6 Processo de mudança para sistema empresarial aberto, 31
1.5.7 Modelos de gestão e sistemas de informação, 32
1.6 Organização para informatização, 33
1.6.1 A arte de organizar para informatizar, 34
1.6.2 Objetivos e importância da organização para a informatização, 35
1.6.3 Informação e planejamento, 36
2 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 38
2.1 Sistemas de informação, 38
2.1.1 Conceitos, 39
2.1.2 Objetivo, foco e características dos sistemas de informação, 41
2.1.3 Benefícios e usos dos sistemas de informação, 41
2.1.4 Sistemas de informação como fatores de solução de problemas, 42
2.1.5 Sistemas de informação como diferencial de negócios, 43
2.2 Subsistemas de informação, 44
2.2.1 Subsistemas empresariais, 44
2.2.2 Decomposição dos subsistemas, 45
2.2.3 Integração de sistemas de informação, 46
2.3 Ciclo de vida, 47
2.3.1 Conceitos de vida de sistema, 47
2.3.2 Fases do ciclo de vida dos sistemas de informação, 48
Parte II ? Tecnologia da Informação, 51
3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 53
3.1 Gestão da tecnologia da informação, 53
3.1.1 Conceitos de tecnologia da informação, 54
3.1.2 Componentes da tecnologia da informação, 54
3.
Prefácio à 9a edição, xxi
Prefácio à 1a edição, xxiii
Parte I ? Empresa e Sistemas, 1
1 SISTEMA EMPRESA, 3
1.1 Teoria geral de sistemas, 3
1.1.1 Introdução e pressupostos, 3
1.1.2 Premissas básicas, 4
1.1.3 Sistemas e administração, 4
1.2 Sistemas e empresas, 5
1.2.1 Evolução histórica, 5
1.2.2 Abordagem sistêmica e racionalização nas empresas, 6
1.2.3 Conceitos genéricos de sistema, 7
1.2.4 Abordagem sociotécnica dos sistemas, 7
1.2.5 Enfoque atual dos sistemas nas empresas, 8
1.2.6 Requisitos funcionais, 9
1.2.7 Composição e constituição dos sistemas, 10
1.2.8 Gestor de informações, 11
1.3 Empresas ou organizações, 12
1.3.1 Conceitos de empresa, 13
1.3.2 Objetivos das empresas, 14
1.3.3 Cultura, filosofia e políticas empresariais, 14
1.3.4 Multiplicação de empresas, 15
1.3.5 Meio ambiente, 16
1.3.6 Pessoas e empresas, 17
1.3.7 Indicadores, 18
1.3.8 Outras classificações de empresas, 19
1.4 Funções empresariais ou organizacionais, 20
1.4.1 Integração das funções empresariais, 22
1.4.2 Módulos das funções empresariais, 23
1.5 Sistemas empresariais abertos e fechados, 26
1.5.1 Sistemas fechados, 26
1.5.2 Sistemas abertos, 27
1.5.3 Ecossistema, 28
1.5.4 Subsistemas empresariais, 29
1.5.5 Dinâmica dos subsistemas empresariais abertos, 30
1.5.6 Processo de mudança para sistema empresarial aberto, 31
1.5.7 Modelos de gestão e sistemas de informação, 32
1.6 Organização para informatização, 33
1.6.1 A arte de organizar para informatizar, 34
1.6.2 Objetivos e importância da organização para a informatização, 35
1.6.3 Informação e planejamento, 36
2 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 38
2.1 Sistemas de informação, 38
2.1.1 Conceitos, 39
2.1.2 Objetivo, foco e características dos sistemas de informação, 41
2.1.3 Benefícios e usos dos sistemas de informação, 41
2.1.4 Sistemas de informação como fatores de solução de problemas, 42
2.1.5 Sistemas de informação como diferencial de negócios, 43
2.2 Subsistemas de informação, 44
2.2.1 Subsistemas empresariais, 44
2.2.2 Decomposição dos subsistemas, 45
2.2.3 Integração de sistemas de informação, 46
2.3 Ciclo de vida, 47
2.3.1 Conceitos de vida de sistema, 47
2.3.2 Fases do ciclo de vida dos sistemas de informação, 48
Parte II ? Tecnologia da Informação, 51
3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 53
3.1 Gestão da tecnologia da informação, 53
3.1.1 Conceitos de tecnologia da informação, 54
3.1.2 Componentes da tecnologia da informação, 54
3.
