• Entrega Imediata

Curso Online

Curso online - Endoscopia Digestiva (Completo)

  • Edição: 1|2020
  • Editora: Guanabara Koogan

Eduardo G. Hourneaux de Moura

R$ 550,00
In stock
SKU
417073
ou em até 10x de R$ 55,00
< >
Endoscopia Digestiva – Curso Completo O curso completo de Endoscopia Digestiva, coordenado pelo Dr. Eduardo Mouro apresenta up-to-dates com condutas do Hospital das Clínicas, estabelecidas com base em evidências. Diferencial
  • Formato: GENio
  • Carga horária: 15 hora(s)
  • Publicação: 01/11/2019
  • Expira em: 180 dia(s)

Endoscopia Digestiva – Curso Completo

O curso completo de Endoscopia Digestiva, coordenado pelo Dr. Eduardo Mouro apresenta up-to-dates com condutas do Hospital das Clínicas, estabelecidas com base em evidências.

 

Diferencial                              

O curso completo é dividido em 5 módulos independentes, o curso de atualização online Endoscopia Digestiva – Diagnóstico e Terapêutica na Prática Clínica totaliza 25 horas de aula.

 

Metodologia

Cada módulo traz 5 videoaulas, que abordam temas específicos e são apresentadas por renomados especialistas.

 

Carga-horária:

15horas e 30 minutos

 

Acesso:

As aulas estarão disponíveis no GEN-IO (ambiente virtual de aprendizagem do GEN) durante 6 meses após a efetivação do pagamento.

 

Certificado: 

O certificado online será disponibilizado no GEN-IO após a conclusão do curso.

 

Regras de acesso:

O acesso às aulas online ficará disponível durante 180 dias, a partir da data de confirmação do pagamento.

 

Veja a programação completa aqui

 

 

Módulo 1 | Papel da Endoscopia na Abordagem da Hemorragia Digestiva

1. Hemorragia Digestiva Alta Varicosa - Aspectos Clínicos e Papel das Drogas Vasoativas - Alberto Queiroz Farias

Cenários clínicos na hipertensão portal. Fatores prognósticos relevantes no sangramento varicoso. Recomendações terapêuticas de consenso internacional para tratamento medicamentoso do sangramento varicoso.


2. Hemorragia Digestiva Alta Varicosa - Terapêutica Endoscópica - Gustavo Oliveira Luz

Papel da endoscopia nas varizes do esôfago - profilaxia primária e secundária. Papel da endoscopia na fase aguda do sangramento varicoso. Opções de tratamento endoscópico na abordagem das varizes.


3. Hemorragia Digestiva Alta Não-Varicosa - Terapêutica Endoscópica - Vitor Ottoboni Brunaldi

Principais etiologias da HDAnV e familiarizar-se com os achados endoscópicos típicos. Demografia da HDAnV. Indicações de tratamento endoscópico da HDA. Modalidades de terapia endoscópica.


4. Hemorragia Digestiva Média - Abordagem Endoscópica Diagnóstica e Terapêutica - Rogério Kuga

Classificação da modalidade de hemorragia digestiva. Indicação adequada dos procedimentos de investigação na hemorragia digestiva média.


5. Hemorragia Digestiva Baixa - Abordagem Endoscópica. Quando e Como? - Edson Ide

Avaliação do paciente com hemorragia digestiva baixa. Primeiro atendimento e preparação para o tratamento definitivo. Melhor estratégia de abordagem diagnóstica e terapêutica.


Módulo 2 | Ecoendoscopia Terapêutica - Soluções para Antigos Problemas

1. Papel da Ecoendoscopia nas Lesões Suspeitas de Origem Maligna — Diagnóstico e Tratamento - Hugo Gonçalo Guedes e Diogo Turiani Hourneaux de Moura

Indicações da ecoendoscopia nas lesões suspeitas de origem maligna. Indicações de ecopunção. Indicações de ecoendoscopia terapêutica nas lesões malignas gastrointestinais.


2. Cistos Pancreáticos e Cistoadenomas - Sergio E. Matuguma

Tipos de lesões císticas de pâncreas. Indicação de exames complementares para o diagnóstico das lesões císticas pancreáticas. Direcionamento do tratamento das lesões císticas pancreáticas.


3. Papel da Endoscopia nas Coleções Fluídas Pancreáticas (CFP) - Marcos Eduardo Lera dos Santos

Classificação Atlanta CFP. Diagnóstico diferencial. Indicação. Tratamento e resultados. Necrosectomia.


