• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Logoterapia e Análise Existencial

  • ISBN:

    9788530935351

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Forense Universitária

Viktor Frankl

R$  192,00
In stock
SKU
1210125
ou em até 9x de R$ 21,33
< >
                A definição de logoterapia está em seu próprio nome. Logos significa, em grego, “sentido”. Logoterapia significa, ent&a
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 352
  • Publicação: 03/07/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,40 kg
  • Dimensões: 14 X 21

                A definição de logoterapia está em seu próprio nome. Logos significa, em grego, “sentido”. Logoterapia significa, então, “cuidar do sentido”. “Sentido” visto como significado, meta ou finalidade, que é a principal força motivadora do ser humano. Assim, o trabalho da logoterapia se baseia no confronto do paciente com o sentido de sua vida, que é a motivação básica do comportamento do indivíduo. A principal preocupação do homem é estabelecer e perseguir um objetivo, e é esta busca que dá sentido à sua vida, fazendo para ele valer a pena viver, e não a satisfação de seus instintos e o alívio de tensões, como sustenta a psicanálise ortodoxa. Não se trata, portanto, de um sentido para a vida em termos gerais, mas de um sentido pessoal para a vida de cada indivíduo.
        A logoterapia é uma corrente psicoterápica considerada, depois da psicanálise de Sigmund Freud e da psicologia individual de Alfred Adler, como a “terceira corrente vienense”. Seu princípio básico é valorizar a existência humana, com foco em seu sentido e em sua dimensão espiritual. A logoterapia é ensinada mundo afora pelas mais diversas universidades.

Sobre o Autor
Introdução à primeira edição por Giselher Guttmann
1. Sobre a problemática espiritual da psicoterapia (1938)
2. Automeditação psiquiátrica (1938)
3. Filosofia e psicoterapia para a fundamentação de uma análise existencial (1939)
4. Sobre o apoio medicamentoso da psicoterapia no caso de neuroses 1939)
5. Compêndio de análise existencial e logoterapia (1959)
6. Psicologia e psiquiatria do campo de concentração (1961)
7. Rudolf Allers como filósofo e como psiquiatra (1964)
8. Psicologização – ou humanização da medicina? (1981)
9. O encontro da psicologia individual com a logoterapia (1984)
10. Fome por pão – e fome por sentido (1985)
11. O homem na busca por um sentido derradeiro
12. Observações sobre a patologia do espírito do tempo
Anexo: Em memória de 1938
Indicação das fontes
Livros sobre o tema “logoterapia”
Índice onomástico 

Viktor Frankl

Foi professor de Neurologia e Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Viena. Durante 25 anos, ele foi o chefe da Policlínica Neurológica de Viena. Sua “Logoterapia/Analise Existencial” veio a ser conhecida como a “Terceira Escola Vienense de Psicoterapia”. Ele segurou cátedras em Harvard, Stanford, Dallas e Pittsburgh, e foi Professor de Logoterapia na Universidade Internacional dos EUA, em San Diego, Califórnia. Nascido em 1905, Frankl recebeu os títulos de Doutor em Medicina e Doutor em Filosofia pela Universidade de Viena. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele passou três anos em Auschwitz, Dachau e outros campos de concentração. Durante quatro décadas Dr. Frankl fez inúmeras palestras em todo o mundo. Ele recebeu títulos honorários de 29 universidades da Europa das Américas, da África e da Ásia. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Oskar Pfister Award da American Psychiatric Association, e foi membro honorário da Academia Austríaca de Ciências. 
Os 39 livros de Frankl foram traduzidos para 43 idiomas. Seu livro O homem em busca de um sentido já vendeu milhões de copias e foi listado entre “os dez livros mais influentes da América.” Viktor Frankl morreu em 1997, em Viena.