Livro Impresso
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Vol. 4
-
ISBN:
9788522498611
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
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4215284
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“Dyogo e Maurício apresentam com propriedade os detalhes que permeiam o processo de implementação das estratégias do Ministério Público de Santa Catarina e, portanto, nos disponibilizam subsídio para termos condições de efetivamente tirar nossas estr

- Formato: Impresso
- Páginas: 328
- Publicação: 15/05/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,39 kg
- Dimensões: 14 X 21
“Dyogo e Maurício apresentam com propriedade os detalhes que permeiam o processo de implementação das estratégias do Ministério Público de Santa Catarina e, portanto, nos disponibilizam subsídio para termos condições de efetivamente tirar nossas estratégias do papel. Temos conhecimento da complexidade que perpassa este processo e, justamente por isto, reconhecemos a importância desta obra para o mundo real das organizações.”
Cláudio Barros Silva
Procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Ex-Procurador-Geral de Justiça e Ex-Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público
“O atual perfil institucional do Ministério Público nasceu com a Carta Magna de 1988 e, apesar de novo, ostenta ainda as velhas estruturas administrativas e práticas superadas de gestão. Internamente, seus integrantes demonstram inconformismo com os planos de poder em detrimento da ausência de planejamento. A visão externa do autor, retratada por quem sabe planejar e executar, ainda que não resolva todos os nossos problemas de imediato, nos indica os bons caminhos a serem seguidos por quem sonha com um Ministério Público dotado de sistema adequado de engenharia política e organizacional, para desenvolver a atuação almejada pela sociedade brasileira. Sua leitura é imperdível.”
José Carlos Cosenzo
Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Ex-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP)
“Este livro, do Prof. Maurício Fernandes Pereira e Dyogo Neis, mostra de forma competente, objetiva e prática uma das principais atividades que devem ser pensadas e realizadas após a Elaboração do Planejamento Estratégico, qual seja, a Avaliação e Decisão da manutenção ou mudança da Estrutura Organizacional, para que a Visão de Futuro da Organização possa ser alcançada de acordo com o Planejamento Estratégico previsto. Uma obra de pesquisa séria com aplicação prática e imediata que, assim como os livros anteriores da série, liderados pelo Prof. Maurício, vem contribuir com a formação dos Alunos e Técnicos de Planejamento.”
Dr. Rolando J. Soliz Estrada
Professor e Consultor Técnico de Planejamento Estratégico e Mudança Organizacional
“Definidas todas estas premissas, finalmente chegou o momento de implementá-las, ou, se preferir, colocar as estratégias em prática!” Esta é a citação do livro que, para aqueles que estudam a estratégia-na-prática, evidencia a importância da implementação da estratégia, tão complexa e tão nec
Apresentação, xi
Prefácio, xv
Nota dos Autores, xix
Introdução, 1
1 ORGANIZAÇÃO DO LIVRO, 5
2 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE ANÁLISE, 6
3 DESCRIÇÃO DA ANÁLISE DO AMBIENTE, 29
UNIDADE 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DA TEORIA À PRÁTICA, 33
1 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: fundamentos teóricos, 44
1.1 BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO, 44
1.2 CONCEITOS ESSENCIAIS, 49
1.3 EVOLUÇÃO, 53
1.4 CRÍTICAS, 56
1.5 REFERENCIAL METODOLÓGICO, 61
1.5.1 Momento I – Diagnóstico estratégico, 64
1.5.2 Momento II – Formulação das estratégias, 66
1.5.2.1 Declaração de valores, 69
1.5.2.2 Missão, 70
1.5.2.3 Visão, 71
1.5.2.4 Fatores críticos de sucesso, 73
1.5.2.5 Análise do ambiente externo, 74
1.5.2.6 Análise do ambiente interno, 75
1.5.2.7 Matriz FOFA, 76
1.5.2.8 Questões estratégicas, estratégias e ações estratégicas, 77
1.5.3 Momento III – Implementação das estratégias, 80
2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Fundamentos práticos, 95
2.1 FORMULAÇÃO, 97
2.1.1 Avaliação dos trabalhos executados, 98
2.1.2 Definição da Comissão de Planejamento Estratégico, 100
2.1.3 Sensibilização e comunicação, 101
2.1.4 Análise do ambiente interno, 107
2.1.5 Análise dos stakeholders e do ambiente externo, 110
2.1.6 Análise SWOT, 112
2.1.7 Encontro estadual, 115
2.1.7.1 Missão, 115
2.1.7.2 Visão, 116
2.1.7.3 Valores, 118
2.1.7.4 Objetivos estratégicos, 119
2.1.8 Mapa estratégico, 122
2.1.9 Plano estratégico de ação, 126
2.2 IMPLEMENTAÇÃO, 128
2.2.1 Visão simultânea do planejar e realizar, 153
2.2.2 Relação entre as tarefas e os objetivos estratégicos, 155
