• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor - Criação de ONGs e Estratégias de Atuação

  • ISBN:

    9788597021899

  • Edição: 7|2019
  • Editora: Atlas

Takeshy Tachizawa

R$  200,00
ou em até 10x de R$ 20,00
< >
O objetivo deste livro é apresentar técnicas específicas da gestão de Organizações Não Governamentais e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira. O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresen
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 284
  • Publicação: 17/06/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,47 kg
  • Dimensões: 17 X 24

O objetivo deste livro é apresentar técnicas específicas da gestão de Organizações Não Governamentais e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira.
O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresentadas reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor, assim como os aspectos jurídicos da criação de uma ONG, a sua responsabilidade social e os papéis de agentes de transformação na sociedade.
A segunda parte do livro trata de estratégias sociais e ambientais dentro do contexto das organizações, apresentando as principais características dos diversos tipos de empresas e como cada um dos segmentos lida com essas estratégias.
A terceira parte aborda diretrizes que ajudam a compreender a gestão de ONGs. Nessa parte, é apresentado um modelo de gestão, bem como ferramentas e conceitos que podem guiar o leitor nesse desafio: parcerias, estratégias financeiras, tecnologias da informação e indicadores de gestão.

Introdução

Parte I - Organizações do Terceiro Setor

Capítulo 1- Reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor

Capítulo 2 - Criação de ONGs e seus Aspectos Jurídicos

Capítulo 3 - Responsabilidade Social e Agentes de Transformação

Parte II - Estratégias Sociais e Ambientais no Contexto das Organizações

Capítulo 4 - Diferentes Tipos de Organizações

Capítulo 5 - Indústria Altamente Concentrada

Capítulo 6 - Empresas da Indústria Semiconcentrada

Capítulo 7 - Empresas de Bens de Consumo Não Duráveis

Capítulo 8 - Empresas de Bens de Consumo Duráveis

Capítulo 9 - Setor de Empresas Comerciais

Capítulo 10 - Empresas de Serviços Financeiros

Capítulo 11 - Empresas de Serviços Especializados

Capítulo 12 - Instituições do Setor Educacional

Capítulo 13 - Organizações de Outros Ramos de Negócios

Parte III - Estratégias Genéricas para Gestão das ONGs

Capítulo 14 - Um Modelo de Gestão Aplicado às ONGs

Capítulo 15 - Parcerias e Gestão com Pessoas

Capítulo 16 - Estratégias Financeiras

Capítulo 17 - Tecnologias da Informação e Estrutura Organizacional nas ONGs

Capítulo 18 - Indicadores de Gestão Aplicados às ONGs

Anexo

Resenha de Filmes Ilustrativos

Posfácio

Glossário

Bibliografia

Índice remissivo

Takeshy Tachizawa

É doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); com especialização em Gestão de Negócios pela University of California; mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e administrador pela mesma instituição. Empresário com atuação  em empreendimentos de grande porte no Brasil e no exterior. É autor de vários livros na área de Ciências Humanas, com foco em gestão de negócios, responsabilidade social empresarial, estratégias e gestão com pessoas. Autor de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, publicado pelo GEN | Atlas.

e-mail: usptakes@uol.com.br