Livro Impresso

Série Educação - Sociologia da Educação

  • ISBN:

    9788521619123

  • Edição: 1|2012
  • Editora: LTC

SILVIA MARQUES

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
211130
ou em até 5x de R$ 20,88
Sociologia da Educação – mais um importante lançamento da Série Educação – é livro atual e desafiador. Dividido em quatro partes, abrange desde a origem e as contribuições da sociologia da educação até a função da escola e a realidade brasileira. São deba
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 164
  • Publicação: 16/02/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,26 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Sociologia da Educação – mais um importante lançamento da Série Educação – é livro atual e desafiador. Dividido em quatro partes, abrange desde a origem e as contribuições da sociologia da educação até a função da escola e a realidade brasileira. São debatidas as correntes sociológicas e filosóficas e a educação como processo social e construtivo da cidadania. A autora lança mão de sua experiência em docência para oferecer um texto em que são analisadas as desigualdades educacionais, o neoliberalismo, o papel do Estado na democratização da educação e o multiculturalismo. e a educação como processo social e construtivo da cidadania. Com fundamentos teóricos sólidos, este livro posiciona o professor como mediador entre a sociedade e o estudante, mostra a importância de se despertar o senso crítico nos alunos, além de enfatizar a sociedade em que vivemos.
Sociologia da Educação destina-se a professores, a estudantes de graduação, pós-graduação, aos que atuam profissionalmente nas áreas e aos que interagem com os diversos campos sociais e educacionais.

Parte I - Sociologia da Educação: Origem e Contribuições
Capítulo 1 - A Origem da Sociologia da Educação
Capítulo 2 - As Contribuições da Sociologia da Educação

Parte II - Principais Contribuições para uma Sociologia da Educação
Capítulo 3 - A Corrente Funcionalista: Émile Durkheim, Auguste Comte e Pierre Bourdieu
Capítulo 4 - A Corrente Marxista: Karl Marx, Antonio Gramsci e Louis Althusser
Capítulo 5 - A Corrente Weberiana: Max Weber e Karl Mannheim
Capítulo 6 - Contribuições Filosóficas de Michel Foucault

Parte III - A Educação como Processo Social e Construtora da Cidadania
Capítulo 7 - As Instituições Sociais
Capítulo 8 - Valores e Normas Sociais; Controle e Desvio Social
Capítulo 9 - Mobilidade Social
Capítulo 10 - A Escola e o Professor como Construtores da Cidadania e do Desenvolvimento Sustentável

Parte IV - A Escola e a Realidade Brasileira
Capítulo 11 - O Neoliberalismo e as Desigualdades Educacionais
Capítulo 12 - A Escola Pública e o Papel do Estado na Democratização da Educação
Capítulo 13 - A Educação e o Multiculturalismo

Considerações Finais
Bibliografia

Sílvia Marques é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bacharel em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), professora nas Faculdades Anhanguera, além de pesquisadora interdisciplinar, escritora, dramaturga, atriz e diretora de teatro. Vencedora de sete concursos literários nos gêneros dramaturgia, conto e poesia, foi premiada pela primeira vez aos 16 anos em um concurso promovido pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES) e pela União Brasileira de Escritores (UBE).