2.2.3 Responsáveis pela formulação e execução, 159
2.3 CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, 171
UNIDADE 2 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: DA TEORIA À PRÁTICA, 179
3 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Fundamentos teóricos, 181
3.1 CONCEITOS DE ESTRUTURA, 183
3.2 RELAÇÕES FORMAIS E INFORMAIS NA ESTRUTURA, 186
3.3 ELEMENTOS DA ESTRUTURA E FATORES INFLUENTES, 195
3.4 INTEGRAÇÃO E COORDENAÇÃO DA ESTRUTURA, 202
3.5 POTENCIAL DE FLEXIBILIDADE ESTRUTURAL, 207
3.6 REFERENCIAL METODOLÓGICO, 213
3.6.1 Forma organizacional básica, 213
3.6.2 Sistema de planejamento e controle, 214
3.6.3 Processos de regulação, 215
4 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Fundamentos práticos, 221
4.1 FORMA ORGANIZACIONAL BÁSICA, 222
4.1.1 Agrupamento, 222
4.1.2 Níveis Hierárquicos, 223
4.1.3 Funcionalização, 224
4.2 SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE, 225
4.2.1 Regulação de objetivos e definição de prioridades, 225
4.2.2 Programação inte
Prefácio, xv
Nota dos Autores, xix
Introdução, 1
1 ORGANIZAÇÃO DO LIVRO, 5
2 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE ANÁLISE, 6
3 DESCRIÇÃO DA ANÁLISE DO AMBIENTE, 29
UNIDADE 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DA TEORIA À PRÁTICA, 33
1 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: fundamentos teóricos, 44
1.1 BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO, 44
1.2 CONCEITOS ESSENCIAIS, 49
1.3 EVOLUÇÃO, 53
1.4 CRÍTICAS, 56
1.5 REFERENCIAL METODOLÓGICO, 61
1.5.1 Momento I – Diagnóstico estratégico, 64
1.5.2 Momento II – Formulação das estratégias, 66
1.5.2.1 Declaração de valores, 69
1.5.2.2 Missão, 70
1.5.2.3 Visão, 71
1.5.2.4 Fatores críticos de sucesso, 73
1.5.2.5 Análise do ambiente externo, 74
1.5.2.6 Análise do ambiente interno, 75
1.5.2.7 Matriz FOFA, 76
1.5.2.8 Questões estratégicas, estratégias e ações estratégicas, 77
1.5.3 Momento III – Implementação das estratégias, 80
2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Fundamentos práticos, 95
2.1 FORMULAÇÃO, 97
2.1.1 Avaliação dos trabalhos executados, 98
2.1.2 Definição da Comissão de Planejamento Estratégico, 100
2.1.3 Sensibilização e comunicação, 101
2.1.4 Análise do ambiente interno, 107
2.1.5 Análise dos stakeholders e do ambiente externo, 110
2.1.6 Análise SWOT, 112
2.1.7 Encontro estadual, 115
2.1.7.1 Missão, 115
2.1.7.2 Visão, 116
2.1.7.3 Valores, 118
2.1.7.4 Objetivos estratégicos, 119
2.1.8 Mapa estratégico, 122
2.1.9 Plano estratégico de ação, 126
2.2 IMPLEMENTAÇÃO, 128
2.2.1 Visão simultânea do planejar e realizar, 153
2.2.2 Relação entre as tarefas e os objetivos estratégicos, 155
2.2.3 Responsáveis pela formulação e execução, 159
2.3 CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, 171
UNIDADE 2 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: DA TEORIA À PRÁTICA, 179
3 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Fundamentos teóricos, 181
3.1 CONCEITOS DE ESTRUTURA, 183
3.2 RELAÇÕES FORMAIS E INFORMAIS NA ESTRUTURA, 186
3.3 ELEMENTOS DA ESTRUTURA E FATORES INFLUENTES, 195
3.4 INTEGRAÇÃO E COORDENAÇÃO DA ESTRUTURA, 202
3.5 POTENCIAL DE FLEXIBILIDADE ESTRUTURAL, 207
3.6 REFERENCIAL METODOLÓGICO, 213
3.6.1 Forma organizacional básica, 213
3.6.2 Sistema de planejamento e controle, 214
3.6.3 Processos de regulação, 215
4 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Fundamentos práticos, 221
4.1 FORMA ORGANIZACIONAL BÁSICA, 222
4.1.1 Agrupamento, 222
4.1.2 Níveis Hierárquicos, 223
4.1.3 Funcionalização, 224
4.2 SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE, 225
4.2.1 Regulação de objetivos e definição de prioridades, 225
4.2.2 Programação inte
Dyogo Neis
Graduado em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina Mestre e doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professor, pesquisador e consultor na área de estratégia Autor de artigos científicos apresentados em importantes congressos e publicados em revistas científicas nacionais e internacionais
Maurício Fernandes Pereira
Pósdoutorado em Administração pela FEA/USP Pósdoutorado em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa Doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Graduado em Administração pela UFSC Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado Diretor do Centro SócioEconômico da UFSC Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC Coordenador do Curso de Graduação em Administração Diretorpresidente da FEESC Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina Editor da Revista de Ciências da Administração Pesquisador do CNPq Consultor, conselheiro e autor de artigos científicos nos principais Congressos Mundiais de Administração e em revistas científicas especializadas