• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Resíduos Sólidos - Conceitos, Gestão e Gerenciamento

  • ISBN:

    9788535287301

  • Edição: 1|2019
  • Editora: GEN LTC

Valdir Schalch

R$ 150,00
In stock
SKU
441037
ou em até 7x de R$ 21,43
< >
O livro trata sobre os resíduos sólidos (popularmente chamados de ‘lixo’): os diferentes tipos, os riscos de cada um, as diferentes formas de lidar com eles, em casa, na rua e no trabalho, lembrando que, para trilhar o caminho da sustentabilidade, mais do
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 512
  • Publicação: 23/08/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,90 kg
  • Dimensões: 17 x 24

O livro trata sobre os resíduos sólidos (popularmente chamados de ‘lixo’): os diferentes tipos, os riscos de cada um, as diferentes formas de lidar com eles, em casa, na rua e no trabalho, lembrando que, para trilhar o caminho da sustentabilidade, mais do que reutilizar e reciclar, ou descartá-los do melhor modo possível, deve-se principalmente pensar em como reduzir a geração de resíduos.

O trabalho se pretende um livro didático, podendo ser utilizado como base para disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, e também como fonte de consulta para estudantes, profissionais da área, gestores públicos e privados e demais interessados.

Capítulo 1 - Definições, gestão e gerenciamento

Parte I - resíduos classificados no artigo 13 da Lei 12305/10

Capítulo 2- Resíduos domiciliares

Capítulo 3 - resíduos de limpeza urbana

Capítulo 4 - resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços

Capítulo 5 - resíduos dos serviços públicos de saneamento básico

Capítulo 6 - resíduos industriais

Capítulo 7 - resíduos de serviços de saúde

Capítulo 8 - resíduos da construção civil

Capítulo 9 - resíduos agrossilvopastoris

Capítulo 10 - resíduos de serviços de transportes

Capítulo 11 - resíduos de mineração

Parte II – Outros tipos de resíduos

Capítulo 12 - Agrotóxicos

Capítulo 13 - Pilhas e baterias

Capítulo 14 - Pneus

Capítulo 15 - Óleos lubrificantes

Capítulo 16 - Lâmpadas fluorescentes

Capítulo 17 - Equipamentos Eletroeletrônicos

Capítulo 18 - Resíduos cemiteriais

WELLINGTON CYRO DE ALMEIDA LEITE
Engenheiro Civil, mestre e doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/ USP Professor, aposentado, na área de Saneamento Ambiental da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP, Professor Titular, no Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto – SP Foi Consultor da ONU/PNUD, no Projeto BRA/92/017 - Gestão e Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos. Foi Superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos - DAAE do município de Araraquara - SP, Tem experiência na área de resíduos sólidos.
MARCUS CESAR AVEZUM ALVES DE CASTRO
Engenheiro mecânico. Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento-EESC-USP. Livre Docente em Resíduos Sólidos. Professor Adjunto do Departamento de Geologia Aplicada-IGCE/UNESP. Professor do curso de Engenharia Ambiental, Campus de Rio Claro.
RODRIGO EDUARDO CÓRDOBA
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Mestre e doutor em Ciências – Engenharia Hidráulica e Saneamento (EESC/USP). Atualmente é professor doutor
do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECiv/UFSCar) atuando como docente nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental (EAD). Tem experiência nas áreas de gestão, tecnologia e sustentabilidade na construção civil.
MARCO AURÉLIO SOARES DE CASTRO
Engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Mestre em Engenharia Civil – Hidráulica e Saneamento (ESC-USP). Doutor em Ciências – Hidráulica e Saneamento (USP). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp (Limeira-SP), atuando junto aos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Controle Ambiental e Engenharia de Telecomunicações.
VALDIR SCHALCH
Engenheiro Químico. Professor Sênior do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos –EESC/USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto – SP. Coordenador do NEPER - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos. Professor
Visitante da Universidade de Nebraska, Lincoln - EUA (1999-2000). Atua na área de resíduos sólidos quanto à gestão integrada, gerenciamento e tecnologias de destinação e disposição final ambientalmente adequadas.