• Entrega Imediata

Livro Impresso

ESTRATÉGIAS PARA O ALGODÃO NO BRASIL

  • ISBN:

    9788522472406

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Marcos Fava Neves e Mairun Junqueira Alves Pinto

R$  77,00
In stock
SKU
4212188
ou em até 3x de R$ 25,67
< >
Esta coletânea de textos é o resultado de um projeto que ilustra momento atual da cadeia produtiva do algodão no Brasil. Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), o livro objetiva apresent

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 118
  • Publicação: 09/08/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,30 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Esta coletânea de textos é o resultado de um projeto que ilustra momento atual da cadeia produtiva do algodão no Brasil. Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), o livro objetiva apresentar um retrato da cadeia, trazendo ao leitor um entendimento maior desse negócio, as variáveis que o impactam, suas tendências e desafios.

A obra representa, para o setor da cotonicultura brasileira, um enorme avanço e a responsabilidade de trazer a público – de forma didática – números reais, sólidos e confirmadores da realidade do trabalho desenvolvido pelos muitos cotonicultores de norte a sul do país e por toda a cadeia, que vai do plantio da fibra ao produto final que chega às mãos do consumidor.

Ao longo dos capítulos são apresentados os resultados da pesquisa que traz, com a credibilidade de números colhidos diretamente com cada elo da cadeia, dados que confirmam nossa importância para a economia nacional, como a alta geração de empregos, os valores de exportação que sustentam a balança comercial e a representatividade do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O trabalho também reforça o posicionamento da nossa cotonicultura no cenário internacional – tendo o Brasil como quarto maior exportador do mundo, sustenta a alta produtividade média e a alta qualidade da fibra brasileira que já é reconhecida por tecelagens de quase todos os continentes.

Livro indicado para profissionais e acadêmicos envolvidos com agronegócios nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Canais de Distribuição, Responsabilidade Social Corporativa, Direito Econômico e Ambiental, Certificações Socioambientais, Sustentabilidade Empresarial, Políticas Públicas, Estratégias Empresariais e Planejamento de associações de interesse privado.
Siglas e abreviaturas, ix

Prefácio 1, xix

Prefácio 2, xxi

Mensagem inicial, xxiii

1 Mapeamento e quantificação da cadeia produtiva do algodão – Safra 2010/2011 (José Carlos de Lima Júnior, Raphael Missiatto, Julio Kyosen Nakatani, Leonardo Nassar, Vinícius Gustavo Trombin, Flavio Ruhnke Valério), 1
1.1 Método do mapeamento e quantificação, 2
1.2 Resultados do mapeamento e quantificação, 4
1.2.1 Antes da fazenda, 8
1.2.2 Dentro da fazenda, 12
1.2.3 Depois da fazenda, 13
1.2.4 Agentes facilitadores, 15
1.2.5 Tributos, 17
1.2.6 Massa salarial e emprego, 19
1.3 Considerações finais sobre a quantificação, 19

2 O mercado e a economia algodoeira (Mairun Junqueira Alves Pinto, Julio Kyosen Nakatani), 21
2.1 História da cotonicultura no Brasil, 21
2.2 Emprego e renda no cultivo do algodão, 25
2.3 Balança comercial do algodão brasileiro, 26
2.4 O mercado internacional de algodão, 29
2.6 Políticas protecionistas e o caso Brasil × EUA na OMC, 35
2.7 Infraestrutura logística, 37
2.8 A importância da classificação e da rastreabilidade, 38

3 A produção algodoeira (Eleusio Freire, Julio Kyosen Nakatani), 40
3.1 Produção mundial de algodão, 40
3.2 Produção brasileira de algodão, 42
3.3 Custos de produção do algodão brasileiro, 47
3.4 Variedades na cotonicultura, inovação e biotecnologia, 50
3.5 Sustentabilidade na cotonicultura, 51
3.6 Projeções para a cotonicultura brasileira – 2020, 53

4 Políticas de incentivo e financiamento à cotonicultura (Renato Chamma, Alex Caetité), 55
4.1 Crédito rural para a cadeia produtiva do algodão, 56
4.2 Concessão de crédito para o custeio agrícola, 57
4.3 Concessão de crédito para a comercialização do algodão, 61
4.4 Concessão de crédito para investimento na cotonicultura, 61
4.5 Outros mecanismos da política agrícola, 62

5 O consumo industrial dos produtos de algodão (Mairun Junqueira Alves Pinto), 64
5.1 A utilização da fibra de algodão, 64
5.2 A utilização do caroço de algodão, 65
5.3 O consumo da fibra de algodão no Brasil e no mundo, 68
5.4 A balança comercial brasileira de produtos têxteis, 71
5.5 Os impactos da valorização cambial, 73
5.6 Outros fatores que prejudicam a competitividade da indústria têxtil brasileira, 75

6 O futuro do agro e a agenda da cotonicultura (Marcos Fava Neves), 77
6.1 Uma visão do agro brasileiro e sua agenda 2020, 77
6.1.1 Exportações do agro a caminho dos US$ 100 bilhões, 77
6.1.2 O engenheiro agrônomo e o agricultor, 78
6.1.3 Viagem pelas t


Mairun Junqueira Alves Pinto

Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA

RP/USP)

Graduado em Relações Internacionais pela Faculdade de Direito, História e Serviço Social (FDHSS/Unesp)

Pesquisador da Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia), grupo especializado em planejamento e gestão estratégica de organizações e sistemas.

Coautor dos livros Food and fuel: the example of Brazil, publicado na Holanda pela Wageningen Academic Publishers, e Agricultura integrada, publicado pela Atlas


Marcos Fava Neves

Mestre e doutor em Administração de Empresas (Estratégias de Arrendamento Industrial e Citricultural) pela FEA/USP

Pós

graduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França

Pós

graduado em canais (networks) de distribuição na Holanda

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

Doutro em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos) pela FEA

USP

Livre

Docente (Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda)

Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica

Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) da USP desde 1992, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing para diversas empresas e cadeias do agronegócio brasileiro

Professor titular FEA

USP

Ribeirão Preto

Ex

coordenador do PENSA

Programa de Agronegócios da USP

Criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos de Marketing e Estratégia da USP)

70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes

Autor, co

autor e organizador de 26 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Urugau, Inglaterra e Holanda

Articulista do jornal China Daily de Pequin e da Folha de S. Paulo

Escreveu artigos para O Estado de S. Paulo e dois casos para a Universidade de Harvard

Professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires

Chefe do Departamento de Administração da USP

Professor titular FEA

USP