Livro Impresso
Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor - Criação de ONGs e Estratégias de Atuação
-
ISBN:
9788597021899
- Edição: 7|2019
- Editora: Atlas
R$ 200,00
In stock
SKU
4219114
ou em até 10x de R$ 20,00
O objetivo deste livro é apresentar técnicas específicas da gestão de Organizações Não Governamentais e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira. O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresen
- Formato: Impresso
- Páginas: 284
- Publicação: 17/06/2019
- Capa: Brochura
- Peso: 0,47 kg
- Dimensões: 17 X 24
O objetivo deste livro é apresentar técnicas específicas da gestão de Organizações Não Governamentais e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira.
O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresentadas reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor, assim como os aspectos jurídicos da criação de uma ONG, a sua responsabilidade social e os papéis de agentes de transformação na sociedade.
A segunda parte do livro trata de estratégias sociais e ambientais dentro do contexto das organizações, apresentando as principais características dos diversos tipos de empresas e como cada um dos segmentos lida com essas estratégias.
A terceira parte aborda diretrizes que ajudam a compreender a gestão de ONGs. Nessa parte, é apresentado um modelo de gestão, bem como ferramentas e conceitos que podem guiar o leitor nesse desafio: parcerias, estratégias financeiras, tecnologias da informação e indicadores de gestão.
Introdução
Parte I - Organizações do Terceiro Setor
Capítulo 1- Reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor
Capítulo 2 - Criação de ONGs e seus Aspectos Jurídicos
Capítulo 3 - Responsabilidade Social e Agentes de Transformação
Parte II - Estratégias Sociais e Ambientais no Contexto das Organizações
Capítulo 4 - Diferentes Tipos de Organizações
Capítulo 5 - Indústria Altamente Concentrada
Capítulo 6 - Empresas da Indústria Semiconcentrada
Capítulo 7 - Empresas de Bens de Consumo Não Duráveis
Capítulo 8 - Empresas de Bens de Consumo Duráveis
Capítulo 9 - Setor de Empresas Comerciais
Capítulo 10 - Empresas de Serviços Financeiros
Capítulo 11 - Empresas de Serviços Especializados
Capítulo 12 - Instituições do Setor Educacional
Capítulo 13 - Organizações de Outros Ramos de Negócios
Parte III - Estratégias Genéricas para Gestão das ONGs
Capítulo 14 - Um Modelo de Gestão Aplicado às ONGs
Capítulo 15 - Parcerias e Gestão com Pessoas
Capítulo 16 - Estratégias Financeiras
Capítulo 17 - Tecnologias da Informação e Estrutura Organizacional nas ONGs
Capítulo 18 - Indicadores de Gestão Aplicados às ONGs
Anexo
Resenha de Filmes Ilustrativos
Posfácio
Glossário
Bibliografia
Índice remissivo
Takeshy Tachizawa
É doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); com especialização em Gestão de Negócios pela University of California; mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e administrador pela mesma instituição. Empresário com atuação em empreendimentos de grande porte no Brasil e no exterior. É autor de vários livros na área de Ciências Humanas, com foco em gestão de negócios, responsabilidade social empresarial, estratégias e gestão com pessoas. Autor de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, publicado pelo GEN | Atlas.
e-mail: usptakes@uol.com.br