Livro Impresso
A Condição Humana
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ISBN:
9788530972165
- Edição: 13|2016
- Editora: Forense Universitária
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Livro Clássico de Hanna Arendt examina a relação entre a condição humana e a expressão "vita activa"A versão definitiva de A condição humana, mais que uma resposta à pergunta sobre
- Formato: Impresso
- Páginas: 476
- Publicação: 24/08/2016
- Capa: Brochura
- Peso: 0,53 kg
- Dimensões: 14 X 21
Livro Clássico de Hanna Arendt examina a relação entre a condição humana e a expressão "vita activa"
A versão definitiva de A condição humana, mais que uma resposta à pergunta sobre como e por que foi possível o totalitarismo, e mais que um exame da relação entre totalitarismo e tradição, converteu-se em uma fenomenologia das atividades humanas fundamentais no âmbito da vida ativa – o trabalho, a obra ou fabricação e a ação. Arendt principia sua investigação com o exame da relação entre a condição humana e a vita activa, definida em contraposição à vita contemplativa, mas visa antes de tudo a transcender a caracterização tradicional das atividades e da relação entre elas com vistas a uma indagação sobre o significado das próprias atividades e das transformações em seu caráter na era moderna.
Esta nova edição traz uma introdução de Margaret Canovan, uma cientista política inglesa que tem duas obras publicadas sobre o pensamento de Hannah Arendt e é professora de Ciência Política na Universidade de Lancaster. Sua Introdução foi traduzida pelo apresentador e revisor técnico da edição brasileira, professor Adriano Correia.
Introdução
Prólogo
Capítulo I – A condição humana
1. A vita activa e a condição humana
2. O termo vita activa
3. Eternidade versus imortalidade
Capítulo II – Os domínios público e privado
4. O homem: um animal social ou político
5. A pólis e a família
6. O advento do social
7. O domínio público: o comum
8. O domínio privado: a propriedade
9. O social e o privado
10. A localização das atividades humanas
Capítulo III – Trabalho
Hannah Arendt
Uma das maiores filósofas de todos os tempos, pensadora audaz, revelou ao mundo uma linha de pensamento independente e desvendou as origens de crises políticas no século XX, deixando seu legado na fundamentação jurídica da ideia dos direitos humanos e também no campo da pedagogia, em que abordou as relações professor-aluno e autoridade-autoritarismo.