4. Drenagem Ecoguiada nas Obstruções Malignas das Vias Biliares - Hugo Gonçalo Guedes

Utilidade da ecoendoscopia no tratamento das obstruções malignas das vias biliares. Técnicas ecoendoscópicas para drenagem. Resultados da drenagem biliar ecoguiada.


5. Ecoendoscopia na Pancreatite Aguda e Crônica - Spencer Cheng

Utilidade da ecoendoscopia na pancreatite aguda e crônica. Alterações ecoendoscópicas relevantes. Influência na conduta do paciente.


Módulo 3 | Tratamento Endoscópico da Obesidade e do Diabetes

1. Tratamento Endoscópico da Obesidade: Injeção de Toxina Botulínica e Balão Intragástrico - Hugo Gonçalo Guedes e Diogo Turiani Hourneaux de Moura

Identificação dos pacientes adequados para terapias endoscópicas da obesidade. Efetividade do tratamento endoscópico para obesidade. Avaliação das vantagens e desvantagens de cada modelo de balão intragástrico. Complicações das terapias endoscópicas para obesidade.


2. Gastroplastia Endoscópica Vertical - Thiago Ferreira de Souza

Principais indicações do tratamento endoscópico da obesidade. Informações sobre o novo procedimento chamado de gastroplastia endoscópica vertical.


3. Tratamento Endoscópico da Obesidade e Diabetes: Métodos de Exclusão Entérica - Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura

Critérios de indicação e perspectivas de resultados do tratamento endoscópico da obesidade e do diabetes melito tipo 2.


4. Tratamento Endoscópico nas Complicações da Cirurgia Bariátrica - Exceto Fístulas - Vitor Ottoboni Brunaldi

Principais complicações bariátricas. Indicações e limitações do tratamento endoscópico.


5. Tratamento Endoscópico nas Complicações da Cirurgia Bariátrica - Fístulas - Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura

Identificar, adequadamente, qual a melhor opção de tratamento da fístula pós-cirurgia bariátrica, baseada na apresentação clínica e achados cirúrgicos e endoscópicos.


Módulo 4 | Ecoendoscopia Terapêutica - Soluções para Antigos Problemas

1. Métodos Endoscópicos Aplicados no Diagnóstico das Neoplasias Precoces do Aparelho Digestório - Edson Ide

Compreender os conceitos envolvidos no aprimoramento de imagem em endoscopia do aparelho digestivo. Melhores métodos para cada situação clínica. Interpretação das imagens de acordo com cada método aplicado.


2. Papel da Ecoendoscopia no Diagnóstico das Neoplasias do Trato Digestivo - Sergio E. Matuguma

Princípios básicos da ecoendoscopia. Ecoendoscopia nas neoplasias epiteliais. Ecoendoscopia nas neoplasias subepiteliais. Ecoendoscopia nas neoplasias extramurais. Interpretar a punção ecoguiada.


3. Tratamento Endoscópico do Câncer Precoce e Avançado do Esôfago - Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura

Avaliar e selecionar adequadamente o paciente que irá se beneficiar com o tratamento endoscópico do câncer do esôfago. Identificar e tratar eventos adversos das diferentes técnicas endoscópicas no tratamento do câncer do esôfago.


4. Tratamento Endoscópico do Câncer Precoce e Avançado do Estômago - Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura

Indicação absoluta e relativa do tratamento endoscópico do câncer precoce gástrico, bem como as opções paliativas no tratamento do câncer avançado.


5. Tratamento Endoscópico do Câncer Precoce e Avançado do Cólon e Reto - Bruno Martins

Terminologia de neoplasia colorretal. Tratamento mais adequado para a neoplasia de cólon precoce. Papel adequado do tratamento do CCR avançado e sua indicação.


Módulo 5 | Ecoendoscopia Terapêutica - Soluções para Antigos Problemas

1. CPRE - Indicações, Contraindicações e Complicações / Técnicas de Acesso à Via Biliar Principal - Hugo Gonçalo Guedes

Indicação correta de CPRE e saber suas contraindicações. Saber e explicar ao seu paciente os benefícios e as complicações do procedimento. Formas de acesso biliar por endoscopia


2. Colangioscopia e Pancreatoscopia - Tomazo Antonio Prince Franzini

Indicações e contraindicações da colangioscopia. Racional na investigação diagnóstica da estenose indeterminada das via biliares. Algoritmo no tratamento endoscópico dos cálculos biliares de grandes dimensões. Fundamentos práticos do procedimento. Indicações e contraindicações da pancreatoscopia.


3. Tratamento Endoscópico da Coledocolitíase - Tomazo Antonio Prince Franzini

Papel dos procedimentos endoscópicos na coledocolitíase. Visão dos detalhes de cada técnica. Algoritmo para o tratamento endoscópico da coledocolitíase.