Aline Franca de Abreu
Ph.D. em Management Sciences (University of Waterloo, Canadá)
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas
Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Trabalha com projetos de aplicação da tecnologia de informação na gestão de negócios desde 1986
Atua na área acadêmica desde 1984, tendo publicado vários artigos e lecionado em cursos de graduação e pós
graduação como professora do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em cursos lato sensu em vários locais do Brasil e da América do Sul
Elabora pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação aplicada à gestão competitiva, à gestão do conhecimento e à inovação tecnológica na gestão dos negócios
Coordena o Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação
Denis Alcides Rezende
Pós
doutor em administração (FEA/USP)
Doutor em Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (EPS / UFSC)
Mestre em Informática (Sistemas Tutores
UFPR)
Especialização em Magistério Superior (UTP
PR)
Graduação em Processamento de Dados e Administração de Empresas
Diversos cursos na área de informática, informação, administração, gestão, comportamento e didática
Trabalha com administração, informação e gestão da tecnologia da informação desde 1980.
Atua como consultor em Planejamento Estratégico, Planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação, elaborando projetos em diferentes organizações privadas e públicas. Vide Projetos de Consultoria: www.DenisAlcidesRezende.com.br
Ligado às atividades didáticas desde 1986, lecionando na graduação, especialização, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Também leciona em MBAs de outras instituições de ensino. Vide Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9202172197777351
Autor de livros nas áreas de planejamento estratégico, planejamento de informações, sistemas de informação, tecnologia da informação, alinhamento estratégico e engenharia de software empresarial, além de artigos científicos para publicações em congressos e revistas especializadas (nacionais e internacionais).
Sócio
Diretor da 9D Consultoria.
Aline Franca de Abreu
Ph.D. em Management Sciences (University of Waterloo, Canadá)
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas
Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Trabalha com projetos de aplicação da tecnologia de informação na gestão de negócios desde 1986
Atua na área acadêmica desde 1984, tendo publicado vários artigos e lecionado em cursos de graduação e pós
graduação como professora do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em cursos lato sensu em vários locais do Brasil e da América do Sul
Elabora pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação aplicada à gestão competitiva, à gestão do conhecimento e à inovação tecnológica na gestão dos negócios
Coordena o Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação
Denis Alcides Rezende
Pós
doutor em administração (FEA/USP)
Doutor em Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (EPS / UFSC)
Mestre em Informática (Sistemas Tutores
UFPR)
Especialização em Magistério Superior (UTP
PR)
Graduação em Processamento de Dados e Administração de Empresas
Diversos cursos na área de informática, informação, administração, gestão, comportamento e didática
Trabalha com administração, informação e gestão da tecnologia da informação desde 1980.
Atua como consultor em Planejamento Estratégico, Planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação, elaborando projetos em diferentes organizações privadas e públicas. Vide Projetos de Consultoria: www.DenisAlcidesRezende.com.br
Ligado às atividades didáticas desde 1986, lecionando na graduação, especialização, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Também leciona em MBAs de outras instituições de ensino. Vide Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9202172197777351
Autor de livros nas áreas de planejamento estratégico, planejamento de informações, sistemas de informação, tecnologia da informação, alinhamento estratégico e engenharia de software empresarial, além de artigos científicos para publicações em congressos e revistas especializadas (nacionais e internacionais).
Sócio
Diretor da 9D Consultoria.