4. Estenoses e Fístulas Biliares Benignas Pós-cirúrgicas e Pós-traumáticas - Hugo Gonçalo Guedes

Principais causas de estenoses e fístulas biliares. Indicação do tratamento por endoscopia das estenoses e fístulas biliares. Fatores preditores de falha no tratamento endoscópico.


5. Obstrução Maligna das Vias Biliares - Spencer Cheng

Tratamento endoscópico para as obstruções malignas das vias biliares. Tipos de próteses biliares e as modalidades de drenagem endoscópica. Peculiaridades das obstruções que envolvem a confluência biliar (hilo hepático).

Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura (Coordenador)

Professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal e Broncoesofagoscopia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências em Gastroenterologia da FMUSP; professor colaborador médico da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e supervisor do Programa de Residência Médica em Endoscopia da COREME-FMUSP.



Alberto Queiroz Farias

Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia. Coordenador do Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Bruno da Costa Martins

Endoscopia digestiva. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


Diogo Turiani Hourneaux de Moura

Mestre e Doutor em Ciências em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Pós doutorado no Departamento de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia do Brigham and Women's Hospital-Harvard Medical School. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).


Edson Ide

Médico Supervisor do Serviço de Endoscopia do Hospital das Clínicas de São Paulo – FMUSP. Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. Médico do Hospital Alemão Osvaldo Cruz. Médico do Fleury Medicina e Saúde. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia – Sobed. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia – FBG. Membro da Sociedade Americana de Endoscopia – ASGE.



Gustavo de Oliveira Luz

Médico Assistente do Serviço de Endoscopia do HCFMUSP. Mestrado pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.


Hugo Gonçalo Guedes

Médico Cirurgião Geral pelo HCFMUSP. Endoscopista pelo HCFMUSP. Pós-graduado em Endoscopia Terapêutica e Biliopancreática pelo HCFMUSP. Fellow em Endoscopia Bariátrica no Brigham and Women’s Hospital, Harvard University. Doutor em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia da FMUSP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).


Marcos Eduardo Lera dos Santos

Mestre pelo Departamento de Gastroenterologia do HCFMUSP. Médico Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do HCFMUSP.



Rogério Kuga

Mestre em Ciências pelo Departamento de Gastroenterologia do HCFMUSP. Médico Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do HCFMUSP. Médico Endoscopista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Médico Endoscopista do Fleury Medicina e Saúde.



Sérgio Eiji Matuguma

Médico Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do HCFMUSP.



Spencer Cheng

Mestre em Gastroenterologia pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. Doutor pelo Departamento de Cirurgia da FMUSP. Médico Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do HCFMUSP.



Thiago Ferreira de Souza

Assistente do serviço de Endoscopia e Doutor em Cirurgia pelo HCFMUSP.


Tomazo Antonio Prince Franzini

Médico Assistente do Serviço de Endoscopia do HCFMUSP. Doutor em Ciências em Gastroenterologia pela FMUSP.


Vitor Ottoboni Brunaldi

Médico Endoscopista pela Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Ciências em Gastroenterologia pela FMUSP.



O acesso aos cursos e produtos educacionais se dá no Ambiente de Aprendizagem do GEN Educação, plataforma online que oferece aos nossos clientes a melhor experiência possível em aprendizagem, com uma navegação intuitiva e recursos avançados.

LOGIN E ACESSO aos produtos educacionais
Após realizar o login em www.grupogen.com.br, utilizando as credenciais criadas no cadastro, o usuário deverá clicar em GENio no menu superior para ser redirecionado ao espaço do aluno e ter acesso ao(s) seu(s) curso(s).

Para assistir aos cursos você vai precisar das seguintes configurações:

  • Windows 7 ou superior com o Internet Explorer 9 ao 11. Recomendamos que você utilize o navegador Google Chrome, mas você também pode utilizar os navegadores Mozilla Firefox e Safari.
  • MacOS X versão 10.6 ou superior.
  • iOS versão 7.0 ou superior.
  • Android versão 2.3 ou superior (Atualmente o produto livro-aula não é compatível com esse sistema).
  • Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.
  • Não é possível acessar no modo Off-line.
  • Fique atento!

    Os vídeos dos Cursos Online utilizam tecnologia Flash, portanto é necessário ter esse plug-in instalado e habilitado. Recomendamos banda mínima de 512 kbps ou conexão 3G de qualidade.

    Para que os vídeos funcionem corretamente no Safari, você deve permitir o uso de cookies. Clique aqui para saber como. – link: http://pt.wikihow.com/Ativar-Cookies-no-Safari